Por: Bruno Guerra

27 de setembro de 2021 Marketing Digital, Vendas Nenhum Comentário

Vender online é uma ótima maneira para atrair clientes e gerar mais vendas para um negócio – e isso vale tanto para quem vende produtos quanto para quem oferece serviços.

No entanto, nem todo empreendedor e dono de negócio consegue (ou sabe) como aproveitar, de fato, o potencial que a internet tem a oferecer.

Por isso, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas essenciais para que você possa aplicar em seu negócio e, assim, conseguir vender online! 

Gostou da ideia? Então é só prosseguir com a leitura e claro, colocar em prática as dicas que apresentaremos a seguir.

Dicas essenciais para vender online

Site 100% funcional e responsivo

Quando você quer comprar algum produto ou contratar um serviço pela internet, você costuma acessar alguns sites, não é mesmo?

Pois então, o site nada mais é do que a sua loja na internet. Ele é a vitrine para que possíveis compradores possam olhar o que você faz e/ou vende, para que possam saber mais sobre o seu negócio e claro, para que possam comprar.

Por isso, o seu site precisa ser 100% funcional e responsivo. E para tal, é de suma importância que ele:

  • Funcione bem em tablets e celulares;
  • Seja rápido e seguro;
  • Tenha um design agradável;
  • Tenha conteúdos claros e completos;
  • E seja organizado, de modo que os clientes possam encontrar o que querem com facilidade.

Se o seu site for lento, difícil de navegar e/ou apresentar problemas e erros, os clientes desistirão dele e partirão para outro que seja melhor – e é claro que isso você não quer, certo?

Portanto, para atrair clientes na internet e vender online, tenha um site profissional, um site que seja de qualidade. O mesmo vale para lojas virtuais (e-commerce).

Agilidade e prazos

Grande parte dos consumidores modernos, não gostam de esperar por um site que demora para carregar. Se isso acontece, eles simplesmente saem dele e vão para outro.

E se isso já é um problema, imagine uma empresa que demora para entregar um produto, realizar um serviço ou fornecer algum tipo de atendimento?

Nesses casos, a experiência do cliente é afetada e sua expectativa, que talvez fosse alta, não é correspondida – o que é péssimo para os negócios.

Portanto, se você quer vender online e ter sucesso na internet, é de suma importância que a sua empresa seja ágil, respeite os prazos e possua “obsessão” pela logística.

Multicanais

A internet é um ambiente vasto e há inúmeras possibilidades para você explorar

Sendo assim, para vender online e ter resultados mais eficientes na internet, não dependa apenas de um canal. Expanda os horizontes.

Por exemplo, além de ter um site (como explicamos no início do artigo), você pode ter também um blog, um canal no YouTube, páginas nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), uma conta no WhatsApp Business, etc.

Cada canal deste tem um grande potencial e pode te ajudar a conseguir mais vendas e clientes.

O importante é ser encontrado e facilitar, ao máximo, o acesso dos clientes ao seu negócio.

Atendimento personalizado e humanizado

Muitas vezes, os consumidores na internet possuem certas dúvidas e questionamentos a respeito de um produto ou serviço que estão pesquisando.

E é claro que se você quer vender mais e atrair novos consumidores, é fundamental que você os responda e os auxilie da melhor forma possível.

Portanto, além de ser ágil, é de suma importância que você ofereça um atendimento personalizado, educado, respeitoso, humanizado e com a linguagem adequada para o seu público.

Estratégias de marketing digital

Outra dica para você vender online (e essa é uma das mais importantes), é investir em estratégias de marketing digital.

E sabe por quê? Porque o número de empresas que está na internet é cada vez maior e se você não fizer algo que te destaque, que te coloque na frente dos seus concorrentes, será muito mais difícil você conseguir fazer vendas online.

Então, além de seguir as dicas anteriores, é essencial que você invista em estratégias como anúncios (links patrocinados), SEO e e-mail marketing.

Assim, com essas e outras estratégias de marketing digital, a tendência é que os seus resultados na internet sejam cada vez melhores.

Formas de pagamento

Para poder vender pela internet, você precisa de um meio para conseguir receber os pagamentos.

E isso pode ser feito tanto de maneira direta quanto por meio de empresas que fazem intermediação de pagamento pela internet. A escolha é sua.

Agora, o importante aqui é que você trabalhe com diferentes formas de pagamento e com as principais bandeiras do mercado, para facilitar a compra dos consumidores

Se você só disponibilizar a compra por meio de um cartão de crédito, por exemplo, pode ser um impeditivo, pois nem todo mundo tem este tipo de cartão. Mas se você disponibilizar boleto, cartão de débito, transferência e pix, será muito mais fácil para realizar vendas.

Concorrência

Se você estiver começando agora a vender online, é normal que surjam algumas dúvidas sobre o que fazer e como fazer.

Por isso, além de seguir as dicas que apresentamos até o momento, é interessante que você avalie o que os seus concorrentes estão fazendo na internet.

Assim, você terá uma noção melhor sobre quais estratégias estão utilizando, quais ações estão colocando em prática e em quais canais eles estão presentes.

E a partir dessas informações, você poderá pegar ideias e inspirações para aplicar em seu negócio.

Marketing de conteúdo

Para finalizar o artigo de hoje, a nossa última (mas não menos importante dica), refere-se ao marketing de conteúdo.

Isso porque, pouco adianta você querer “forçar” o consumidor a comprar algo. Essa, com certeza, não é a melhor estratégia.

Ao invés disso, você deve trabalhar a mensagem, a comunicação e o conteúdo que é apresentado para o seu público-alvo.

Você precisa criar conteúdos que sejam úteis, relevantes, de qualidade e persuasivos

Dessa forma, você gera valor para o seu consumidor, faz com que ele entenda as dores/necessidades dele e mostra como você pode ajudá-lo!