Toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisa de clientes e de bons negócios para crescer. E neste contexto está o vendarketing, um conceito que surgiu lá no exterior como smarketing e que agora está ganhando cada vez mais espaço em nosso país.
Por isso, se você quer saber mais sobre este assunto e como implementar o vendarketing em sua empresa, continue acompanhando a leitura!
Mas afinal, o que é vendarketing?
O vendarketing nada mais é do que a integração entre as equipes de vendas e marketing da sua empresa. E por que é tão importante? Porque com ele há um alinhamento maior entre esses dois times e, consequentemente, há mais oportunidades de vendas e de fechamentos de negócios!
Basicamente, com este método os setores de vendas e marketing passam a “falar a mesma língua” e, assim, há um engajamento maior entre eles e um melhor alinhamento de estratégias.
E quais são os principais benefícios deste trabalho em conjunto?
- Definição de metas mais realistas para os dois setores;
- Melhor comunicação entre os times;
- Boa experiência para o cliente;
- Melhor harmonia e trabalho em equipe;
- Maior previsibilidade;
- Potencialização das vendas;
- Abordagens mais certeiras;
- Aumento da taxa de conversão;
- Melhoria da imagem da empresa no mercado;
- E aumento da receita.
Agora como implementá-lo em sua empresa?
Alinhamento, comunicação e reuniões periódicas
Para que haja um alinhamento, de fato, entre esses dois setores da empresa, é essencial que os profissionais se comuniquem, dialoguem e façam reuniões periódicas para definir estratégias e métricas, apresentar ideias e compartilhar dados, feedbacks, resultados e informações importantes.
Sem isso, será muito mais difícil implementar o vendarketing em sua empresa.
Portanto, para que este método funcione é necessário que os dois times estejam sempre bem alinhados com as metas e objetivos e trabalhem de maneira efetiva para alcançá-los ou até mesmo superá-los.
A equipe de marketing sabe qual é a meta do time de vendas e do que eles precisam para alcançá-la.
Criação de um SLA
Depois que os times estiverem bem alinhados, é importante que seja criado um SLA (Service Level Agreement), ou seja, um Acordo de Nível de Serviço.
E o que isso quer dizer? Quer dizer que para que tudo funcione da melhor maneira possível, é essencial que fique claro o que cada equipe precisará fazer.
Por exemplo, o time de marketing precisa entregar 120 leads qualificados por mês ao time de vendas e este precisa entrar em contato com os potenciais clientes e fechar com pelo menos 30%, ou seja, 36 clientes.
Dessa forma, as ações e os resultados tornam-se mais claros e mensuráveis.
Mensuração, métricas e dados
Além dos pontos apresentados anteriormente, outra dica importante é mensurar todas as ações e avaliar (ou reavaliar) as métricas e os dados para saber se os resultados estão dentro do esperado ou se precisam de melhorias.
Assim, os processos podem ser ajustados e otimizados regularmente, de modo a alcançar todos os objetivos!
Ferramentas e softwares
Por fim, mas não menos importante, os setores de marketing e vendas precisam de ferramentas e/ou softwares para conseguirem trabalhar de maneira mais efetiva e alinhada, com processos simples e escaláveis. E o principal, sem ninguém culpar ninguém, afinal de contas, todos sabem o que precisa ser feito.
E então, pronto para implementar o vendarketing em sua empresa e aproveitar os diversos benefícios que ele oferece? Deixe um comentário abaixo e conte-nos o que achou do artigo.
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