Instagram: Veja Como Usá-lo a Favor do Seu Negócio

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, de acordo com a própria rede, o Instagram é a mídia social que mais cresce no mundo

Para se ter uma ideia, o aplicativo registra um aumento de 5% a cada trimestre, sendo considerada uma das redes mais amadas pelas pessoas.

O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais utiliza o Instagram, perdendo apenas para os EUA. 

Um dos motivos do crescimento exponencial da plataforma está nas constantes atualizações, bem como a renovação constante de recursos e ferramentas. O Stories, por exemplo, superou o concorrente Snapchat, com mais de 250 milhões de usuários.

Além disso, o Instagram aparece como uma das redes sociais com maior porcentagem de vendas

Quase 70% dos negócios fechados via redes sociais foram oriundos do Instagram, enquanto 27%, do Facebook. Desses números, cerca de 17% das vendas são convertidas em receitas.

Por conta disso, o Instagram é visto como uma das redes mais eficientes para as empresas, tanto físicas quanto e-commerces. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como usar o aplicativo a favor do seu negócio!

Instagram para o seu negócio

1. Tenha uma conta comercial

O primeiro passo para alavancar sua empresa com o Instagram é criar um perfil comercial. De acordo com o próprio aplicativo, são quase 20 milhões de contas de negócios e mais de 2,5 milhões de anunciantes em todo o mundo. 

Além disso, cerca de 85% dos usuários seguem algum perfil comercial.Para quem já tem uma conta no Instagram, não é necessário criar um perfil comercial do zero. 

Isso porque você pode trocar o seu usuário pessoal para uma conta comercial, diretamente pelo aplicativo. 

Para isso, clique no ícone de engrenagem e acesse as configurações. Depois, na seção “Conta”, selecione “Mudar para Conta Comercial” e siga as demais instruções da plataforma.

Por ser parte do Facebook desde 2012, é fundamental ter uma página comercial no Facebook para criar a conta no Instagram. 

Não há restrições para o tipo de negócio, qualquer empresa pode ter um perfil comercial: desde uma pequena loja de planejados, até grandes multinacionais.

Além de ser um perfil de usuário mais “profissional”, a conta oferece as seguintes vantagens:

  • Acesso às métricas de cada campanha;
  • Insights sobre os resultados dos anúncios;
  • Gráficos sobre a interatividade do público;
  • Informações relevantes sobre o seu público-alvo.

Com todos esses dados, a sua empresa pode criar um planejamento de marketing digital mais objetivo, com maiores chances de conversão de leads (potenciais clientes).

2. Tenha um cronograma de publicações

Não basta ter um perfil comercial e esquecer de atualizá-lo. Os usuários gostam de receber novidades, informações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Portanto, é preciso manter um cronograma periódico de publicações.

Vale ressaltar que a internet é um mar de conteúdos, por isso, a empresa precisa se destacar perante a concorrência.

O interessante é criar materiais relevantes, conforme as necessidades do público-alvo, estar atento às novidades do mercado e oferecer diferenciais.

No Instagram, o cronograma de publicações não diz respeito somente aos conteúdos postados no feed, mas aos demais recursos do aplicativo, como o Stories

Nesse sentido, recomenda-se publicar algo no Stories diariamente, até porque as postagens na ferramenta só ficam disponíveis por 24 horas.

3. Invista no marketing de conteúdo

A internet mudou a maneira como nos informamos e consumimos. Os usuários estão em busca de algo informativo e atrativo, muito diferente do marketing tradicional.

No perfil comercial do Instagram não é diferente: é preciso cativar e encantar os usuários, oferecendo conteúdo de qualidade. 

Isso quer dizer que, ao anunciar um armário sob medida para banheiro, por exemplo, vale informar preços e condições exclusivas de pagamento, contudo, é preciso falar sobre as vantagens do móvel, curiosidades e o porquê do produto ser ideal.

Ademais, o marketing de conteúdo não está apenas relacionado à escrita de legendas nas fotos do Instagram. O aplicativo permite a produção de vídeos (de até 1 minuto no feed), infográficos e outras ferramentas no Stories

O ideal é diversificar a produção de conteúdo com essas mídias para oferecer materiais diferentes.

4. Use as hashtags para ampliar a visibilidade

As hashtags (#), também conhecidas como “jogo da velha”, são recursos muito usados no Instagram. Com elas, você pode relacionar o conteúdo com outras publicações semelhantes.

Por exemplo, ao publicar um conteúdo sobre serviços topográficos, você pode usar a “#topografia” e, com isso, usuários que seguem essa palavra terão acesso ao seu conteúdo.

Recomenda-se que os perfis comerciais utilizem até 5 hashtags por publicação, com termos populares e não muito específicos.

É importante ter cuidado com as hashtags. Se usadas incorretamente, o Instagram pode considerar o seu conteúdo como spam e limitar a veiculação. Por isso, varie as palavras tagueadas e não encha o seu conteúdo com hashtags.

5. Interaja com os seus seguidores

Um dos fatores que tornou o Instagram tão popular foi a proximidade com o público. Com o aplicativo, as pessoas passaram a interagir mais com marcas, empresas e influenciadores, quebrando as barreiras invisíveis de comunicação.

Por essa razão, é interessante criar conteúdos para promover a interação com os seguidores.

O Stories pode ser um ótimo recurso para isso. Com ele, você pode criar enquetes e fazer perguntas para os seguidores. 

Assim, os usuários se sentirão importantes, pois percebem que a sua empresa leva a opinião deles em consideração

Ou seja, seu negócio tem maiores chances de crescer e ter visibilidade, porque as pessoas tendem a fechar compras com marcas que respeitam o seu público.