Montar uma proposta comercial é um dos pontos essenciais na tratativa de uma empresa com os clientes. Por isso, saber como fazê-la adequadamente é essencial para o sucesso de uma negociação.
O trabalho de vendas começa com a prospecção de um potencial comprador, e as etapas seguintes são de grande importância para que haja sucesso no fechamento desse processo.
Apresentar bem o produto, seja ele um totem informativo ou um equipamento industrial, garantir a utilização de uma linguagem coerente e ter uma postura centrada certamente são fatores que impactam no sucesso da proposta comercial.
Por isso, se você é um profissional da área e quer conhecer dicas que podem ajudar na boa performance do seu trabalho, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto.
Como funciona uma proposta comercial?
Quando se presta uma consulta para um cliente, há vários aspectos que podem influenciar na decisão dele de fechar ou não o serviço que ele procura com o seu estabelecimento.
Por exemplo, se você possui um escritório de advocacia, ter um cartão de visita advogado para apresentar no final é indispensável. Porém, existem outras fases importantes nesse processo, que são:
- Prospecção com uso de marketing;
- Qualificação de contatos;
- Agendamento de reunião;
- Diálogo favorável ao fechamento.
Assim, passar por todos esses passos vai fazer com que o profissional chegue em um momento determinante: a elaboração de uma proposta comercial.
Ela deve conter elementos importantes, como o preço acordado, as condições de pagamento, os planos disponíveis, o que será entregue, entre outros.
Com todas essas informações em mãos, o cliente poderá tomar a sua decisão de modo bastante claro e direto, tendo um registro de tudo o que foi oferecido e estabelecido entre as partes.
Mas para que a proposta comercial seja assertiva, é importante seguir 6 dicas essenciais, que serão abordadas a seguir.
6 dicas para uma proposta comercial assertiva
Um dos maiores desafios dos profissionais que atuam no setor de vendas é oferecer de maneira assertiva aquilo que o cliente está buscando, ao mesmo tempo em que fornece as condições que ele precisa para fechar o negócio.
Por isso, alguns elementos devem ser trabalhados para a elaboração da proposta ideal, que pode ser tão efetiva para o sucesso de um acordo comercial quanto um folder criativo é para a venda de vários produtos.
1. Entender a necessidade do comprador
Uma boa proposta comercial começa em uma reunião onde o vendedor busca entender quais são as necessidades do comprador.
Assim como ele precisa vender os seus produtos, o cliente precisa constantemente de soluções que venham ao encontro das suas expectativas.
Nesse sentido, entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para elaborar uma proposta encantadora.
2. Apresentar a solução para o cliente
É fundamental apresentar o seu produto ou serviço de maneira direcionada e coerente, para que a outra parte entenda que o que você oferece, pode ser a solução que ela estava procurando.
Explorar todos os benefícios e os resultados que serão colhidos faz parte de uma boa explicação e proposta efetiva.
3. Utilize uma linguagem apropriada
Saber como falar com o cliente é um dos tópicos de maior seriedade. Isso porque não adianta ser agradável demais e não passar a seriedade necessária para que o comprador entenda o quanto o seu negócio é idôneo.
Por isso, tanto na apresentação quanto no envio da proposta, não deixe de garantir a linguagem mais assertiva e direcionada.
4. Esclareça as condições de contratação
Não existe problema maior do que um cliente que não entendeu o que foi acordado entre as partes, não é mesmo?
Nesse caso, deixar as condições para a realização do serviço bastante claras e registradas de modo objetivo é a garantia do sucesso da sua proposta comercial.
5. Tenha clareza de até onde é possível ir
Muitas vezes uma proposta comercial tem espaço para negociações, onde as condições atendam às necessidades dos envolvidos.
Oferecer um desconto maior, um prazo estendido para entrega e outros tipos de ajustes podem ser incluídos para auxiliar no fechamento do contrato.
6. Manter uma boa postura do começo ao fim
Um bom vendedor é aquele que garante o cumprimento de tudo o que foi oferecido ao cliente. Isso pode ser visto na postura do profissional tanto no começo da negociação quanto no final dela, após o fechamento da venda.
Por isso, é fundamental manter o que foi acordado em todos os períodos da proposta comercial, de modo que o cliente encontre a segurança que precisa e crie uma relação de confiança com a sua marca.
Ter sucesso na proposta comercial depende tanto da preparação do vendedor, que poderá participar de cursos e treinamentos, quanto da experiência adquirida no dia a dia da sua carreira.
Sendo assim, não deixe de conciliar as dicas abordadas neste conteúdo com os conhecimentos adquiridos na profissão, de modo a ter maior sucesso no seu trabalho.
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