Ter um site otimizado tanto para desktop quanto para a versão mobile é fundamental para que a experiência do usuário seja a mais agradável possível. É essencial focar no usuário, não importa onde ele esteja.
E o que queremos dizer com isso? Cada vez mais é necessário e importante levar em conta o sentimento da pessoa que acessa seu site e como ela considera as experiências online, pois quanto mais ela se sentir bem, mais tempo vai ficar no seu site.
Por isso, vamos compartilhar especialmente com você 6 dicas essenciais para melhorar a experiência do usuário no seu site, de modo que ele possa comprar produtos/serviços e virar um cliente em potencial. Confira!
1) Pense com a cabeça do seu cliente
A primeira dica é pensar com a cabeça do seu cliente, ou seja, o que ele quer encontrar ao acessar seu site? Vamos listar abaixo três tópicos significativos:
- Informações do seu produto/serviço, como usá-lo e como ele atende a necessidade do seu cliente. Imagens do seu produto ou serviço sendo utilizado pelo seu cliente é algo que você deverá considerar, isso ajudará a criar empatia pelo que você oferece.
- Vídeos explicativos de como seu produto funciona é muito importante, você gerará muita credibilidade para seu cliente ao disponibilizar informações em vídeo.
- Comentários e depoimentos de outros clientes também é bastante relevante, pois gera autoridade para seu negócio. Use depoimentos reais, depoimentos que estejam ligados diretamente a utilização do seu produto/serviço.
A partir disso, comece a anotar tudo o que você acha interessante e pertinente, desde o acesso a homepage até o check-out para uma compra de produto ou serviço. Atualize seu site, faça testes e trabalhe regularmente com feedbacks de seus clientes.
2) Design e Layout
Outra característica relevante para o seu site é ter um design e layout bonito, limpo e organizado para que o usuário consiga visualizar e encontrar o que precisa com facilidade, a partir da sua identidade visual, pense em complementaridade de cores para chamar a atenção no chamariz da ação que você pretende que seu cliente faça no seu site.
“Se seu site está mais para o azul, busque chamarizes e botões com cores vermelhas, pois uma cor complementa a outra, como podemos observar no disco de cores acima, os tons de azul na sua complementaridade são vermelhos “
Não deixe muitas informações em apenas um página, pois não é agradável e acaba dificultando a busca do usuário. Pense sobre a sua Proposta Única de Valor, ou seja, em uma frase sobre como seu produto/serviço torna-se diferenciado do seu concorrente. Pense sempre em benefícios e características.
3) Site móvel amigável
Você sabia que em já 2014 os dispositivos móveis já eram considerados os aparelhos preferidos dos brasileiros para acessar a internet? Então, preocupar-se com o design e as funcionalidades do seu site em smartphones, notebooks e tablets é cada vez mais necessário para agradar clientes.
Tenha um site que se encaixe perfeitamente numa tela de computador ou na tela dos celulares mais famosos, como, iPhone’s e Galaxy’s modernos.
4) Call To Action e botões
Utilizar botões e as famosas CTA’s é uma ótima maneira para orientar e levar o usuário a uma determinada ação no seu site, ou seja, a partir de verbos no imperativo, como, “acesse”, “confira”, “inscreva-se”, entre outros, você consegue indicar o usuário para que ele realize determinada ação dentro do site.
5) Erro 404
Quem nunca acessou uma página na web e de repente apareceu uma mensagem de “erro 404 – page not found”? Pois é, isso acontece e é mais um fator que reflete na experiência do usuário, pois ao se deparar com isso ele tende a sair da página.
Por isso, é importante que esse erro não esteja presente no seu site e caso aconteça, coloque uma mensagem descontraída e personalizada ou imagem para comunicar o usuário sobre o erro.
6) Evite
Por fim, além de seguir os itens citados acima, é importante também evitar algumas ações em seu site, como:
- Anúncios irritantes e excessivos;
- Finalização de compra complicada;
- Falta de objetividade;
- Páginas que demoram para carregar;
- Elementos copiados de outras plataformas;
- Páginas irrelevantes.
Agora a partir dessas 6 dicas você pode melhorar e otimizar a experiência do usuário no seu site e se precisar de uma Agência de Marketing Digital para te ajudar com seu negócio na web, entre em contato com a gente e até a próxima!
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