Por: Bruno Guerra

18 de fevereiro de 2022 Vendas Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 4 minutos

Dominar técnicas de vendas é uma habilidade extremamente importante para profissionais que querem conquistar cada vez mais clientes.

Afinal, não basta chegar até um cliente em potencial, oferecer um produto ou um serviço, e pronto, negócio fechado.

Na realidade, há todo um processo, todo um trabalho de prospecção, argumentação e persuasão, até que um consumidor “bata o martelo” e feche um negócio com a sua empresa.

Sendo assim, para te ajudar em suas próximas negociações, nós separamos no artigo de hoje oito técnicas de vendas essenciais para você conquistar mais clientes. Veja!

Como conquistar clientes: 8 técnicas de vendas essenciais

1. Conheça muito bem o seu produto/serviço 

Hoje em dia, por causa da internet, os consumidores podem chegar muito bem preparados para uma negociação. Com poucos cliques e acessos a alguns sites e blogs, eles podem obter diversas informações a respeito de um produto ou serviço.

Sendo assim, a primeira técnica de venda que você precisa dar atenção, é conhecer muito bem o seu produto/serviço, de modo que ao conversar com um cliente em potencial, você passe a imagem de que realmente sabe o que está falando.

E para isso:

  • Forneça informações detalhadas e aprofundadas sobre o que está vendendo;
  • Fale com segurança e propriedade;
  • Apresente argumentos fora do óbvio;
  • E mostre números para embasar o que está apresentando.

Tais ações demonstrarão ao potencial comprador que você, de fato, possui know-how sobre o assunto.

2. Conheça muito bem o seu cliente

Além de conhecer muito bem o que você está vendendo, é de suma importância que você saiba para quem você está vendendo.

Isso porque, na hora de entrar em uma negociação, você precisa conhecer o seu cliente em potencial. Por exemplo, qual o seu perfil, suas dores e necessidades, e assim por diante.

Quanto mais você souber a respeito dos potenciais compradores, melhores e mais assertivas serão as suas abordagens e argumentações.

3. Venda uma solução

Em vez de focar apenas em vender um produto ou serviço a um potencial cliente, falando, por exemplo, sobre suas características e informações técnicas, procure vender uma solução. 

Ou seja, na hora de argumentar, mostre como o produto/serviço vai resolver os problemas, as dores e as necessidades do potencial comprador.

Busque sempre gerar valor em suas negociações. Traga o consumidor para perto e mostre que você oferece aquilo que ele precisa.

4. Exercite a escuta ativa

Escutar o seu cliente em potencial de maneira ativa, atenciosa, empática e paciente, também é uma ação de suma importância na hora de vender um produto e/ou serviço.

Isso porque, muitas vezes, os consumidores possuem dúvidas ou até mesmo histórias para contar. 

E para você manter uma relação mais próxima, estreita e duradoura com eles, é essencial escutá-los. Todo mundo gosta de ser ouvido.

Então, ouça o que os seus clientes têm a dizer e procure ajudá-los/orientá-los da melhor forma possível, sem interrompê-los.

Inclusive, dependendo do que o potencial cliente falar, você pode utilizar o que foi dito como gancho para sua argumentação, para ajustar o seu discurso.

Muitos vendedores costumam perder boas oportunidades de venda, simplesmente por estarem eufóricos em oferecer soluções para um possível cliente, e não ouvir quais são, de fato, as suas dores e necessidades.

5. Seja confiante

Se você, na hora de vender um produto ou um serviço, não demonstrar confiança, qual é a impressão que o cliente terá? Com certeza não será algo muito positivo, não é verdade?

Afinal, se você não está muito seguro, engajado ou até mesmo motivado, porque o consumidor fecharia um negócio com você?

Por isso, é fundamental que ao fazer uma venda, você seja confiante, tanto em relação ao conhecimento do produto/serviço que está vendendo, quanto em relação a sua postura e a sua forma de falar/argumentar.

6. Seja flexível

Um script de vendas, em muitos casos, é um documento bastante interessante para se utilizar em uma negociação. No entanto, decorá-lo e ficar “preso” a ele, é algo que você deve evitar.

Isso porque, ao negociar com um potencial cliente, você precisa ter jogo de cintura, você precisa ser flexível para lidar com as mais variadas situações.

Se você ficar preso a um roteiro e durante uma negociação algo fugir dele, o que você vai fazer? Vai “travar” e desistir da negociação? Não, não é verdade? Portanto, seja flexível.

7. Invista em estratégias de descontos, brindes ou condições especiais

Durante uma negociação, um potencial cliente pode ter a liberdade de querer um “algo a mais” antes de tomar a sua decisão. E nesse caso, ao invés de encarar essa questão de forma negativa, veja-a como oportunidade para fechar um negócio.

Sendo assim, antes de entrar em contato com o possível comprador, já estabeleça previamente algumas estratégias que possam contribuir para que ele feche negócio.

Por exemplo, você pode oferecer um desconto, dar um brinde, disponibilizar um meio de pagamento diferente ou fornecer algum outro tipo de incentivo/condição especial.

Dessa forma, o cliente ficará muito mais propenso a fechar o negócio.

8. Utilize gatilhos mentais

Por fim, encerrando a nossa lista de oito técnicas de vendas para conquistar clientes, temos os gatilhos mentais.

E para saber mais sobre eles e como aplicá-los em suas negociações, confira este post completo que preparamos para você: Gatilhos Mentais Para Vendas: O Que São e Quais Aplicar.