Por: Bruno Guerra

16 de fevereiro de 2021 Vendas Nenhum Comentário

Vender mais e atrair novos clientes são dois objetivos que toda empresa que visa sucesso tem, afinal de contas, é dessa forma que um negócio se torna rentável.

Porém, como sabemos, conseguir isso nem sempre é uma tarefa simples, fácil e rápida. É preciso tempo, empenho, consistência, paciência e, principalmente, investimentos!

E quando o assunto é investimento, um dos meios mais utilizados por grande parte das empresas atualmente são as estratégias de marketing digital, como SEO, anúncios no Google Ads, Redes Sociais e E-mail Marketing.

No entanto, hoje nós iremos falar sobre uma outra estratégia, a metodologia P.A.S.T.O.R.!

Com ela, você poderá desenvolver conteúdos relevantes, persuasivos e que ajudam a sua empresa a vender mais.

Portanto, se você quer saber tudo sobre essa metodologia e como ela pode potencializar os resultados da sua empresa, é só continuar acompanhando a leitura com atenção!

Como vender mais com a metodologia P.A.S.T.O.R.

Para começar, vamos explicar abaixo o que cada letra desta metodologia significa:

  • P= Problema;
  • A= Amplificação do problema;
  • S= Solução;
  • T= Testemunho;
  • O= Oferta;
  • R= Retorno.

Dessa forma, com base nessa estrutura, você poderá guiar o seu potencial cliente por meio de um conteúdo, de modo a convencê-lo de que a sua empresa é a mais apropriada para o que ele precisa.

Ou seja, com essa metodologia você leva uma pessoa, um usuário na internet a fazer uma conversão e, consequentemente, consegue vender mais.

Explicando a metodologia passo a passo

Na primeira letra da P.A.S.T.O.R, vamos falar sobre os principais problemas que o seu cliente possa estar enfrentando e, em seguida, com base na segunda letra, vamos amplificar esses problemas para mostrar o quão prejudiciais eles são.

Ou seja, neste início é importante que você aborde a real necessidade do cliente, as dores que tem e que tiram o sono dele, bem como as consequências destes problemas.

Portanto, você precisa gerar uma identificação, de modo que o potencial cliente realmente entenda e enxergue o problema que tem.

Após essa etapa, vamos falar para ele sobre uma solução, sobre algo que resolva os problemas dele, mas sem apresentar o seu produto ou serviço ainda. 

Aqui é hora de mostrar esperança, uma saída, uma resolução para resolver os problemas dele.

Depois, iremos mostrar ao cliente alguns testemunhos, isto é, provas de que a solução é realmente boa e funciona.

Neste momento é hora de apresentar cases de sucesso, exemplos e depoimentos de pessoas/empresas que já foram beneficiadas por seu produto/serviço.

Por fim, vamos fazer a oferta do seu produto ou serviço e garantir um retorno ao cliente.

Ou seja, nesta etapa é hora de falar sobre a sua empresa e como ela vai ajudar o cliente a resolver o problema dele.

Dessa forma, seguindo esse passo a passo você construirá um conteúdo persuasivo, que mostrará aos clientes a dor ou as dores que têm e como a sua empresa poderá ajudá-lo!

Tenha em mente o seguinte: a sua proposta não é vender um produto/serviço, mas sim o problema que a sua empresa resolve.

E agora que você já sabe o que P.A.S.T.O.R significa e como funciona, vamos entender na prática como esta metodologia pode ser aplicada.

Exemplo utilizando a metodologia P.A.S.T.O.R.

Vamos supor que você tenha uma empresa que venda cursos de idiomas. Então ela oferece aulas de inglês, espanhol, alemão e francês, do nível básico até o avançado.

Sendo assim, com base nessas informações, vamos utilizar a metodologia P.A.S.T.O.R. para convencer o seu cliente em potencial de que a sua empresa é a melhor solução para ele. Veja!

P= problema (liste os principais problemas do seu cliente)

Perdeu o emprego ou uma promoção no trabalho por não saber falar inglês?

A= amplificação do problema (mostre como esse problema pode prejudicar a vida do cliente, quais as consequências)

Infelizmente, mais da metade dos profissionais que não conseguem crescer e se destacar na carreira, é porque não possuem conhecimento e domínio do idioma.

Como consequência, ficam para trás e perdem inúmeras oportunidades.

S= solução (diga que há uma solução para esse problema, mais ainda não revele o seu produto/serviço)

E se nós dissermos que você pode alcançar a fluência em inglês em menos de 12 meses?

T= testemunho (mostre que essa solução já funcionou para outras pessoas)

O Paulo, por exemplo, que não sabia nada de inglês, tornou-se fluente em apenas 10 meses!

O= oferta (agora é hora de ofertar o seu produto/serviço e mostrar que dentre todas as soluções o seu é o melhor)

Portanto, se você quer, assim como Paulo, ser fluente em inglês em menos de um ano, faça já o nosso “Curso Intensivo de Inglês” por apenas R$549,00 – com opções de desconto à vista e pagamento em até 10x sem juros.

R= retorno (ofereça uma garantia)

E olha só, você tem 7 dias para conhecer e experimentar o nosso curso, e caso não goste dele, basta pedir o reembolso que em até 15 dias devolvemos todo o seu dinheiro!

Analisando como ficou o conteúdo completo

Perdeu o emprego ou uma promoção no trabalho por não saber falar inglês?

Infelizmente, mais da metade dos profissionais que não conseguem crescer e se destacar na carreira, é porque não possuem conhecimento e domínio do idioma.

Como consequência, ficam para trás e perdem inúmeras oportunidades.

E se nós dissermos que você pode alcançar a fluência em inglês em menos de 12 meses?

O Paulo, por exemplo, que não sabia nada de inglês, tornou-se fluente em apenas 10 meses!

Portanto, se você quer, assim como Paulo, ser fluente em inglês em menos de um ano, faça já o nosso “Curso Intensivo de Inglês” por apenas R$549,00 – com opções de desconto à vista e pagamento em até 10x sem juros.

E olha só, você tem 7 dias para conhecer e experimentar o nosso curso, e caso não goste dele, basta pedir o reembolso que em até 15 dias devolvemos todo o seu dinheiro!

Considerações finais

Como você pôde ver ao longo deste artigo, a metodologia P.A.S.T.O.R é uma ótima forma de criar conteúdos atraentes e persuasivos, de modo a vender mais e conseguir novos clientes para a sua empresa.

E o melhor de tudo é que ela pode ser facilmente adaptada a necessidade de qualquer negócio.

Portanto, seja a sua empresa uma prestadora de serviços ou uma vendedora de produtos, a P.A.S.T.O.R com certeza servirá para ela!