Por: Bruno Guerra

26 de janeiro de 2021 Vendas Nenhum Comentário

Experiência, estratégia eficiente e comprometimento, esses são três aspectos fundamentais para qualquer profissional que queira bater uma meta de vendas.

Porém, se engana quem pensa que é necessário somente isso para atingir este tipo de objetivo.

Na verdade, há muitos outros fatores importantes e que precisam ser considerados, como, por exemplo, oferecer um atendimento impecável e entender as dores, características e expectativas do público-alvo.

E sabe por quê? Porque tudo isso ajuda você, profissional de vendas, a ter um entendimento melhor e mais claro em relação aos clientes em potencial, bem como das ações a se fazer!

Por isso, se você quer ficar por dentro do assunto e quer bater as suas metas de vendas daqui em diante, continue acompanhando este artigo com atenção!

Dicas fundamentais para bater uma meta de vendas

Ter metas em vendas é algo essencial e que toda empresa deveria investir, afinal, é com base nelas que se almeja onde quer chegar e o quanto pretende crescer.

Por exemplo, aumentar as vendas de um produto X em 20% em um mês.

No entanto, para isso, além de estabelecer metas realistas e atingíveis, é preciso se atentar aos seguintes pontos:

1. Planeje seus dias

Todo projeto que visa sucesso, precisa de um ótimo planejamento. Sem ele, as coisas tornam-se bem mais complicadas.

Por isso, é de suma importância que você planeje muito bem os seus dias. 

Por exemplo, é interessante que você defina horários para fazer contatos importantes, para revisar questões mais urgentes, para conversar e alinhar informações com a sua equipe de trabalho, etc.

Dessa forma, há muito mais organização e muito menos problemas, imprevistos e dores de cabeça.

Saiba gerenciar e otimizar o seu tempo e a identificar/eliminar gargalos. 

Além disso, procure estabelecer pequenas metas diárias como fazer uma quantidade X de ligações ou prospectar um número Y de clientes. 

Não pense apenas no longo prazo, no resultado final. Até porque isso pode parecer algo muito distante, difícil e que pode desanimá-lo. Comemore as pequenas vitórias do dia.

2. Ofereça sempre um atendimento de qualidade

Quando você entende as dores e necessidades dos seus potenciais clientes e sabe como agir e lidar com eles, as chances de você bater a sua meta de vendas são muito maiores!

Por isso, oferecer um atendimento de qualidade é fundamental. E sendo assim, é de suma importância que em suas vendas você:

  • Seja sempre educado e prestativo;
  • Fale a linguagem do seu público-alvo;
  • Seja claro e verdadeiro em suas explicações;
  • Apresente conteúdos e informações de forma fácil e objetiva;
  • E tire todas as dúvidas do seu potencial cliente.

Não pense somente em vender, em “forçar” um produto ou serviço. Saiba gerar valor!

3. Busque novas abordagens

Não fique preso a apenas um ou dois tipos de abordagens quando for fazer suas vendas. Busque alternativas e novas possibilidades.

Isso porque, se as coisas não estiverem indo bem, você precisará encontrar soluções para reverter isso, certo?

Portanto, faça testes, inclusive em momentos distintos das abordagens, e avalie o que pode ser mudado ou melhorado.

De repente a linguagem não está adequada ou o horário escolhido não é melhor para o cliente em potencial… por isso, faça análises e encontre abordagens que, de fato, funcionem.

4. Seja otimista

Quando as coisas não estão muito bem, diversos profissionais ficam pessimistas, desanimados e desmotivados. 

Porém, se você quer bater a sua meta de vendas, você não pode ser esse tipo de pessoa. 

Seja otimista, confie na sua capacidade e na qualidade do seu trabalho!

E sabe por que? Porque essa negatividade pode prejudicar e muito os seus resultados, além do que os seus clientes em potencial, muitas vezes percebem esse abatimento e isso passa a impressão de que você não confia no produto ou serviço que vende. 

Como consequência, a confiança no vendedor é perdida. E isso você não quer, certo?

5. Invista em uma estratégia de marketing digital

Devido ao avanço das tecnologias e ao forte crescimento da digitalização nos últimos anos, empresas de todos os tipos de setor estão cada vez mais presentes no mundo online.

Por isso, é fundamental que você tenha uma estratégia de marketing digital bem definida, para conseguir aproveitar as inúmeras oportunidades que a internet oferece.

Por exemplo, ter um site institucional, um blog com conteúdos relevantes e/ou uma página nas redes sociais são ótimas estratégias que você pode investir para atrair e fidelizar mais e mais clientes.

Hoje, grande parte da população, antes de tomar uma decisão, faz pesquisas na internet para saber mais a respeito de um determinado produto ou serviço.

Portanto, tenha isso em mente e saiba como e quando vender.

6. Tenha a tecnologia como aliada

Atualmente, existem diversos softwares e ferramentas que podem te ajudar com a sua meta de vendas. 

Com elas, você pode ter mais agilidade, controle e facilidade em fazer toda a sua gestão e análise, principalmente no que se refere a dados e métricas.

Sendo assim, se você ainda não investe neste tipo de tecnologia, comece já a pesquisar por opções no mercado e encontre aquela que funcione melhor para você.

Dessa forma, com o passar do tempo, você notará os diversos benefícios que esses softwares e ferramentas podem te proporcionar.

7. Continue aprendendo

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e exigente. Portanto, profissionais que não querem perder espaço precisam continuar aprendendo.

Uma ação ou estratégia que costumava dar certo três-quatro anos atrás, pode muito bem não funcionar mais hoje em dia.

Por isso, é essencial que você estude regularmente, aprimore ou desenvolva novas habilidades e esteja sempre por dentro das tendências, novidades e mudanças no setor.

Um profissional qualificado é um profissional atualizado.

8. Avalie os seus resultados constantemente

Por fim, avalie os seus resultados constantemente! Isso porque, assim você conseguirá ver onde está acertando e onde está errando, de modo a fazer ajustes e melhorias para alcançar a tão sonhada meta de vendas.

Até porque, como você sabe, não existe uma receita pronta e que vai funcionar sempre em todas as suas vendas.

Cada tipo de venda exige um conhecimento diferente, uma abordagem diferente, por isso, é fundamental que você faça essas análises e saiba adaptar as suas abordagens de acordo com cada situação.

Dessa forma, você terá muito mais chances de alcançar ou até mesmo superar a sua meta de vendas!