Entenda a Importância Das Palavras-chave Para o Seu Negócio na Internet

No mundo do Marketing Digital, as palavras-chave ou keywords são extremamente relevantes para uma campanha de sucesso. Quer saber por que? Confira este artigo até o fim e descubra!

O que são palavras-chave?

As palavras-chave nada mais são do que termos ou palavras que as pessoas escrevem nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo…) quando querem encontrar algo, ou seja, são o principal instrumento de uma pesquisa.

A importância

Levando em consideração o que foi dito acima, definir palavras-chave corretamente é essencial para que o seu negócio tenha mais chances de sucesso na internet.

Por exemplo, uma pessoa pesquisa a seguinte palavra-chave no Google, “assessoria de marketing digital” e então na primeira página aparecem os resultados mais relevantes para essa busca.

Logo, as chances da pessoa clicar nas opções que aparecem de início são maiores, aumentando também a chance de fechar um negócio.

SEO (otimização para motores de busca)

Para que o seu site e suas páginas aparecem nos primeiros resultados do Google, é fundamental ter um trabalho de SEO.

Em resumo, o trabalho de SEO consiste em desenvolver estratégias com base em palavras-chave para ajudar no posicionamento de um site ou página. Para saber mais sobre isso, veja nosso conteúdo sobre como funciona uma consultoria SEO.

Boas práticas de SEO e palavras-chave

O uso das palavras-chave precisa ser estratégico e sem exageros, pois o Google pode até penalizar o seu site caso isso ocorra. Dado o aviso, as boas práticas consistem principalmente em usar as palavras-chave:

  • Algumas vezes durante um conteúdo;
  • No título do conteúdo;
  • No primeiro parágrafo próximo a esquerda;
  • Nos títulos do conteúdo (H1, H2, H3…);
  • Na URL;
  • Na meta description;
  • Nas imagens (Alt).

Ferramentas

Atualmente existem inúmeras ferramentas que funcionam como um verdadeiro planejador de palavras-chave, fornecendo informações sobre o volume de busca, termos relacionados, concorrência e muito mais.

As principais são:

Long Tail e Head Tail

Talvez esses termos não sejam tão familiares para você, mas estão diretamente relacionados aos tipos de palavras-chave que você escolhe para o seu negócio.

Vamos exemplificar: a long tail (cauda longa) refere-se a palavras ou termos mais específicos e extensos, como “tênis azul da Nike para corrida”, já a head tail é mais generalista e ampla, como “tênis azul”, haverá mais opções, mas pode acontecer de nenhuma te agradar ou não ser o que estava procurando.

Portanto, é importante saber dosar esses dois tipos de palavras-chave de modo que sejam eficientes para o seu negócio e atraiam cada vez mais clientes!