Por: Bruno Guerra

12 de maio de 2020 Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Mazag, SEO Nenhum Comentário

Se você tem um blog e quer ganhar mais acessos, precisa de uma boa estratégia de link building. 

Afinal de contas, a construção de autoridade está intimamente ligada a conquista de melhores posições no Google.

No entanto, é fato que os algoritmos do Google estão cada vez mais modernos. Isso significa que muitas estratégias que antes eram bem-sucedidas, hoje não funcionam mais.

Por isso, para saber quais são as ações de link building que realmente funcionam, siga a leitura deste artigo! 

Link Building: ações que funcionam em 2020

1. Obtenha um link de uma página compatível com a sua

Vamos fazer um exercício simples de imaginação. Suponha que você vai fazer uma pesquisa sobre astronomia. Seu objetivo é estudar o movimento dos cometas.

Então você conversa com um dos maiores especialistas em cometas no Brasil que informa na sua entrevista que cometas são formados majoritariamente de gelo, gases congelados e poeira.

No entanto, pouco antes de publicar seu estudo, você conversa com um amigo que é personal trainer. Ele fala que, na verdade, cometas são formados por ferro e ouro.

Em quem você vai confiar? Por mais que você goste do seu amigo, provavelmente você vai confiar mais no especialista no assunto.

Isso acontece porque nós entendemos que a autoridade é contextual. Ou seja: o especialista em cometas sabe mais sobre cometas. 

No entanto, se a conversa fosse sobre treinamentos musculares, o amigo personal seria mais confiável.

Assim, é importante que o link que você obtenha também seja contextual. Afinal, isso dará muito mais força para a autoridade que você está construindo.

Portanto, foque a sua estratégia na obtenção de links de sites que trabalhem no mesmo segmento que o seu.

2. Faça guest post para sites parceiros

Uma das ações de link building que funcionava antigamente e que ainda funciona em 2020 é o guest post. Trata-se de uma estratégia de fazer um artigo convidado no blog ou site de um parceiro.

Esse tipo de conteúdo é útil por uma série de motivos.

Em primeiro lugar, envolve a oferta de conteúdo real para os usuários. Por isso, o Google recomenda e incentiva essa prática.

Em segundo lugar, permite que o link seja criado de maneira orgânica e natural, o que também gera mais valor.

Além disso, o guest post traz resultados reais, além da melhoria de posicionamento no Google. 

Um leitor que tenha acompanhado o conteúdo no blog do parceiro pode se converter em um novo leitor, por exemplo.

3. Verifique se o site parceiro faz spam

Pior do que não receber nenhum link para o seu site é receber links de sites que fazem spam. 

Isso é péssimo, pois o Google vai presumir que o seu site também está envolvido na prática de spam.

Por isso, é importante verificar se o site parceiro realiza esse tipo de estratégia. Assim, você poderá evitar receber um link nocivo que terá efeito prejudicial no seu blog.

4. Faça links para a sua marca

Muitas estratégias de link building focam em aumentar a autoridade de determinado artigo ou de determinada palavra-chave para o seu site/blog.

Isso é bom e deve ser feito com frequência. Afinal, a ideia é criar um ecossistema de termos em que o seu site ranqueie com qualidade.

No entanto, o elemento que o Google mais valoriza é a linkagem para a marca da empresa que comanda o blog.

Isso acontece porque o Google entende que um link para a marca é um reconhecimento maior de autoridade do que o link para um conteúdo específico ou um subdomínio.

Portanto, quando for negociar guest posts para link building, insira um link para a sua marca.

5.  Faça Co-Marketing

O Co-Marketing é uma estratégia de produção de conteúdo feita em parceria por duas empresas. Imagine, por exemplo, dois escritórios de advocacia: um focado em Direito do Trabalho e outro em Direito Previdenciário.

Juntos, eles podem produzir um e-book chamado “Guia das Doenças que causam Aposentadoria por Invalidez”.

O conteúdo é distribuído nos dois blogs, gera valor e atenção para as personas de ambos, além de links relevantes para os dois..

A estratégia é especialmente eficaz quando feita por parceiros de alto nível, com bastante autoridade.

6. Crie infográficos e materiais virais

Melhor do que receber links combinados com parceiros é receber links orgânicos. O algoritmo do Google sabe reconhecer padrões de espalhamento de conteúdo orgânico e privilegia esse tipo de situação.

Uma das maneiras de conseguir isso é criando infográficos e materiais virais em seu blog.

Por exemplo, faça um estudo científico sobre a sua área e divulgue alguns fatos. Blogs de Marketing de Conteúdo usarão o material para linkar em seus artigos e gerarão maior autoridade para a sua página de maneira natural.

Essas são apenas algumas das ações de link building que realmente funcionam em 2020 e continuarão a funcionar por muito tempo, pois seguem as boas práticas pedidas pelo Google.

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