Como Unir Seo e Web Design Para Criar Páginas Atrativas

5 de junho de 2019 SEO, Sites Nenhum Comentário

Na tentativa de aumentar o tempo de permanência do público alvo no seu site, a boa apresentação de elementos visuais pode ser uma boa estratégia, já que um design bem feito chama a atenção e passa credibilidade ao nome da instituição.

Mas de nada adianta todo o trabalho se a página não for encontrada na busca do google. Apesar de existirem diversos desafios em aliar seo e web design, essa é uma combinação totalmente viável. Isso fica mais claro quando entendemos melhor os erros de design que afetam no mecanismo de busca.

O que é seo?

Seo é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. As técnicas aplicadas tem a função de oferecer bons rankings na procura do google de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir dinheiro para impulsionar as publicações.

Essa estratégia é fundamental para sua empresa ganhar destaque, visibilidade no mundo digital e, por consequência mais leads, clientes e faturamento para o seu negócio.

O que é o web design?

A principal função do profissional de web design é equilibrar a harmonia entre a beleza e a funcionalidade, afinal, de nada adianta o visual da página chamar a atenção se o conteúdo não for relevante.

Além disso, ele ajuda a criar uma boa experiência para o público ao acessar os conteúdos.

5 motivos para associar o SEO ao web design

  • Por mais efetiva que seja uma estratégia paga focada em gerar tráfego para o site, os visitantes orgânicos da página sempre vão liderar as porcentagens de acessos. Por esse motivo que é importante investir em seo para a sua empresa.
  • Quando o layout apresenta falhas na apresentação, como fontes que não combinam ou não são legíveis, cores, imagens e outros elementos visuais, o cliente tende a interpretar como falta de comprometimento da instituição para com os visitantes.
  • Quando o usuário se depara com um design ruim na web, tende a abandoná-lo imediatamente. Essa frustração vale também para aqueles que contam com elementos de design em excesso.
  • O uso de algumas tecnologias usadas para a construção de páginas podem acabar dificultando o rastreamento dos robôs para a indexação dos sites, impactando diretamente no rankeamento do conteúdo na primeira página do google.
  • Aplicar as técnicas de SEO durante a construção do site pode evitar retrabalho, já que algumas programações podem atrapalhar a aplicação da técnica.

Que erros de web design mais afetam o SEO?

Não compactar as imagens utilizadas no site para dificultar o carregamento dela, manter um conteúdo ruim e não atrativo para o público, incluir chamadas JavaScript em excesso, fazer o site em flash e substituir html por imagens, pode afetar o alcance de pessoas que a página poderia atingir.