Por: Bruno Guerra

16 de março de 2021 SEO Nenhum Comentário

Na internet, existem duas grandes formas de gerar tráfego para um site, blog, canal no YouTube ou rede social: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

Cada um deles potencializa o alcance, a visibilidade e os resultados da sua empresa no ambiente digital. 

Porém, claro, cada um com suas características.

E no artigo de hoje, nós iremos te explicar sobre a primeira, isto é, sobre o tráfego orgânico e como ele pode ajudar o seu negócio na internet.

Portanto, se você quer saber tudo sobre o assunto, continue acompanhando a leitura com atenção.

O que é tráfego orgânico?

Para começar, vamos entender o conceito de tráfego orgânico.

Basicamente, o tráfego orgânico consiste em visitas que são feitas em seu site, blog, rede social ou canal no YouTube de maneira espontânea, natural.

Ou seja, é um tipo de tráfego que você não precisa pagar diretamente e nem investir em anúncios para obtê-lo.

Já pensou se toda vez que você quisesse atrair novos clientes para a sua empresa, você precisasse pagar?!

E quando falamos em tráfego orgânico, é imprescindível destacarmos o papel do SEO!

O que é SEO?

SEO é um termo em inglês que significa Search Engine Optimization que, em outras palavras, consiste em um conjunto de técnicas e otimizações que são feitas em sites, blogs, etc., para que eles ranqueiem organicamente nas primeiras posições de mecanismos de busca como Google, Bing, entre outros, para determinadas pesquisas.

Pareceu meio complicado? Fique tranquilo, pois com o exemplo abaixo ficará fácil entender!

Exemplo

Para entender na prática e de maneira simples o que é SEO e qual a sua importância, faça o seguinte teste:

Pense em alguns termos e palavras-chave que clientes em potencial costumam pesquisar no Google para encontrar o seu produto ou serviço.

Depois, abra uma janela anônima em seu navegador (Google Chrome ou Mozilla Firefox, por exemplo) e faça buscas por essas palavras-chave no Google.

Observe os resultados que apareceram na primeira página. O site ou o blog da sua empresa está em uma das 10 posições orgânicas?

Se não estiver, é sinal que os seus concorrentes estão investindo em SEO e a sua empresa não. 

Como consequência, ela está perdendo inúmeras oportunidades e clientes para outras organizações todos os dias!

Por isso, investir em técnicas e otimizações de SEO atualmente é essencial, afinal, além de atraírem novos clientes diariamente, elas geram mais tráfego e oportunidades para a sua empresa na internet!

Ok, e quais seriam essas técnicas e otimizações de SEO?

Bom, existem várias, sendo as principais:

  • Criar estratégias de palavras-chave;
  • Gerar conteúdos de valor, ricos, úteis e de qualidade;
  • Trabalhar muito bem o On Page e as meta tags;
  • Pensar na experiência do usuário;
  • Utilizar diferentes formatos de conteúdos como textos, vídeos, infográficos, e-books, etc.;
  • E trabalhar a construção de links, conhecido como Link Building.

Além disso, conhecer muito bem o seu público-alvo e analisar as ações dos seus concorrentes, também são dois pontos fundamentais!

E, agora que você já sabe quais são as principais técnicas e otimizações de SEO, entenda a seguir a importância dessa estratégia no contexto do tráfego orgânico!

A importância do tráfego orgânico para empresas

Em nosso dia a dia, quando “damos um Google” diversos resultados aparecem na primeira página, não é mesmo? Alguns pagos (anúncios) e alguns orgânicos.

Pois então, o Google, quando apresenta os resultados para você e para todos os outros usuários na internet, ele quer ser o mais eficiente possível. 

O objetivo dele é te ajudar de maneira simples e rápida a encontrar a solução o que precisa.

Sendo assim, com base nessa premissa, é importante entender que o Google não coloca “qualquer um” nos primeiros resultados de uma pesquisa. 

Ele tem esse cuidado e preocupação, e utiliza algoritmos e robôs para isso!

Portanto, se o seu site ou blog aparece na primeira página do Google de maneira orgânica, é porque ele tem credibilidade e qualidade suficiente para estar ali.

E isso é ótimo para os negócios, pois ajuda a sua empresa a ter mais visibilidade, alcance, relevância, confiança por parte dos consumidores e claro, tráfego! 

E como sabemos, quanto mais pessoas acessando o site ou o blog da sua empresa, mais chances você terá de conseguir novos clientes e de vender mais.

Então, o investimento em tráfego orgânico é algo que vale e muito a pena se fazer!

O único ponto que merece ser ressaltado é que o SEO, um dos principais responsáveis por gerar este tipo de tráfego, não é do dia para a noite. 

Ou seja, é preciso tempo, esforço e paciência para que os resultados comecem a aparecer.

Mas pode ter certeza que depois que eles aparecem, são muito mais sólidos e duradouros, com a tendência de melhorarem ainda mais! Isso porque, este é um investimento com resultados em médio e longo prazo.

Portanto, se você quer que a sua empresa tenha um site e/ou um blog otimizado com técnicas de SEO, de modo a ter cada vez mais tráfego orgânico, entre já em contato conosco, pois nós podemos te ajudar!