Por: Bruno Guerra

21 de janeiro de 2021 Marketing Digital, Vendas Nenhum Comentário

Fazer marketing no WhatsApp é algo que todas as marcas precisam incluir em suas estratégias de divulgação e venda de produtos. O poder da ferramenta para os negócios é incontestável. 

Hoje são mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, com pessoas que utilizam o aplicativo não somente para conversas, mas também para compras. 

Pensando nisso, reunimos neste artigo seis dicas de marketing no WhatsApp para a sua empresa alcançar mais clientes. Veja!

O WhatsApp

Hoje em dia é difícil imaginar uma pessoa que não tenha o WhatsApp no seu celular, não é mesmo? 

E uma realidade cada vez mais comum entre os usuários é a utilização do aplicativo para compras ou atendimento.

Esse comportamento do consumidor foi impulsionado não só pelo lançamento do WhatsApp Business, em 2018, mas, sobretudo, pela facilidade que ele encontra ao trocar uma mensagem instantânea com uma empresa.

Como resultado, a ferramenta se tornou um poderoso canal de vendas!

Por isso, se você ainda não sabe como utilizá-la no seu negócio, veja as nossas dicas de marketing no WhatsApp e comece a sua estratégia hoje mesmo. Vamos lá?

6 dicas de marketing no WhatsApp

1. Crie sua conta no WhatsApp Business

A nossa primeira dica é a criação de um perfil empresarial para o seu negócio. Talvez a sua marca já utilize a versão tradicional do WhatsApp para manter contato com o cliente.

No entanto, o WhatsApp Business oferece funcionalidades exclusivas para as empresas, que facilitam o gerenciamento das interações. 

Com ele, você pode incluir informações sobre o seu negócio, como uma descrição, telefone, site, e-mail e até links para páginas de geração de leads.

Além disso, você pode configurar o envio de mensagens automáticas para não deixar um cliente esperando muito tempo por um retorno. 

Por exemplo, é possível criar modelos de respostas para quem entrou em contato via aplicativo fora do horário de expediente. Ou, até mesmo, configurar modelos de respostas baseados nas perguntas mais frequentes.

Como estamos falando sobre marketing no ambiente digital, sempre é bom frisar a importância dos dados para definir estratégias de divulgação da marca. 

Sendo assim, saiba que essa é outra vantagem ao criar o perfil empresarial, pois a ferramenta dá acesso às informações que podem ser monitoradas e mensuradas.

Por último, o seu perfil receberá ainda o selo de conta verificada, passando credibilidade ao cliente, e ainda poderá inserir tags nas conversas para facilitar a organização e interação com cada pessoa.

2. Catálogo de produtos: uma vitrine virtual dentro do app

Acreditamos que quanto mais ferramentas de divulgação as marcas tiverem à sua disposição, mais chances elas terão de alcançar o resultado esperado. 

Nesse sentido, o WhatsApp Business oferece um ótimo recurso que é o catálogo de produtos.

O seu negócio terá praticamente uma vitrine de produtos ou serviços cadastrados dentro da própria plataforma. 

Por isso vale caprichar nas fotos dos produtos, escrever títulos e descrições atraentes, incluir links e, claro, os preços. A ferramenta deixa você adicionar até 500 produtos listados.

Quer praticidade maior que essa na hora de apresentar os seus serviços em uma conversa com o cliente? Ou no momento de compartilhar os seus produtos nas redes sociais para atingir mais consumidores?

3. Atraia mais pessoas divulgando o link do seu WhatsApp

Sem dúvida, outra excelente dica de marketing no WhatsApp é criar um link que leve o usuário diretamente para a conversa no aplicativo. 

Por ser bem mais cômodo e rápido, o link do WhatsApp é muito utilizado nos pequenos negócios, principalmente em segmentos de food services, salões de beleza e clínicas de saúde.

Essa é uma maneira de encurtar o caminho da comunicação entre o cliente e o negócio, e ainda ter mais chances de vendas

Então, o primeiro passo é criar o link do WhatsApp e divulgá-lo em lugares estratégicos e visíveis, como em postagens nas redes sociais, na bio do Instagram, no site e em landing pages.

4. Integração com o CRM: relacionamento com o cliente em primeiro lugar

Utilizar o WhatsApp Business como estratégia no marketing digital é também colocar o cliente no centro dos negócios. 

Primeiro porque o aplicativo permite conversas em tempo real, de forma muito prática e ágil – duas premissas que todo consumidor busca atualmente. 

Segundo porque essa conversa direta dá abertura para um relacionamento mais próximo, possibilitando fidelização do cliente.

No entanto, para que as conversas não se percam na ferramenta, é importante contar com um software de CRM que pode ser integrado ao WhatsApp Business. 

Assim, o seu negócio terá uma visão geral de todas as conversas com os leads em um único feed, como um histórico de cada perfil, a etapa em que ele se encontra no funil de vendas, gráficos e outras informações valiosas.

Acredite, um CRM conectado ao aplicativo é ótimo para encantar os seus clientes, oferecer um relacionamento de excelência e otimizar o trabalho de sua equipe.  

5. Divulgue ofertas e conteúdos exclusivos 

Além da criação do catálogo de produtos, outra maneira de aproveitar o WhatsApp nas estratégias de marketing é divulgar ofertas, promoções e conteúdos exclusivos dos seus produtos ou serviços. 

Portanto, invista em peças e textos bem feitos para atrair a atenção do cliente, com descontos realmente vantajosos.

Você pode pedir a permissão da pessoa para o envio de mensagens oferecendo como isca um e-book exclusivo e que resolva, a princípio, a sua necessidade. Depois, quando você tiver o contato dela salvo, divulgue promoções e ofertas dos seus produtos ou serviços.

Mas lembre-se: tenha cuidado com a frequência de envio de mensagens para o seu negócio não ser marcado como spam.

Sendo assim, faça um planejamento e muitos testes para encontrar a dose certa.

6. Dica de marketing no WhatsApp: aposte no pós-venda 

Por fim, a nossa última sugestão de marketing no WhatsApp é investir nas ações no pós-venda. 

Como falamos acima, no perfil empresarial existe a função de criar modelos personalizados de mensagens para o cliente. Diante disso, é muito fácil configurar mensagens de retorno ao cliente com abordagens e linguagens diferentes.

Só para exemplificar, você pode enviar mensagens para verificar se o cliente ficou satisfeito com a compra do produto, para oferecer suporte, produtos complementares ou formulário de pesquisa. 

Entretanto, o ideal é que a continuação do atendimento seja feita de forma personalizada, de preferência com uma equipe pós-venda. 

E então, pronto (a) para investir em marketing no WhatsApp?