Por: Bruno Guerra

12 de abril de 2021 SEO Nenhum Comentário

Em um trabalho de SEO, o Link Building é uma estratégia de suma importância para que você obtenha ótimos resultados orgânicos. E quando falamos em Link Building, estamos nos referindo a um elemento essencial, o backlink.

Ok, mas o que seria um backlink? Como conquistá-lo? E qual a sua importância para uma estratégia de SEO? É sobre isso que iremos abordar no artigo de hoje! 

Portanto, continue acompanhando a leitura com atenção para saber tudo de mais importante a respeito de backlinks!

Para começar, o que é backlink?

De maneira simples e direta, o backlink é um link criado por um site ou blog na internet que aponta para o seu site e/ou blog.

Então, por exemplo, se você tem uma empresa que vende brindes corporativos, sites e blogs relacionados podem inserir um link para o seu site ou blog! 

Ou seja, eles podem gerar um backlink para a sua empresa.

E porque os backlinks são importantes?

Porque eles representam um “voto de confiança” de um site para outro. 

Isto é, os backlinks que são criados para o seu site/blog são um sinal para os mecanismos de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc.) de que outros gostam, aprovam, indicam e recomendam o seu conteúdo. 

E isso gera credibilidade e mais autoridade para o seu site, afinal, outros sites/blogs na internet estão citando ele.

O papel da autoridade

Todo site e blog na internet têm uma pontuação que vai de 0 a 100 e que determina a sua autoridade. Quanto mais alta for, maior a autoridade.

E quanto maior for a autoridade, mais chances a sua empresa tem de estar bem posicionada nos primeiros resultados do Google!

Isso porque, o Google e os outros mecanismos de pesquisa buscam sempre apresentar os melhores resultados, isto é, os que são mais relevantes para os usuários.

Sendo assim, eles não colocam “qualquer um” na primeira página. Eles procuram colocar apenas os melhores, que possuem mais qualidade, credibilidade e autoridade.

Portanto, receber links de sites/blogs que possuem uma boa autoridade é fundamental para aumentar a própria autoridade do seu site/blog.

Além disso, um outro ponto importante que merece ser ressaltado aqui é que a qualidade conta muito mais do que a quantidade.

Então, por exemplo, se você tiver 100 backlinks, mas a maioria deles for de sites/blogs com baixa autoridade, dificilmente o seu site/blog será beneficiado.

Agora, se o seu site/blog possui 50 backlinks e todos são de bons sites e blogs, isto é, que são bem otimizados e que possuem uma boa autoridade, com certeza você terá mais chances de ser beneficiado!

Para calcular a autoridade do seu site ou do seu blog, basta inserir a URL dele em ferramentas como a Moz e a Ahrefs.

Exemplo prático da aplicação dos backlinks

Vamos supor que você seja uma nutricionista e tenha um blog bem estruturado e otimizado com técnicas de SEO, onde publica diversos artigos e materiais úteis e, certo dia, você fez um post bem completo sobre “15 alimentos que melhoram a saúde e o bem-estar”.

O conteúdo ficou tão rico e interessante que diversos sites e blogs sobre nutrição, alimentação e saúde começaram a gerar backlinks para você.

Pois então, quem você acha que terá um melhor desempenho nos mecanismos de busca: você ou os seus concorrentes que nem sequer possuem um backlink?

Conquistando backlinks

Conquistar backlinks é um componente essencial de uma estratégia de SEO e o processo de obtenção desses links se dá através do trabalho de Link Building – conforme citado no início do artigo.

E para obter esses backlinks, um aspecto fundamental para você se atentar refere-se a produção de conteúdos/materiais relevantes, de qualidade.

Isso porque, se o seu site ou blog não tiver um bom conteúdo, que ajude os usuários, que seja útil e que agregue valor, porque outros sites e blogs fariam um link para ele?

Portanto, se você quer conquistar backlinks para o seu site ou blog, é de suma importância que você trabalhe muito bem o marketing de conteúdo.

Assim, naturalmente, diversos sites e blogs de terceiros farão links para as suas páginas e seus posts.

Além disso, produzir Guest Posts e enviá-los para sites/blogs é também uma ótima maneira de obter um backlink.

Para saber mais sobre o Guest Post, acesse nosso artigo: O Que é Guest Post e Qual a Sua Importância?

Consideração importante

Como você pôde ver ao longo deste artigo, o backlink é um elemento essencial para uma estratégia de SEO e para os resultados orgânicos de sites e blogs.

Porém, uma coisa que você precisa ter em mente é que nem todos os sites/blogs na internet são bons e indicados para fazer Link Building.

Por exemplo, sites de baixa qualidade e autoridade, e que são potencialmente SPAM devem ser sempre evitados. E sites confiáveis, populares e de alta autoridade são sempre os mais desejáveis.

Portanto, se você precisa de ajuda para obter resultados efetivos com Link Building e para crescer na internet, entre em contato conosco, a Agência Mazag vai lhe ajudar a criar e a encontrar os melhores links para o seu site/blog e a potencializar as buscas orgânicas do seu site!