Por: Bruno Guerra

23 de julho de 2021 Sites Nenhum Comentário

Ter um site profissional hoje em dia, deixou de ser um diferencial e passou a ser uma verdadeira necessidade para as empresas.

Isso porque, os consumidores modernos estão muito mais conectados e presentes no ambiente digital.

Hoje, quando uma pessoa quer comprar algo ou contratar algum serviço, ela “dá um Google” e faz pesquisas na internet.

Então, se você quer que a sua empresa seja encontrada por essas pessoas, de modo a aumentar o seu número de vendas e clientes, é fundamental que você tenha um site profissional!

Todo e qualquer negócio, não importa o tamanho, precisa de uma presença digital de qualidade e isso, claro, passa pelo fato de ter um site profissional.

Entendendo o conceito de site profissional

Para começar, é importante que você entenda o seguinte: hoje, o site é o cartão de visitas online de qualquer empresa. Ele é a identidade de uma organização na internet.

Por isso, é de suma importância que a sua empresa tenha um site e de modo profissional, para gerar credibilidade e fornecer aos consumidores aquilo que eles esperam e desejam.

Por exemplo, vamos supor que a sua empresa ofereça serviços de consultoria financeira. 

Quando um cliente em potencial acessa o site dela, ele encontra informações claras, completas e atualizadas sobre o assunto? Ele consegue navegar no site de maneira fluida? Ele encontra o telefone e o e-mail da sua organização de maneira fácil?

Além disso, ao utilizar o site da sua empresa, o potencial cliente consegue saber o que ela faz, há quanto tempo está no mercado, qual o portfólio, qual o diferencial, quais os valores, entre outros aspectos corporativos?

Todas essas informações e esses itens que citamos acima são de suma importância em um site profissional. 

Sem eles, como é que o seu público-alvo saberá sobre a sua empresa? Como é que ele será atraído e convencido a fechar um negócio? E mais, que impressão você acha que os consumidores terão ao acessá-lo?

Então, para ter um site profissional você precisa começar com esses aspectos. Agora, é claro que não para por aí.

O que torna um site profissional?

Além dos tópicos que citamos anteriormente, existem certas otimizações e características que tornam um site profissional.

E se você quer que o site da sua empresa tenha esse padrão de qualidade, então é de suma importância que ele seja:

  • Bem estruturado e fácil de utilizar/encontrar informações (bom layout);
  • Responsivo, isto é, que funcione bem tanto em computadores quanto em tablets e celulares;
  • Rápido (ninguém gosta de ficar esperando muito na internet);
  • Seguro, com protocolo https;
  • Visualmente agradável, com cores, imagens, vídeos, ícones e textos que fiquem harmoniosos (design);
  • Rico em conteúdos e informações. Os clientes precisam encontrar aquilo que procuram;
  • E otimizado com técnicas de SEO (otimizado para o Google).

Além disso, ter integração com as redes sociais da sua empresa, depoimentos de clientes satisfeitos e formulários de contato, são também aspectos importantes para você ter um site profissional e que gere conversões.

Ok, e porque então a sua empresa precisa de um site profissional?

Porque, além de gerar mais credibilidade, ela vai:

  • Atrair e fidelizar mais clientes;
  • Ser encontrada mais facilmente;
  • Ter mais visibilidade e alcance;
  • Destacar-se da concorrência;
  • Melhorar a competitividade;
  • Estar aberta 24 horas por dia;
  • Aumentar a escalabilidade;
  • Reduzir custos com outras formas de divulgação;
  • Fortalecer a imagem da marca;
  • Criar um relacionamento mais próximo com os clientes;
  • Ter dados e métricas para continuar se aprimorando;
  • E, por fim, você terá total controle sobre um canal digital.

Como assim? Bom, o site da sua empresa é algo seu, exclusivo, que você pode personalizar e estruturar como quiser. Não é a mesma coisa que ter uma conta em uma rede social. 

Por exemplo, o Facebook e o Instagram não são seus. Você apenas tem um perfil ou uma página nessas redes e fica dependente das funcionalidades, recursos e configurações que elas disponibilizam.

Basicamente, o site da sua empresa é como uma casa própria. E o Facebook, o Instagram e outras redes sociais são como uma casa alugada.

Agora, apesar desses diversos benefícios que um site profissional pode proporcionar, é importante ter em mente que, só ter um site, não é o suficiente para alavancar o seu negócio…

Para isso, é necessário investir em estratégias de marketing digital!

Estratégias de marketing digital para um site profissional

Ao ter um site profissional, você já estará na frente de muitos concorrentes, porém, para que ele gere os resultados esperados, é fundamental investir em algumas estratégias de marketing digital.

Isso porque, o site da sua empresa precisa ser acessado, ele precisa ter tráfego e precisa ser conhecido pelo público.

Sendo assim, para obter isso, é de suma importância que você invista em SEO e anúncios no Google

Dessa forma, você irá gerar mais visibilidade, alcance, visitas e conversões para a sua empresa!

Ter um site profissional não é nenhum luxo ou capricho, mas sim um investimento extremamente importante para o seu negócio se destacar na internet!