Por: Bruno Guerra

14 de agosto de 2020 Empreendedorismo, Marketing Digital, Mazag, Vendas Nenhum Comentário

Em 2020 os empreendedores se viram em meio a uma crise que foi provocada por um vírus que acabou afetando as vendas de uma maneira geral.

Apesar disso, quem está preparado ou quer se preparar, tem buscado por mais conhecimento, além de cursos de marketing digital para conseguir driblar essa situação e provavelmente sairão mais fortes após o fim do cenário atual.

Mesmo com o impacto causado pela pandemia, é possível reverter a situação com estratégias e criatividade. Acima de tudo, é possível até mesmo inovar em meio à crise.

Para ajudar você nisso, apresentaremos 5 dicas essenciais para que você possa reverter essa situação atual, e apostar no aumento de vendas em meio à crise.

Confira 5 dicas para driblar a crise 

Antes de conferir as 5 dicas essenciais para driblar a crise financeira e vender mais, vamos conhecer um pouco sobre o marketing digital.

O marketing digital é o maior responsável pela busca de soluções viáveis e necessárias que transformam estratégias em conversão de novos clientes mesmo em momentos de crise.

Um exemplo de que o marketing funciona é ver que diversas áreas que antes utilizavam apenas marketing tradicional, hoje são reconhecidos pela sua presença na internet.

O marketing médico é um bom exemplo a ser seguido, pois com as facilidades que o mundo digital trouxe para uma maior proximidade com os pacientes, muitas soluções rápidas de atendimento foram encontradas, como é o caso da telemedicina.

E assim como o marketing digital para médicos estruturou o atendimento dos pacientes e facilitou a vida de muitos profissionais, as agências de marketing digital para médicos tem auxiliado esses profissionais em diversas etapas do marketing.

Você também pode utilizar o marketing digital como um grande diferencial para o seu negócio!

Algumas dicas e avaliações que vão ajudar você a vender mais em tempos de crise, veja a seguir:

1) Conheça seu empreendimento

Um passo importante para que você possa buscar soluções e vender mais em tempos de crise é conhecer a fundo o seu empreendimento.

E para isso você precisa se perguntar: “Eu sei quem é o meu cliente?”. Ao responder essa pergunta você poderá começar a traçar estratégias para alcançar o seu cliente em potencial.

Você pode utilizar estratégias rápidas de implementar que serão traçadas com a ajuda do marketing digital através de e-mail marketing, blogs, gerenciamento eficaz de redes sociais, formulários e dicas para que o seu cliente saiba que pode contar com você em tempos de crise.

2) Use a criatividade a seu favor

Quando falamos em enviar e-mails para seu cliente é no sentido de que ele chegue até o seu site e converta sua necessidade em compras.

Seu cliente vai saber que pode contar com você, isso porque recebeu da sua empresa um e-mail criativo falando exatamente sobre o que ele estava precisando.

Além disso, clientes gostam muito de promoções. Portanto, crie algumas que levem seu cliente potencial a comprar mais coisas além daquelas que ele necessita. Mas sempre de forma clara e honesta, mostrando que o cliente tem uma necessidade que não havia percebido.

Isso porque se o cliente comprar de você e depois perceber que na verdade foi só uma estratégia agressiva de venda que o levou à compra, ele provavelmente não voltará a adquirir os seus produtos e serviços no futuro.

3) Organização em tempos de crise

Pense que você não é o único que está passando por um momento difícil, por isso organize seu empreendimento e corte custos daquilo que não é necessário nesse momento.

Como falamos acima, clientes adoram promoções, por isso vasculhe seu estoque e veja o que pode oferecer a um custo menor para atrair mais clientes para o seu negócio.

E lembre-se de que ao fazer isso, poderá atrair clientes que só comprarão de você se o preço for mais baixo. Dessa forma, faça as promoções de forma estratégica para depois conseguir realizar novas vendas para os mesmos clientes.

Possivelmente você tem fornecedores que também estão passando por momentos de crise, então, vale a pena conversar com eles a procura de uma solução onde ambos saiam lucrando. E caso não seja possível chegar a um acordo, nesse momento você pode procurar por outros fornecedores que também estão em busca de soluções para vender.

4) Canais digitais

Hoje em dia as pessoas não querem mais perder tempo fazendo compras presencialmente. Por isso, com um marketing digital estratégico você poderá aumentar seus canais de comunicação para encontrar os seus potenciais clientes.

Além disso, um atendimento rápido onde você ajude seus clientes a encontrar soluções para aquilo que eles necessitam aumentará suas vendas de maneira significativa.

Assim, treine seus colaboradores e ensine-os a trabalhar no meio digital, pois eles também poderão lucrar ao vender seus produtos pela internet.

5) Aceite as mudanças

Por fim, gostaríamos de lembrar que você, mais do que ninguém precisa estar aberto às novas oportunidades do marketing digital. E por isso, caso não tenha muita experiência no assunto faça cursos voltados à esta área ou contrate uma empresa especializada em Marketing Digital.

Você como empreendedor precisa ter um olhar mais atento às necessidades de seus clientes em tempos de crise, e mostrar a eles que seu produto ou serviço é essencial para suas vidas.

Conclusão

Claro que em tempos de crise a tarefa de continuar ativo nos negócios é um grande desafio, mas com as dicas acima você poderá reverter a situação de seu empreendimento e continuar crescendo, quem sabe até mais forte!

Ao apostar no marketing digital você colocará sua empresa dentro de um gigantesco mundo que não para de crescer e com isso poderá vender cada vez mais.