Por: Redação

26 de setembro de 2022 Sem categoria Nenhum Comentário
Tempo de Leitura: 4 minutos

estratégias

O marketing sempre teve um papel fundamental no desenvolvimento de pequenos, médios e grandes negócios

 

Esse conceito é estratégico e ajuda na ampliação da marca, divulgação, captação de clientes e, consequentemente, pode ser fundamental para expandir uma nova empresa que esteja surgindo.

 

Entretanto, a ideia de marketing mudou nas últimas duas décadas. Antes, ele era aplicado de maneira offline, ou seja, longe dos meios digitais. 

 

Trabalhando em conjunto com a publicidade e propaganda, as empresas divulgavam seus produtos, marca e ideais através de, por exemplo:

 

  • Panfletos;
  • Outdoors;
  • Revistas;
  • Televisão;
  • Rádio;
  • Jornal;
  • Outros.

 

Entretanto, com o crescimento exponencial da internet, esse mecanismo mudou. 

Atualmente, o marketing se dá basicamente nas plataformas digitais, de diferentes formas, trabalhando em conjunto com outros setores das empresas e sistemas computacionais, como um sistema crm.

Por que o Marketing se faz essencial?

Você pode estar se perguntando: Mas por que o marketing é essencial para o desenvolvimento dos negócios? 

 

Naturalmente, o objetivo de qualquer empresa é aprimorar suas vendas e crescer no mercado. Para isso, é preciso captar, fidelizar e converter os clientes em leads.

Nesse sentido, o marketing é o principal modelo estratégico para alcançar esse objetivo.

 

Por meio de diferentes técnicas, planos e ações, o marketing trabalha diretamente nesse processo de aprimorar o relacionamento da empresa com os seus clientes, ajudando na captação e fidelização.

 

Com o uso de um crm gratis, por exemplo, as estratégias de marketing são ainda mais fortes, pois esse é um sistema que permite uma visualização completa das informações, desejos e necessidades dos consumidores.

Por que investir em estratégias de Marketing?

Utilizar o capital disponível para o crescimento da empresa de maneira organizada e controlada, é essencial para não desperdiçar recursos que, ao longo prazo, podem decretar a falência de uma corporação.

 

Sendo assim, é fundamental captar e fidelizar os clientes para que as vendas continuem acontecendo e inclusive aumentem. Ou seja, é preciso aplicar estratégias e ideias que sejam certeiras. 

 

Nesse sentido, como o marketing é um dos principais mecanismos para atingir tais objetivos, o investimento nesse campo é fundamental. 

 

O marketing possibilita que a marca da empresa seja vista pela população, seja de maneira orgânica ou não. Juntando as ideais desse conceito com um crm gratuito, por exemplo, os resultados podem ser ainda maiores.

4 estratégias de marketing essenciais para o seu negócio

Agora que entendemos a importância do marketing para o crescimento e expansão da marca das empresas no mercado, é interessante conhecer diferentes estratégias que podem ser aplicadas nessas circunstâncias.

 

Para isso, selecionamos 5 estratégias de marketing essenciais para o seu negócio, seja um que esteja começando agora ou algum que já possua uma certa estabilidade no mercado.

  1. Marketing digital

Para começar, não poderia deixar de citar o marketing digital. Assim como dito anteriormente, esse conceito sofreu uma grande mudança com o crescimento da internet, o que possibilitou novas formas.  

 

O marketing digital nada mais é do que o tradicional. Porém, a sua diferença é que todas as estratégias agora são aplicadas em plataformas virtuais, sejam em sites de busca, aplicativos, redes sociais e anúncios.

 

De modo geral, o marketing digital engloba todas as estratégias que são aplicadas para a exposição da marca de uma empresa e para a captação e fidelização de novos clientes, através da internet. 

  1. Marketing de conteúdo

Dentro do marketing digital, existem diferentes táticas para fazer com que o cliente conheça a sua empresa e participe de uma jornada de compra, ou seja, esteja dentro de um plano traçado por um app funil de vendas, por exemplo.

 

O marketing de conteúdo é um dos principais exemplos. Através de planos traçados para conteúdos produzidos nas mídias digitais, como nas redes sociais, você expõe a sua empresa como uma referência em determinado assunto. 

 

Dessa maneira, o cliente, que pode se tornar um lead, anseia por consumir os conteúdos publicados, pois acredita que aquilo tem qualidade e referência.

  1. Inbound Marketing

A ideia do Inbound Marketing, também conhecido como de atração, é fazer com que as pessoas venham de encontro com a empresa. 

 

Ou seja, através de estratégias específicas, como  e-mails e conteúdos nas redes sociais, o inbound marketing faz com que as pessoas que já conhecem a empresa, acessem as páginas e produtos desses negócios, iniciando uma jornada de venda.

  1. Outbound Marketing

Caso uma empresa trabalhe com sistema para representante comercial gratis, por exemplo, ela precisa encontrar formas de divulgar o sistema, preços, valores e porque ele pode ser essencial para outros negócios.

 

Com isso, o outbound marketing tem justamente essa função. Ele funciona da mesma maneira que o tradicional, ou seja, através da divulgação de informações a respeito dos produtos que estão sendo oferecidos. 

 

Então, o cliente se sente atraído e corre atrás de novas informações, podendo entrar em uma jornada de compra.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.