Por: Anthony Echeverria

13 de outubro de 2022 Sem categoria Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 4 minutos

marketing

 

Os 4 Ps do Marketing são e resumem os pilares básicos das estratégias de marketing: preço, praça, produto e promoção. 

Alguns conceitos no marketing nunca morrem e auxiliam as empresas em diversos aspectos. 

Para adquirir sucesso e amplificar cada vez mais suas vendas e autoridade, uma empresa deve conhecer a ideia por trás da teoria.

A origem do conceito, também nomeado como Mix de Marketing, remete ao ano de 1960, quando McCarthy apresentou em seu livro Basic Marketing: A Managerial Approach.

Ainda sim, mesmo sendo antigo, estudar os 4 Ps e aplicá-lo em suas estratégias é comprovadamente muito eficaz. 

Lembre-se que são variáveis interdependentes! Ou seja, uma influencia e depende da outra para que todas funcionem e tenham sucesso. 

Portanto, se deseja implementar o conceito e planejar adequadamente suas estratégias, tornando-as ainda mais efetivas, veja quais são os 4 Ps do Marketing!

Quais são os 4 Ps?

Produto, preço, praça e promoção, são assim chamados os 4 Ps em referência às iniciais das palavras, tratando-se de estratégias importantes de planejamento para as empresas alcançarem seus objetivos com o público-alvo

Produto

Como sugerido pelo nome, o produto é aquilo que a empresa vende, sua base de existência.

O produto é tudo o que é apresentado ao consumidor, pensando nas necessidades do público-alvo. É ele que oferece benefícios e satisfaz os desejos.

Portanto, é em cima do produto que surgem os outros Ps. 

O que torna seu produto exclusivo e excelente?

Ter essa definição é o que facilita para saber como destacar suas ofertas dos concorrentes, como melhorá-la e também como conquistar clientes. 

Basicamente, o P de Produto engloba algumas decisões:

  • branding do produto;
  • qualidade;
  • diferencial;
  • características;
  • design do produto;
  • linhas de produtos;
  • serviços relacionados;
  • e outros.

A partir daí, os consumidores podem identificar todos os lados dos atributos que envolvem seu produto e identificar se vale a pena adquiri-lo… ou não.

Existem algumas estratégias para se esquematizar um bom produto. Você pode criar o “ciclo de vida” dele ou fazer algumas questões para si mesmo.

Quando você consegue enxergar o ciclo de vida do seu produto, torna-se mais fácil estipular estratégias. 

Pense na introdução dele como a semente sendo plantada.

Quando as sementes germinam, seu produto está em ascensão, crescendo.

Ao adquirir galhos, folhas e fortalecimento, seu produto ganha maturidade, relevância.

E por fim, perde seu brilho, acabando por morrer e representar o declínio.

Não se esqueça que os produtos nem sempre são bens, também podem ser serviços. 

Outro método funcional é se fazer os seguintes questionamentos:

  • O que não gosto nos produtos dos meus concorrentes?
  • Qual o maior problema que meu produto pode resolver?
  • Como posso tornar meu produto melhor?
  • Por que veio aqui hoje?

De maneira geral, não há muito segredo. Esteja sempre questionando-se como seu produto pode ser melhorado, entenda o que seu cliente precisa e atenda exatamente às suas necessidades.

Preço

Obviamente, o preço é o valor de venda do seu produto. 

A precificação nem sempre é vista como uma das tarefas do marketing, mas ainda sim, é uma das definições essenciais. 

O preço é determinante na construção da marca e é o único P que gera receita para a empresa. 

Essa definição é bastante sensível para a sobrevivência e o sucesso de um negócio.

É indispensável que tenha um preço de venda não tão baixo que inviabilize a empresa, mas não tão alto que espante os clientes e prejudique as rendas. 

Tenha um preço justo diante do mercado, mas que cumpra com os compromissos financeiros. 

O preço é a quantidade de dinheiro que o consumidor paga pelo produto, e ao mesmo tempo, também serve para mostrar para o mercado como sua marca será vista. 

Portanto, deve-se considerar sempre os custos da empresa, os lucros que almeja, a comparação com os concorrentes, e a imagem que deseja representar perante ao mercado e o público-alvo.

Estar atento às movimentações do mercado é muito importante para que sempre tenha flexibilidade quanto às alterações dos preços. 

Apesar disso, não é recomendado variar sempre os preços, pois atrapalha e confunde os consumidores.

Praça

O P de Praça, muitas vezes não é entendido com exatidão, já que vem do inglês Place e significa lugar, assim como dentro das estratégias de marketing. 

Refere-se a onde o produto é oferecido, os canais de distribuição e seus pontos de vendas, sejam físicos ou virtuais.

Ou seja, é por este conceito que você define como seu produto chegará a um possível cliente.

Com isso, são muitas as possibilidades e preocupações que devem ser abordadas no planejamento.

Sistematizar a praça de maneira eficaz, implica em disponibilizar seu produto onde o consumidor está. 

A definição das estratégias de distribuição varia muito do tipo de produto ou serviço, dos custos envolvidos, do número de intermediários, entre outros. Errar nisso é como vender roupas de calor no inverno.

Escolha a localização onde seus possíveis clientes estão. Não espere que os consumidores busquem por você, vá até eles.

Promoção

Assim que cumpridos os outros Ps, está na hora de promover sua oferta. É o que mais estamos acostumados a associar com as estratégias de marketing. 

Não confunda esse P com descontos, neste caso, refere-se às estratégias para divulgar sua marca e o que ela oferece.

Basicamente, este conceito é responsável por mostrar a marca ao público alvo. Ele deve despertar o interesse e criar a expectativa do consumidor sobre os atributos tangíveis e intangíveis do produto.

Porém, apenas divulgar a marca não é suficiente, gerar vendas é o foco principal.

Inbound Marketing, Outbound Marketing, marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, redes sociais, entre outras, todas são boas estratégias de promoção.

As opções são muitas e a persona, ou o perfil ideal de cliente, é o que auxilia a identificar e escolher a melhor.

Mais uma vez, sabendo quem é seu cliente, o que ele busca e necessita, torna-se mais fácil atender suas necessidades.

Estas foram as principais características dos 4 Ps do Marketing. Coloque em prática e aumente bruscamente o desempenho de sua marca!

Confira também nosso artigo sobre SEO e como implementá-lo em suas estratégias de marketing.