Por: Bruno Guerra

27 de agosto de 2020 Empreendedorismo, Mazag, Vendas Nenhum Comentário

Montar uma proposta comercial é um dos pontos essenciais na tratativa de uma empresa com os clientes. Por isso, saber como fazê-la adequadamente é essencial para o sucesso de uma negociação.

O trabalho de vendas começa com a prospecção de um potencial comprador, e as etapas seguintes são de grande importância para que haja sucesso no fechamento desse processo.

Apresentar bem o produto, seja ele um totem informativo ou um equipamento industrial, garantir a utilização de uma linguagem coerente e ter uma postura centrada certamente são fatores que impactam no sucesso da proposta comercial.

Por isso, se você é um profissional da área e quer conhecer dicas que podem ajudar na boa performance do seu trabalho, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto.

Como funciona uma proposta comercial?

Quando se presta uma consulta para um cliente, há vários aspectos que podem influenciar na decisão dele de fechar ou não o serviço que ele procura com o seu estabelecimento.

Por exemplo, se você possui um escritório de advocacia, ter um cartão de visita advogado para apresentar no final é indispensável. Porém, existem outras fases importantes nesse processo, que são:

  • Prospecção com uso de marketing;
  • Qualificação de contatos;
  • Agendamento de reunião;
  • Diálogo favorável ao fechamento.

Assim, passar por todos esses passos vai fazer com que o profissional chegue em um momento determinante: a elaboração de uma proposta comercial.

Ela deve conter elementos importantes, como o preço acordado, as condições de pagamento, os planos disponíveis, o que será entregue, entre outros.

Com todas essas informações em mãos, o cliente poderá tomar a sua decisão de modo bastante claro e direto, tendo um registro de tudo o que foi oferecido e estabelecido entre as partes.

Mas para que a proposta comercial seja assertiva, é importante seguir 6 dicas essenciais, que serão abordadas a seguir.

6 dicas para uma proposta comercial assertiva

Um dos maiores desafios dos profissionais que atuam no setor de vendas é oferecer de maneira assertiva aquilo que o cliente está buscando, ao mesmo tempo em que fornece as condições que ele precisa para fechar o negócio.

Por isso, alguns elementos devem ser trabalhados para a elaboração da proposta ideal, que pode ser tão efetiva para o sucesso de um acordo comercial quanto um folder criativo é para a venda de vários produtos.

1. Entender a necessidade do comprador

Uma boa proposta comercial começa em uma reunião onde o vendedor busca entender quais são as necessidades do comprador.

Assim como ele precisa vender os seus produtos, o cliente precisa constantemente de soluções que venham ao encontro das suas expectativas.

Nesse sentido, entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para elaborar uma proposta encantadora.

2. Apresentar a solução para o cliente

É fundamental apresentar o seu produto ou serviço de maneira direcionada e coerente, para que a outra parte entenda que o que você oferece, pode ser a solução que ela estava procurando.

Explorar todos os benefícios e os resultados que serão colhidos faz parte de uma boa explicação e proposta efetiva.

3. Utilize uma linguagem apropriada

Saber como falar com o cliente é um dos tópicos de maior seriedade. Isso porque não adianta ser agradável demais e não passar a seriedade necessária para que o comprador entenda o quanto o seu negócio é idôneo.

Por isso, tanto na apresentação quanto no envio da proposta, não deixe de garantir a linguagem mais assertiva e direcionada.

4. Esclareça as condições de contratação

Não existe problema maior do que um cliente que não entendeu o que foi acordado entre as partes, não é mesmo?

Nesse caso, deixar as condições para a realização do serviço bastante claras e registradas de modo objetivo é a garantia do sucesso da sua proposta comercial.

5. Tenha clareza de até onde é possível ir

Muitas vezes uma proposta comercial tem espaço para negociações, onde as condições atendam às necessidades dos envolvidos.

Oferecer um desconto maior, um prazo estendido para entrega e outros tipos de ajustes podem ser incluídos para auxiliar no fechamento do contrato.

6. Manter uma boa postura do começo ao fim

Um bom vendedor é aquele que garante o cumprimento de tudo o que foi oferecido ao cliente. Isso pode ser visto na postura do profissional tanto no começo da negociação quanto no final dela, após o fechamento da venda.

Por isso, é fundamental manter o que foi acordado em todos os períodos da proposta comercial, de modo que o cliente encontre a segurança que precisa e crie uma relação de confiança com a sua marca.

Ter sucesso na proposta comercial depende tanto da preparação do vendedor, que poderá participar de cursos e treinamentos, quanto da experiência adquirida no dia a dia da sua carreira.

Sendo assim, não deixe de conciliar as dicas abordadas neste conteúdo com os conhecimentos adquiridos na profissão, de modo a ter maior sucesso no seu trabalho.