Por: Bruno Guerra

17 de setembro de 2020 Marketing Digital, Mazag, Vendas Nenhum Comentário

Toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, precisa de clientes e de bons negócios para crescer. E neste contexto está o vendarketing, um conceito que surgiu lá no exterior como smarketing e que agora está ganhando cada vez mais espaço em nosso país.

Por isso, se você quer saber mais sobre este assunto e como implementar o vendarketing em sua empresa, continue acompanhando a leitura!

Mas afinal, o que é vendarketing?

O vendarketing nada mais é do que a integração entre as equipes de vendas e marketing da sua empresa. E por que é tão importante? Porque com ele há um alinhamento maior entre esses dois times e, consequentemente, há mais oportunidades de vendas e de fechamentos de negócios!

Basicamente, com este método os setores de vendas e marketing passam a “falar a mesma língua” e, assim, há um engajamento maior entre eles e um melhor alinhamento de estratégias.

E quais são os principais benefícios deste trabalho em conjunto?

  • Definição de metas mais realistas para os dois setores;
  • Melhor comunicação entre os times;
  • Boa experiência para o cliente;
  • Melhor harmonia e trabalho em equipe;
  • Maior previsibilidade;
  • Potencialização das vendas;
  • Abordagens mais certeiras;
  • Aumento da taxa de conversão;
  • Melhoria da imagem da empresa no mercado;
  • E aumento da receita.

Agora como implementá-lo em sua empresa?

Alinhamento, comunicação e reuniões periódicas

Para que haja um alinhamento, de fato, entre esses dois setores da empresa, é essencial que os profissionais se comuniquem, dialoguem e façam reuniões periódicas para definir estratégias e métricas, apresentar ideias e compartilhar dados, feedbacks, resultados e informações importantes.

Sem isso, será muito mais difícil implementar o vendarketing em sua empresa. 

Portanto, para que este método funcione é necessário que os dois times estejam sempre bem alinhados com as metas e objetivos e trabalhem de maneira efetiva para alcançá-los ou até mesmo superá-los.

A equipe de marketing sabe qual é a meta do time de vendas e do que eles precisam para alcançá-la.

Criação de um SLA

Depois que os times estiverem bem alinhados, é importante que seja criado um SLA (Service Level Agreement), ou seja, um Acordo de Nível de Serviço.

E o que isso quer dizer? Quer dizer que para que tudo funcione da melhor maneira possível, é essencial que fique claro o que cada equipe precisará fazer.

Por exemplo, o time de marketing precisa entregar 120 leads qualificados por mês ao time de vendas e este precisa entrar em contato com os potenciais clientes e fechar com pelo menos 30%, ou seja, 36 clientes.

Dessa forma, as ações e os resultados tornam-se mais claros e mensuráveis.

Mensuração, métricas e dados

Além dos pontos apresentados anteriormente, outra dica importante é mensurar todas as ações e avaliar (ou reavaliar) as métricas e os dados para saber se os resultados estão dentro do esperado ou se precisam de melhorias.

Assim, os processos podem ser ajustados e otimizados regularmente, de modo a alcançar todos os objetivos!

Ferramentas e softwares

Por fim, mas não menos importante, os setores de marketing e vendas precisam de ferramentas e/ou softwares para conseguirem trabalhar de maneira mais efetiva e alinhada, com processos simples e escaláveis. E o principal, sem ninguém culpar ninguém, afinal de contas, todos sabem o que precisa ser feito.

E então, pronto para implementar o vendarketing em sua empresa e aproveitar os diversos benefícios que ele oferece? Deixe um comentário abaixo e conte-nos o que achou do artigo.