Por: Bruno Guerra

28 de abril de 2021 Vendas Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 5 minutos

Em um mundo cada vez mais digital, saber como vender pela internet é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Isso porque, hoje os consumidores estão muito mais conectados e usam a internet para praticamente tudo, inclusive, para comprar produtos e contratar serviços.

Portanto, se você tem uma empresa e quer que ela cresça de maneira exponencial na internet, é de suma importância que você leia com atenção todas as dicas que separamos neste artigo!

Dicas fundamentais para vender pela internet

Dica 1: planejamento

Para ter sucesso com suas vendas pela internet, é essencial que você comece com um ótimo planejamento, de modo a ter tudo bem estruturado e organizado.

E para isso, é de suma importância que você pense nos seguintes pontos:

  • O que você vai vender? 
  • Quem será seu público-alvo?
  • Qual ou quais plataformas serão utilizadas?
  • Quais serão os preços?
  • Quem serão seus concorrentes?
  • Quais serão as formas de pagamento?
  • Como funcionará a parte logística?
  • Haverá parceiros e/ou fornecedores?
  • E qual será o seu diferencial?

Essas são as principais questões que você deve refletir em seu planejamento.

E, após ter tudo isso bem alinhado, você pode partir para a próxima dica.

Dica 2: marketing de conteúdo

Tudo na internet envolve conteúdo, quando você lê uma notícia, quando assiste um vídeo, quando vê uma publicação nas redes sociais…

Portanto, tenha em mente que para vender pela internet, é fundamental que você trabalhe muito bem o marketing de conteúdo.

E o que isso quer dizer exatamente? Quer dizer que você deve produzir conteúdos ricos, persuasivos, que geram valor e que são úteis para a sua audiência.

Você precisa investir em conteúdos que atraiam, fidelizem e convertam o seu público-alvo. 

Dica 3: site

Se você tem um negócio, mas ainda não tem um site para ele, saiba que está perdendo inúmeras oportunidades todos os dias.

E sabe por quê? Porque o site é como se fosse o “cartão de visitas” para clientes na internet. É por meio dele que os consumidores podem saber, por exemplo:

  • O que a sua empresa faz;
  • Há quanto tempo está no mercado;
  • Quais os produtos e/ou serviços que vende;
  • Quais os clientes que atende ou já atendeu;
  • Qual o portfólio;
  • Onde fica localizada;
  • Quais os meios de contato;
  • E muito mais.

Ou seja, com o site você pode apresentar diversas informações relevantes aos seus potenciais clientes, de modo que eles sejam convencidos, entrem em contato e fechem negócios com a sua empresa.

Além disso, você pode criar o seu próprio e-commerce, no qual você utiliza uma plataforma para que as pessoas comprem diretamente nela, como acontece no Mercado Livre, na Magazine Luiza, na Amazon, nas Americanas, etc. 

E tanto o seu site institucional quanto a sua loja virtual precisam ser pensados para fornecer a melhor experiência ao usuário. Ou seja, eles precisam:

  • Ser funcionais e responsivos;
  • Carregar rapidamente;
  • Ser seguros (protocolo https);
  • Ter uma boa identidade visual;
  • Ser bem estruturado (categorias, subcategorias, imagens, textos, etc.);
  • Ter conteúdos/informações/descrições relevantes, de qualidade;
  • Entre outras características que você pode conferir neste post: A Importância da Experiência do Usuário Para Sua Empresa.

Dica 4: redes sociais

como fazer vendas pela internet

As redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn e YouTube, são também ótimos canais para que a sua empresa venda pela internet.

Afinal, milhões de pessoas acessam essas redes diariamente, inclusive, clientes em potencial.

Portanto, se você quer ter resultados expressivos na internet, vale a pena investir nesses canais.

Agora, é claro que a sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais. Analise qual ou quais fazem mais sentido e que o seu público-alvo esteja mais presente. 

Assim, as chances de obter sucesso são bem maiores.

E para isso, é essencial que em sua página ou perfil, você:

  • Faça publicações de maneira regular;
  • Interaja com a audiência;
  • Gere engajamento;
  • Publique conteúdos, imagens e vídeos de qualidade, úteis e interessantes;
  • Invista em cores e títulos chamativos;
  • E analise os dados e métricas disponíveis nas ferramentas para saber onde está acertando e onde precisa melhorar.

Dica 5: SEO e anúncios (links patrocinados)

Nos itens anteriores, nós falamos sobre o site e sobre as redes sociais, ótimos canais para vender pela internet.

Porém, de pouco adianta a sua empresa ter produtos ou serviços incríveis, se esses canais não recebem tráfego, isto é, se as pessoas não acessam eles.

Por isso, se você quer conseguir mais vendas pela internet, é essencial que você invista em SEO e em anúncios (links patrocinados).

O SEO (Search Engine Optimization) será responsável por gerar tráfego orgânico para os seus canais, enquanto os anúncios serão responsáveis por gerar tráfego pago.

Ambos são ótimas estratégias de marketing digital e com certeza farão a diferença em seus negócios na internet.

Dica 6: atendimento

Em qualquer canal que você atue na internet, é fundamental que você ofereça o melhor atendimento possível.

Isso porque, o modo como você e/ou sua equipe conversa, dialoga e trata os clientes é crucial para ter consumidores felizes e satisfeitos ou não.

Portanto, se você quer vender mais pela internet, valorize sempre o atendimento (antes, durante e após uma venda).

Tenha sempre em mente que educação, transparência, respeito, clareza e agilidade são características essenciais quando se fala em atendimento de qualidade. 

E claro, seja sempre verdadeiro (a). Não prometa o que não se pode cumprir.

Dica 7: concorrência

Toda empresa, estando ou não na internet, tem concorrentes. Porém, isso não deve ser encarado como algo ruim para o seu negócio.

Na verdade, você pode utilizar os seus concorrentes justamente para analisar o que estão fazendo na internet, ver como estão se posicionando e o que está dando resultados, e identificar como você pode aproveitar isso em prol do seu negócio.

Olhe para o mercado, principalmente se estiver começando algo do zero, e veja o que estão fazendo e como você pode se inspirar.

Dica 8: tendências

Ao vender pela internet, tenha em mente que as plataformas e os canais digitais são sempre muito dinâmicos. Todos os anos surgem mudanças, novidades, etc.

Portanto, se você quer fazer vendas pela internet e não ficar para trás, esteja sempre atualizado e informado sobre as possíveis tendências e novidades.

Assim, você estará sempre por dentro dos fatores-chave do mercado digital, de modo a conseguir uma grande vantagem competitiva e claro, cada vez mais vendas online.

E para finalizar, nós separamos abaixo uma famosa frase dita por Bill Gates (fundador da Microsoft e uma das pessoas mais ricas do mundo):

“No futuro vão existir apenas dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado de alguma forma e, caso precise de uma agência de marketing digital para impulsionar os resultados do seu negócio na internet, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo (a)!