Por: Anthony Echeverria

19 de outubro de 2022 Sem categoria Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 4 minutos

marketing digital

Existe uma imensa diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional, ainda que a grande maioria das pessoas faça uma certa confusão. 

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing tradicional não está ultrapassado e possui um papel importante na vida das pessoas. 

Do outro lado, o marketing digital expressa uma relevância incalculável, já que veicula as informações por meios digitais — principalmente a internet, onde as pessoas passam horas do dia.

Por estas razões, é imprescindível que nos dias atuais, as empresas façam uso do marketing digital.

Mas o tradicional também ainda funciona?

Descubra a diferença entre marketing e marketing digital neste artigo do nosso blog!

Marketing x Marketing Digital


Entende-se por marketing tradicional, todos aqueles meios de comunicação clássicos.

Televisão, rádio, jornais, revistas, cartazes, banners, outdoors, todos são meios tradicionais e que alcançam seus clientes através da publicidade “offline”.

Um comercial de TV, por exemplo, tem um poder muito impactante nas pessoas, se bem feito. 

Desta maneira, o marketing tradicional acaba sendo muito válido pois exerce uma influência duradoura e ativa na memória de clientes em potencial. 

Portanto, podemos afirmar sim que o marketing comum ainda funciona, desde que saiba utilizá-lo da maneira correta e atenda muito bem as necessidades de seu público-alvo.

Apesar de sempre manter o mesmo princípio, a evolução do marketing data algumas características e distinções entre si.

Com o foco exclusivo de fazer com que os consumidores tornem-se clientes através de interações com a marca, essas evoluções fizeram com que surgissem alguns novos modelos:

  • Marketing social: atrás de construir uma imagem positiva para a marca/empresa, o foco aqui é apoiar causas sociais, eventos culturais e beneficentes;
  • Marketing direto: veicula mensagens diretas ao consumidor, utilizando de canais específicos como e-mails, ligações, mensagens, etc;
  • Marketing indireto: divulga a marca pelas entrelinhas, de maneira mais sutil, normalmente “escondido” sob outros contextos;
  • Endomarketing: nesta ocasião, a ideia é engajar os funcionários de uma empresa, dirigindo ao público internamente;
  • Marketing viral: efetiva ações de impacto abrangente com baixo orçamento;
  • Marketing digital: tem como principal foco e canal de distribuição os meios digitais.

Quanto ao marketing digital, não restam dúvidas de sua efetividade, comprovada por diversas maneiras ao longo dos últimos anos.

Por simplesmente fazer o uso da tecnologia que seus futuros clientes mais utilizam: celulares e computadores, o marketing digital é a melhor forma de vender mais.

Além do alcance global, o marketing digital possibilita criar ações mais eficientes, uma melhor interação com o público consumidor e entregar a mensagem certa, na hora certa, para a pessoa certa.

As principais distinções e vantagens

Alcance

No marketing tradicional, a marca está limitada a alcançar um determinado número de pessoas, sejam assinantes ou espectadores. 

Além disso, também é limitado o tempo em que sua marca é anunciada.

Já no marketing digital, o alcance e o tempo podem ser muito maiores.

No marketing comum uma propaganda de televisão, estará disponível durante os comerciais, nas horas contratadas.

Por outro lado, um anúncio digital alcançará o número de pessoas que precisar e ficará disponível o tempo que a empresa necessitar.

Público-alvo

Uma das principais vantagens do marketing digital, é poder segmentar para quem e onde seus anúncios serão direcionados.

Embora no meio tradicional também existam algumas formas, como revistas especializadas em determinados assuntos e programas únicos de televisão, os métodos digitais de distribuição podem especificar muito mais para o público desejado. 

Como exemplo, a empresa pode fazer uma ação específica num determinado lugar para somente pessoas que não possuem animais em casa.

Controle de resultados

Apesar de no marketing tradicional, ser possível mensurar audiência, não se pode garantir que seu espectador teve interesse e prestou atenção em seu produto.

Nos meios digitais, existem diversas ferramentas especializadas unicamente nisso.

Desta maneira, a empresa pode ter um controle sobre seu investimento, o retorno dele, o número de acessos, locais de acesso, conversões, entre outras muitas métricas. 

Investimento

Outra grande diferença entre as duas formas de marketing, é o custo benefício e o valor de investimento. 

Anúncios nos meios offline, como TV, revistas, rádio e jornais, são em geral muito caros, exigindo alto investimento. 

Enquanto que no marketing digital, é possível veicular anúncios, promover sua marca com pouco investimento e aumentando de forma gradativa conforme adquire-se resultados e autoridade.

Relacionamento

O marketing digital tem um foco tremendo no relacionamento com os clientes, já que pela internet as marcas podem manter um contato direto com os consumidores.

O que não ocorre nos métodos tradicionais, que mais uma vez acaba pedindo um investimento para criar centrais de atendimento ou outros tipos de canais de comunicação. 

Estas foram algumas das diferenças entre o marketing e o marketing digital. Não perca mais tempo e atualize as formas de divulgação da sua marca!

Confira também esse artigo do nosso blog sobre os 4 Ps do Marketing!