7 Motivos Para Usar Vídeos na Sua Estratégia de Marketing

Utilizar vídeos no marketing da sua empresa não é mais uma “boa ideia”. É algo obrigatório. Isso porque todas as previsões sobre o impacto do audiovisual na comunicação online, incluindo aqueles que previam que os vídeos corresponderiam a 80% do tráfego online em 2020, foram ultrapassados com folga.

Hoje em dia, os vídeos são elementos mais do que essenciais para uma boa estratégia de marketing. Sem eles, sua empresa está deixando de lado uma parcela enorme do público e pode estar perdendo centenas de leads e oportunidades de fazer negócio.

Se você ainda não está convencido de que vale a pena usar vídeos no marketing da sua companhia, confira abaixo 7 excelentes razões que farão você mudar de ideia!

1. A maior parte das pessoas consomem vídeos online

De acordo com o IBGE, o Brasil tem pelo menos 116 milhões de pessoas conectadas à Internet. E a vasta maioria desses usuários tem o hábito de consumir conteúdo em vídeo online.

Segundo uma pesquisa da ComScore, 91% de todos os internautas consomem vídeos na Internet, com o Brasil registrando a maior taxa de espectadores de toda a América Latina.

Ou seja: vídeos são populares. Isso é um fato inescapável. Não produzir conteúdo no formato preferido das pessoas é abrir mão de uma enorme faixa de consumidores que estão disponíveis e que seus concorrentes não vão negligenciar.

2. A maioria dos consumidores se sente mais confiante em comprar depois de ver um vídeo

Não adianta nada usar vídeos no marketing se eles não avançarem o cliente em sua jornada de compra para poder aumentar o número de vendas da sua empresa. Afinal, esse é o objetivo de toda estratégia publicitária, não é mesmo?

Nesse sentido, não há com o que se preocupar. Isso porque mais da metade dos consumidores consultados em uma pesquisa da Invodo disseram que se sentem mais confiantes em comprar um produto após ver um vídeo sobre ele.

Isso mostra que o vídeo tem um potencial enorme de convencimento do público, além de ser uma boa ferramenta para tirar dúvidas e esclarecer informações sobre o seu produto, especialmente se ele for inovador ou de difícil compreensão.

3. Artigos com vídeo tem maior taxa de abertura depois de pesquisas no Google

Se você investe em uma estratégia de Marketing Online, a ideia é ser encontrado. Para isso, no entanto, é necessário trabalhar com técnicas de otimização de conteúdo para mecanismos de buscas.

Sabe quem é adorado por mecanismos de buscas, como o Google? Os vídeos. De acordo com o próprio gigante das buscas, conteúdos em vídeo geram uma taxa de cliques maior do que em outras mídias.

4. Vídeos no marketing engajam mais os usuários do que textos ou imagem

Os vídeos tem uma capacidade incrível de entrar na mente da pessoa e interagir com ela. Isso quando bem-feitos, claro.

Uma pesquisa da ComScore comprova isso quando menciona que as pessoas costumam ficar pelo menos 2 minutos a mais em uma página ou artigo com vídeo do que sem. Isso comprova como a mídia aumenta o engajamento e captura a atenção do público na Internet, algo que é raro com a constante diminuição do foco online.

5. 9 em cada 10 consumidores afirmam que vídeos ajudam na hora de decidir comprar

A FastCompany realizou uma pesquisa online com os consumidores onde 9 em cada 10 deles disseram que consultar um vídeo é útil na hora de decidir comprar ou não alguma coisa.

Isso mostra que o vídeo tem um altíssimo índice de confiabilidade com os espectadores, mais do que artigos ou imagens. Ou seja: se você quer transmitir uma mensagem ou informação que seja tratada como verdadeira pelo público, a melhor forma de fazer isso é pelo caminho audiovisual.

6. O custo de produção de vídeos caiu drasticamente nos últimos anos

Antigamente, produzir um vídeo institucional para uma empresa era caríssimo. Em primeiro lugar, ninguém tinha câmeras de qualidade, era necessário contratar uma empresa especializada no assunto.

Depois, o processo para revelar o filme era complicado e a distribuição era difícil. Ou seja: havia pouca oportunidade para o uso de um vídeo na estratégia de marketing de uma empresa.

A única alternativa eram os comerciais de TV, que custavam centenas de milhares de reais só pelo espaço, sem contar o valor de produção.

Hoje, isso mudou. Qualquer adolescente com um smartphone de qualidade consegue produzir um bom vídeo. Sendo assim. uma empresa, investindo um valor muito menor do que antes, consegue criar vídeos de muita qualidade para usar em sua estratégia.

7. A infraestrutura para produção e divulgação de vídeos está pronta

No passado, a infraestrutura para divulgação dos vídeos era inacessível. Para passar um comercial para o público, era necessário contratar um intermediário, normalmente uma emissora de TV.

Hoje em dia não é preciso. Há um esforço conjunto de empresas e governos para garantir uma boa conexão com a Internet dos usuários, o que permite assistir vídeos no YouTube em qualquer lugar.

A infraestrutura para a comunicação com vídeos no marketing está toda aí. Basta saber como usar.

Depois de tudo que você leu aqui, com certeza você já mudou de ideia sobre não usar o audiovisual na sua estratégia, não é mesmo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre os vídeos online!