Por: Anthony Echeverria

23 de novembro de 2022 Sem categoria Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 5 minutos

instagramAtualmente, o Instagram é uma plataforma muito utilizada para vendas e anúncios, em geral.

Isso porque traz muito retorno, tanto em visibilidade quanto do próprio investimento, já que existem mais de 2 bilhões de usuários ativos.

O Brasil é o segundo país com mais contas ativas no Instagram, o que torna o aplicativo uma excelente forma para promover sua marca ou produto.

Portanto, se deseja aumentar seu alcance, vender muito mais e obter sucesso a partir de custos baixos, o Instagram é altamente indicado.

Confira neste artigo algumas vantagens de utilizar o Instagram e como fazê-lo!

Por que utilizar o Instagram para anunciar seu produto?

Como já mencionado, utilizar o Instagram pode trazer inúmeras vantagens para seu produto, principalmente quando se trata em aumentar sua visibilidade e divulgação.

Deixar de lado uma rede social tão utilizada no nosso país, é descartar uma grande chance de obter mais clientes e mais vendas.

Desta forma, por exemplo, se você esta interessado em brindes personalizados para sua confraternização da empresa no final do ano, ou datas especiais, o Instagram da loja pode fazer toda a diferença para atrair sua compra, não é mesmo? Por isso é tão importante saber manusear e atrair o público por meio desta rede social.

Plataforma popular

Pense que ao divulgar seu produto no Instagram, você estará colocando ele em uma vitrine que milhões de usuários têm acesso gratuitamente.

Além disso, esses usuários costumam passar boas horas do dia nessa rede social, engajando com as pessoas, marcas e páginas com que nutrem certo afeto e simpatia.

Apelo visual

No Instagram, o visual é algo exageradamente importante. As pessoas são envolvidas, atraídas e cativadas por boas imagens, uma boa estética e uma paleta de cores bem pensada.

Assim, para bons resultados, é altamente indicado que tenha fotos realmente bonitas na sua página e se possível com uma estética única e chamativa.

Resultados potencializados

Além de tudo, o Instagram possui recursos únicos e especializados para análises e distribuição.

Ou seja, ao utilizar essas ferramentas, você consegue atingir as pessoas certas.

E, consequentemente, seus resultados serão drasticamente potencializados, uma vez que suas promoções alcançarão indivíduos que estão procurando pelo seu produto ofertado.

Como anunciar seu produto no Instagram?

Agora que já entendeu porque utilizar o Instagram para divulgar seu produto com efetividade, conheça algumas dicas de como fazê-lo!

Separamos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa, confira!

Perfil profissional

O Instagram disponibiliza algumas opções de páginas e perfil.

Entre elas, está o perfil profissional, que dispõe de recursos específicos e ajuda a criar poderosas estratégias sem gastar tanto com divulgação. 

Por meio deste perfil, você terá acesso a diversas métricas que lhe permitirão ajustar suas ações e estratégias para atingir um público específico, por exemplo. 

Com isso, é possível engajar, entender quais horários são melhores para fazer posts, qual é o perfil dos seguidores e de que forma estão engajando e interagindo com seus posts.

É uma função fundamental para conseguir números melhores e aprimorar suas técnicas e estratégias.

Portanto, não deixe de recorrer ao recurso de perfil profissional oferecido por essa rede.

Imagens

Como dito antes, o Instagram tem características extremamente visuais! O que mais chama atenção nesta rede, são imagens com alto apelo visual.

Um perfil com imagens feias e pouco atrativas, não prende o usuário por muito tempo, e consequentemente, não gera engajamento algum.

Assim, é importante entender quais tamanhos as imagens devem ter, como editá-las para tornar um diferencial e de que formas harmonizá-las entre si para que seu perfil tenha uma boa identidade e consiga atrair a atenção das pessoas.

Leve em consideração o que sua persona gostaria de estar acompanhando, visualizando.

Textos

Apesar das fotos serem o ponto principal e mais importante, dê certa atenção para pequenos textos em suas publicações. 

Traga sempre legendas criativas e chamativas, que não sejam muito longas e contenham hashtags.

Vídeos

A confecção de pequenos vídeos, de até 60 segundos, também pode ser uma boa maneira de engajar seu público e demonstrar seu produto.

No Instagram, esse tipo de conteúdo tem uma boa receptividade e prende a atenção dos usuários. 

Como tornar o perfil da sua marca mais relevante?

Primeiramente, para gerenciar o Instagram de maneira mais fácil, existem alguns aplicativos como: Crowdfire, Later, Sproutsocial e Hootsuite. Com eles, você tem acesso a alguns recursos que a própria rede não tem e auxiliam bastante. 

Agora, para tornar seu perfil relevante e engajado, não adianta somente ter muitos seguidores.

É claro que os seguidores são fundamentais, mas eles devem ser qualificados – isto é, que se interessem pelo seu conteúdo publicado ou por sua marca. 

De nada adianta ter muitos seguidores se eles sequer engajam com suas publicações de alguma forma.

Portanto, confira algumas dicas de como tornar sua marca e perfil mais relevantes no Instagram!

Recorra aos recursos da ferramenta

Há vários recursos que o Instagram proporciona para facilitar a vida de quem divulga produtos e cria conteúdos. 

Por exemplo, por meio dos Stories, você consegue mostrar um pouco do dia a dia do seu negócio, além de interagir com sua persona e trazer uma sensação de proximidade, humanizando ainda mais seu perfil.

Também existe o IGTV, onde é possível criar vídeos um pouco mais longos para mostrar as principais características do seu produto, além de explicar para que serve, como pode resolver os problemas da pessoa, etc.

Já os posts do feed, servem como uma vitrine, então devem ser caprichados e atrativos. Esses e outros recursos da plataforma são essenciais e de grande ajuda, utilize!

Hashtags

As hashtags são uma forma de alcançar ainda mais pessoas na divulgação de seus produtos. Por exemplo, se está divulgando um quadro ou pintura, pode utilizar #art #paint #draw e outros. 

Dessa maneira, as pessoas que estão procurando e recorrendo a essas palavras na rede, encontrarão o seu conteúdo.

Além disso, suas publicações aparecerão nos posts do explorar e com isso, poderá atingir pessoas que ainda não conhecem a marca.

Há também a possibilidade de acrescentar localizações. Se tem um negócio local e não entrega para outras cidades, pode incluir seu ponto de atendimento. 

Promoções e anúncios

Tanto no Facebook quanto no Instagram, existe a possibilidade de fazer publicações patrocinadas. 

Com elas, você consegue segmentar e atingir pessoas com características específicas e desejáveis. 

Por exemplo, se quer aparecer para usuários de determinada faixa etária, é possível delimitar tal aspecto no gerenciador de anúncios.

Também é possível fazer promoções para pessoas de um gênero específico, com determinados interesses e que moram em regiões que você deseja atingir. 

Deste modo, é um ótimo recurso para adquirir melhores resultados e mais eficiência.

A dica aqui é nunca colocar dinheiro de uma só vez. Faça testes, analise e desenhe o perfil de sua persona para criar anúncios efetivos.

Direct e contato pessoal

Por último e não menos importante, responda o direct! 

Essa dica não é para conseguir novos seguidores, mas sim para manter os atuais.

Um atendimento atencioso, cortês e que tire as dúvidas é fundamental para prender seus clientes e não deixar com que vão embora. 

Responda o mais rápido que puder os questionamentos no seu perfil, isso passará uma ótima impressão para quem acompanha, demonstrando atividade.

Vale caprichar na descrição dos produtos, aplicar destaques sobre a política de envio, frete, questões de reembolso e demais detalhes importantes. 

Com isso, o usuário chegará com perguntas qualificadas e pronto para a compra, na maioria das vezes.

Por fim, ao colocar todas as ideias mencionadas neste artigo em prática, você consegue transformar seu perfil de vendas em um espaço qualificado e de conversão de vendas.

Acesse também no nosso blog outro artigo sobre redes sociais para vendas e como utilizá-las para obter melhores resultados!