Por: Bruno Guerra

18 de janeiro de 2021 Marketing de Conteúdo, SEO Nenhum Comentário

O que é um Guest Post? Se você começou a trabalhar no mundo do marketing digital, provavelmente já deve ter se deparado com este e outros vários termos um tanto quanto diferentes, certo?

Pois, então, basicamente o Guest Post é uma estratégia de Link Building e Marketing de Conteúdo, na qual você pode publicar artigos em outros sites além do seu.

É claro que para isso é importante produzir um conteúdo de qualidade, ter uma boa rede de contatos, entre outros aspectos que serão abordados a seguir!

Portanto, se você quer ficar por dentro deste assunto, continue acompanhando a leitura.

O que é Guest Post?

Primeiramente é importante entender que o Guest Post é nada mais, nada menos, do que um post feito por um convidado.

Normalmente este é um conteúdo feito exclusivamente para blogs, mas pode ser encontrado em outros canais (o que é um pouco mais difícil).

Sabe por quê? Porque um dos principais objetivos do Guest Post é trocar benefícios, em que a pessoa que publicar o post no site obterá um bom conteúdo e quem o escreveu receberá de volta um backlink.

E o que é um  backlink?

O backlink é um link de outro site que aponta para o seu. E, porque ele é importante? Porque ele é um dos principais fatores de autoridade e ranqueamento de sites no Google.

Quanto mais backlinks o seu site tiver (claro, desde que sejam de qualidade), melhor o Google o verá!

Todo aquele trabalho de escrever um conteúdo valioso é realmente importante, como você já deve saber, mas a diferença mesmo vem das indicações.

Isso porque, o backlink é como se o Google estivesse percebendo que seu site está sendo recomendado por outros

Dessa forma, quanto mais links você receber, maior será a autoridade do seu site, e o poder desta autoridade diz muito sobre o posicionamento dele nas buscas. 

Um site com autoridade de domínio 40, vai se posicionar muito mais facilmente nas primeiras posições do que um de 20.

Por que ficar nas primeiras posições do Google?

Talvez você ache um pouco desnecessário, mas a primeira posição das buscas do Google recebe em média 30% dos acessos. Enquanto que as posições abaixo começam a cair gradativamente – cerca de 15% para o segundo lugar e 10% para o terceiro.

A partir daí é só ladeira abaixo. Inclusive, já na segunda página em diante é comum que você nem ao menos consiga ter alguém acessando seu site e observando seu backlinks.

E pode até parecer pouco a queda de 30% para 15%, porém é relevante notar que temos buscas que são feitas até mesmo centenas de milhares de vezes por mês.

Então com 100 mil buscas mensais, 30% seria 30 mil, contra 15 mil da segunda posição. Para uma loja online ou um negócio digital é realmente uma grande diferença.

Onde fazer Guest Post?

Esta é uma tarefa realmente desafiadora e é necessário que você esteja preparado para arregaçar as mangas, afinal de contas não é tão fácil.

Primeiramente é necessário fazer uma lista de outros sites ou blogs que sejam diretamente relacionados com o seu nicho. De preferência que tenham uma alta autoridade de domínio (superior a sua).

Assim o Google realmente levará em consideração que o que está acontecendo ali naquele link é algo importante.

Como descobrir a autoridade de domínio?

Para descobrir a autoridade de um site basta você utilizar a ferramenta MOZ. Assim, você poderá avaliar o DA (Domain Authority) e o PA (Page Authority) de qualquer domínio. Quanto mais próximo de 100, melhor ele será.

Uma outra opção gratuita é a Ahrefs. Nela você poderá avaliar a UR (URL Rating) e a DR (Domain Rating).

Agora que você já sabe como avaliar essa métricas, escolha uma lista de sites (não escreva nada antes de entrar em contato) e monte uma planilha com os dados deles.

Levante também os principais assuntos abordados no site ou blog e ache uma lacuna para contribuir.

Entrando em contato

Antes de explicarmos como entrar em contato, é importante que você tenha algo em mente: há muito mais chances de recusas do que aceites. Mas não se preocupe!

Basicamente você pode entrar em contato dizendo que você tem um conteúdo incrível, bem trabalhado em SEO e que pode contribuir com algo que ele não fala já há algum tempo ou que ainda não abordou.

Depois é importante dizer que você gostaria de deixar um link apontando para uma página sua. E aí é só esperar as respostas.

É comum que sites e blogs grandes só aceitem o seu Guest Post por meio de um valor em dinheiro. Assim ele se tornará o que chamamos de post patrocinado.

E é claro que o conteúdo ainda precisa ser muito bom, pois, caso contrário, se recusarão em ceder espaço.

De qualquer forma, para obter melhores resultados em seu Guest Post e outras estratégias digitais, é importante que você faça vários cursos com certificados online.

Dessa forma, você estará desenvolvendo a sua carreira e terá a possibilidade de “vender seu peixe” de maneira muito mais eficaz.

No mais é isso, esperamos que estas dicas tenham sido úteis para você. Qualquer dúvida é só chamar!