Por: Redação

4 de agosto de 2020 Empreendedorismo, Marketing Digital, Mazag, Vendas Nenhum Comentário

Como aumentar as vendas da sua empresa? Essa é a pergunta que todo empreendedor quer saber a resposta e caso não tenha o know-how para formalizar ações que tragam mais resultados quando necessário, pode ser que o negócio esteja vulnerável a mudanças no mercado.

Por exemplo, atualmente estamos passando por uma pandemia causada pelo novo coronavírus que já ocasionou o fechamento de mais de 700 mil empresas, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

E aí, como aumentar as vendas da sua empresa para torná-la menos suscetíveis a crises e capaz de conquistar um pedaço maior do mercado? É o que veremos a seguir!

Como aumentar as vendas da sua empresa em 4 ações

Nós listamos a seguir 4 ações que ajudarão a aumentar as vendas da sua empresa. Algumas delas podem ser colocadas em prática hoje mesmo, outras exigem um pouco mais de tempo e preparo. Seja como for, todas trarão benefícios em longo prazo para o seu negócio. Veja!

1. Conheça bem o seu cliente

O processo de vendas é composto por 3 elementos:

  • o vendedor (sua empresa);
  • o produto ou serviço;
  • e o comprador (seu cliente).

Se esses três elementos não forem compatíveis, você não conseguirá fechar negócio. Você nunca conseguirá, por exemplo, vender areia no deserto: ela é abundante e quem precisar simplesmente poderá pegá-la.

Ao mesmo tempo, você nunca conseguirá vender para um cliente do Japão se não adaptar a sua linguagem para o japonês ou, no mínimo, para o inglês.

Sem se comunicar adequadamente com o cliente ou caso não ofereça um produto que seja compatível com o que ele quer, você não conseguirá vender mais do que já vende hoje.

Portanto, vale a pena fazer uma pesquisa para entender o processo de decisão de compra do seu cliente. Essas informações permitirão que os seus times de desenvolvimento, de marketing e de vendas possam ser mais eficazes.

2. Mapeie o seu processo de vendas

Uma das maneiras de aumentar as suas vendas é entender o que a sua empresa tem feito no momento e como melhorar esse processo. Para isso, o ideal é criar um mapeamento de todas as ações necessárias até que uma venda seja fechada na sua empresa.

Comece com a sua linha de produção e identifique todos os fatores que levam à criação do seu produto ou serviço e, o mais importante, ao preço de venda dele.

Depois mapeie todo o seu processo de marketing de modo a encontrar todos os indicadores de desempenho e funis de produtividade que possam trazer mais clientes para você.

Por fim, analise o processo de vendas e pós-vendas para identificar como o seu time lida com as oportunidades criadas pela equipe de marketing.

Quando você tiver todo o mapeamento pronto, poderá identificar facilmente onde há quedas de produtividade e que tipo de ações tomar para eliminar gargalos ou ampliar o seu rendimento.

3. Invista em treinamentos

Uma das maneiras de tornar os seus colaboradores mais eficientes é investir em cursos online e offline para eles. Assim, você conseguirá fazer com que eles produzam mais, o que consequentemente aumentará as suas vendas.

Os dois times que mais precisarão receber treinamentos nesse sentido são o de vendas e de marketing. O ideal é que eles se tornem especialistas na área que atuam e que estejam sempre em busca de constante evolução.

Por exemplo, se a sua empresa vende carros, matricule seus vendedores em um curso para vender automóveis. Em seguida, coloque-os em formações específicas de neurovendas, apresentação, mecânica, test drive e demais fatores que podem influenciar a venda.

O mesmo deverá acontecer com a equipe de marketing: coloque-os para dominar a Internet, anúncios no Google e redes sociais, mas também matricule-os em cursos para publicidade offline.

O ideal é que o seu time esteja sempre aprendendo coisas novas, aplicando o conteúdo, moldando-o após milhares de testes e repetindo o processo.

4. Estude como se posicionar no seu mercado

Um problema comum entre os empresários que querem aprender como aumentar as vendas da sua empresa é posicionar o seu negócio em um momento ou faixa de renda inadequados.

Isso faz com que a empresa perca oportunidades que poderia ter para aumentar os ganhos e trazer mais clientes para a sua carteira.

Vamos voltar no exemplo da concessionária que vende carros. Suponha que ela trabalha apenas com marcas de luxo. Vale a pena fazer ações de marketing com “descontos” e “feirão de vendas”? Provavelmente não.

Ainda que essa estratégia de posicionamento funcione com concessionárias de usados ou de carros populares, quem é cliente de um carro de luxo não se preocupa tanto assim com um desconto oferecido.

O ideal, nesse caso, seria investir em ações que aumentem o valor do carro, talvez participando de programas de TV, investindo em ações com influenciadores digitais. Isso tornaria o automóvel mais desejado.

Faça um estudo de mercado e veja como posicionar a sua empresa de modo a aproveitar melhor o seu tipo de público e o contexto necessário para aumentar as vendas.

Dessa maneira, você conseguirá estabelecer estratégias que ajudarão o seu negócio a se posicionar de modo a diminuir as perdas causadas pelo novo coronavírus.

E aí, aprendeu como aumentar as vendas da sua empresa? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!