Por: Anthony Echeverria

18 de novembro de 2022 Sem categoria Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 4 minutos

gestão de tráfego
A Gestão de Tráfego é uma estratégia de Marketing Digital que consiste em trazer mais usuários e visitantes para uma página na internet através da veiculação de anúncios. 

O Gestor de Tráfego, tem como principais tarefas a segmentação de público, a análise de métricas para gerenciar os visitantes a fim de conversões e o controle geral dos anúncios pagos e orgânicos.

Em geral, a Gestão de Tráfego é uma posição difícil de se preencher nas empresas pela falta de profissionais qualificados.

Ao mesmo tempo, também é muito requerida e muito promissora, em diversos aspectos.

Isso graças a seu amplo leque de possibilidades para atrair e trazer clientes.

Assim, o grande intuito da Gestão de Tráfego caracteriza-se por transformar visitantes em leads (potenciais clientes).

Em seguida, leads em leads qualificados que viram oportunidades e por fim, tornam-se clientes. 

Vamos nos aprofundar melhor nos conceitos de gestão de tráfego, confira!

Como age um Gestor de Tráfego?

Basicamente, o Gestor de Tráfego é o responsável por gerar tráfego para um site ou página na internet. 

Para isso, é necessário que se tenha um excelente conhecimento analítico, além da óbvia afinidade com tecnologia e ferramentas de Marketing Digital.

Também é importante que o gestor tenha um conhecimento multidisciplinar em Marketing Digital, não somente em mídias pagas. 

Quanto ao Inbound Marketing, é fundamental que o  Gestor de Tráfego tenha noções de estratégias para atrair visitantes suficientes no topo do funil.

As funções de um Gestor de Tráfego

Há gestores que possuem foco no Inbound Marketing, assim como outros que desenvolvem copies para anúncios, etc. 

No entanto, em linhas gerais, as funções que são normalmente pedidas e requeridas no mercado atual são:

  • Desenvolver a criação, planejamento e otimização de campanhas de Mídia Paga;
  • Criação de contas, gerenciadores e perfis de campanhas para os clientes em diversas ferramentas;
  • Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para implementação e planejamento de campanhas;
  • Distribuir a verba entre os canais;
  • Analisar e acompanhar as campanhas de mídia, gerindo as verbas das contas e as otimizando;
  • Análise do próprio desempenho e impacto das ações com as estratégias de marketing;
  • Criação de dashboards e relatórios para controle de resultados.

São essas e muitas outras as funções de um Gestor de Tráfego.

Tipos de tráfegos

Entre os caminhos que um usuário utiliza para chegar até seu site ou página, existem 6 tipos de tráfego. 

Os dois principais são evidentemente o tráfego pago e o orgânico, conheça!

Tráfego pago

Com anúncios pagos nas principais plataformas, como Google, Facebook e Instagram, as empresas podem aumentar drasticamente seus visitantes.

É a melhor forma para obter visibilidade online de maneira rápida e alcançar resultados a curto prazo.

Mas a grande vantagem é que se bem coordenada e otimizada, a estratégia pode render cada vez mais resultados a médio e longo prazo.

Neste tipo de tráfego, é possível definir o orçamento que será utilizado nas campanhas e anúncios, além de segmentar o público que deseja alcançar. 

Como exemplo, o Google Ads é muito importante pois as pessoas sempre estão pesquisando por algo, acessando ou até assistindo.

Então, utilizando das palavras-chave corretas e uma boa estratégia, torna-se fácil encontrar pessoas que já estão atrás de seu serviço ou produto.

Tráfego orgânico

Ao contrário do pago, o tráfego orgânico consiste em trazer visitantes de maneira gratuita. Geralmente através de mecanismos de busca.

Contudo, é claro que trazer visitantes pelo tráfego orgânico também envolve certos custos.

Afinal, se não conhece as melhores estratégias para alcançar boas posições do seu site nas buscas, precisará investir no trabalho de um profissional.

De todo modo, é interessante que mesmo pagando uma única vez, pode-se adquirir resultados a médios e longos prazos.

Por exemplo ao investir num artigo de blog, que pode trazer resultados hoje e também daqui a dois anos para uma marca. 

Diferente do tráfego pago, em que os anúncios duram somente pelo tempo pago por eles.

Tráfego de referência

O tráfego de referência, como o nome sugere, é quando um visitante aparece em seu site a partir de alguma outra página.

Ou seja, quando alguém cita seu conteúdo.

Tráfego social

Aqui, tratam-se de acessos provenientes das redes sociais. 

O que também é muito comum, principalmente quando alguém compartilha o link do conteúdo da marca na social e alguém o acessa. 

Tráfego direto

O sonho de qualquer empresa: quando alguém digita seu domínio diretamente na guia de navegação.

De certa forma um tráfego orgânico, já que não vem de uma fonte investida.

Tráfego de e-mail marketing

No caso dos e-mails marketing, existem distintas formas. 

Desde envios de pesquisas para clientes já condicionados até links de artigos de seu site para visitantes já interessados, por exemplo.

Benefícios

São diversos os benefícios da Gestão de Tráfego, mas entre os principais estão:

Tráfego qualificado

Uma boa gestão, foca e consegue entregar os anúncios para pessoas realmente interessadas e com grande potencial para se tornar um cliente!

Autoridade para a marca

Ao alcançar boas posições nas pesquisas do Google, a empresa se mostra como autoridade nos assuntos e temas pesquisados.

Aumento nas vendas

E evidentemente, quanto mais pessoas atraídas para os canais digitais, mais chances de convertê-los em clientes. 

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