Por que e como criar um canal do Youtube?

2 de Fevereiro de 2017 Youtube Nenhum Comentário

O Youtube é o maior canal para subir vídeos na internet. Ele nasceu em 2005 e hoje já tem mais de 1 bilhão de usuários, o que é um terço das pessoas que estão ativas na web. Com todo esse público, as empresas encontraram grandes oportunidade nessa rede e começaram a aproveitar as chances de converter através de conteúdo audiovisual. É fácil entender o sucesso do Youtube, afinal ele reúne o que a televisão sempre ofereceu que é conteúdo audiovisual, mas na internet que dá flexibilidade ao usuário para assistir quando quiser.

Você já percebeu que há diversos motivos para criar um canal no Youtube, não é mesmo?  Mas algo muito importante, que deve ser levado em conta, é o fato de que estamos no momento do marketing de conteúdo, em que as pessoas dão valor ao que a empresa pode oferecer a elas, que vai além do produto ou serviço, ou seja, elas querem conteúdo relevante.

Além disso, há a opção de fazer publicidade online para aumentar as visualizações dos seus vídeos e ajudar nas conversões, através de dois tipos de anúncios: os in-stream que são aqueles que aparecem por 5 segundos antes de começar um vídeo e os anúncios discovery que são sugestões na rede, o primeiro você paga por visualização, se a pessoa viu mais de 30 segundos ou todo o vídeo se for menor que 30 segundos e no segundo você paga se a pessoa clicar, já que ele estará em outras páginas de pesquisa do Youtube.

Mas antes de pensar em fazer anúncios, você precisa analisar quem é a persona do seu negócio! Quais vídeos o seu público gostaria de assistir? Ter um canal no Youtube só porque as outras empresas têm, pode não ser a melhor opção para você. Após pensar nisso, mãos a obra.

Criar um canal é muito fácil. Basta você ter um e-mail no gmail, fazer o login, acessar o site www.youtube.com. Veja os passos abaixo:

  1. Faça login em sua conta do gmail, se possível use a mesma conta que você utiliza para criar anúncios no Google Adwords, isso ajudará a vinculação do canal. Clique na foto que está no canto superior direito da tela para abrir a caixa que aparece abaixo, clique na engrenagem:
  2. Irá abrir uma tela com opções para editar as configurações do seu canal, caso você veja a possiblidade de utilizá-lo só precisar editar as informações, caso contrário, clique no link que a seta vermelha indica:
  3. Na próxima tela você consegue gerenciar todos os seus canais e criar novos:
  4. Ao criar um novo canal você precisa nomeá-lo, nossa dica é que isso seja muito bem pensando, ou você utiliza o nome da empresa ou seu nome pessoal, ou cria um nome personalizado que tenha relação ao seu negócio e ao objetivo do canal. Faça um brainstorm com sua equipe e veja aquilo que melhor irá representar:
  5. Pronto! Agora você pode começar a subir vídeos para seu canal, clicando na seta indicada abaixo:

Viu como é fácil? Comece seu canal agora e conte para gente os resultados. Boa sorte! =)