Por: Redação

24 de março de 2021 Redes Sociais Nenhum Comentário

Há tempos o Instagram evoluiu para se tornar a melhor plataforma de compartilhamento de fotos, sendo muito utilizado em estratégias de marketing!

Só para você ter uma ideia, os usuários postam mais de 60 milhões de fotos todos os dias e curtem mais de 1,6 bilhão de postagens! 

Ou seja, ele não é apenas uma plataforma popular entre os usuários, mas também uma parte vital das estratégias de marketing para inúmeras empresas.

No entanto, nem todas as mensagens são iguais. Campanhas de estratégias de marketing no Instagram de sucesso, como qualquer outra plataforma, requerem planejamento metódico. 

Aqui estão algumas das melhores dicas de estratégias de marketing no Instagram para promover sua empresa!

Estratégias de marketing no Instagram

Biografia, a primeira impressão

biografia do Instagram realmente serve como um cartão de visita. Ela permite que todos os usuários tenham uma ideia sobre você e o que encontrarão em seu perfil. 

Em outras palavras, a sua biografia é essencial para aumentar seu número de seguidores.

Por isso, você não só precisa escolher cuidadosamente a sua foto de perfil, mas também precisa planejar a sua biografia dentro do limite de 150 caracteres. 

Além disso, este é o único lugar onde você pode inserir links clicáveis.

Portanto, seja estratégico e vá direto ao ponto e, ao mesmo tempo, seja criativo para convencer os usuários a segui-lo. 

Conheça o seu público-alvo

A pesquisa de público-alvo deve estar no topo de sua lista de tarefas ao projetar uma estratégia de marketing no Instagram.

Parece óbvio e simples, mas muitas pessoas ainda não entendem exatamente o que significa.

Você precisa entender o seu público para que possa criar ótimos conteúdos, escrever legendas incríveis e encontrar o melhor momento para postar. 

Uma excelente compreensão dos interesses, preferências e comportamento do seu público abre o caminho para o sucesso! 

Utilize o perfil empresarial

Mude o perfil da sua empresa no Instagram para o modo empresarial. Isso não é difícil e pode ser feito com qualquer perfil normal. 

Isso porque, um perfil de negócios no Instagram torna mais fácil para seus seguidores se conectarem com você. 

Além disso, você pode criar e publicar anúncios sem usar as ferramentas do Facebook. 

É possível também realizar análises, chamadas Insights, para verificar as estatísticas de alcance, interação e engajamento de suas postagens.

Insights do Instagram

Use as ferramentas gratuitas que o Instagram oferece. As estatísticas podem mostrar o quão apaixonados são seus seguidores e o quão relevantes são seus posts. 

Você pode descobrir tudo sobre dados demográficos, localização e até horários de pico de engajamento. 

Essas ideias também são importantes, porque fornecem dicas de estratégias de marketing no Instagram sobre como otimizar seu perfil.

Intensidade nas publicações

Como esperado, em qualquer plataforma de marketing, a interação é vital. 

Anúncios no Instagram são demorados, porque exigem atualizações e monitoramento frequentes. E como o Instagram é mais visual, é preciso um pouco de tempo para atualizar suas fotos e vídeos. 

Sendo assim, o conteúdo visual sistemático é fundamental quando se trata de marketing no Instagram. 

Afinal, os consumidores irão interagir constantemente com suas postagens. Eles podem comentar, fazer perguntas, compartilhar, marcar amigos, etc. 

Portanto, manter as publicações frequentemente é essencial. Caso contrário, você perderá clientes em potencial. 

Inclusive, diversos perfis de negócios acabam contratando pessoas para interagir com os usuários e atualizar suas contas e anúncios. 

Vídeos

Os vídeos do Instagram recebem duas vezes mais atenção do que outras imagens de mídia social, então você deve usá-los com sabedoria.

As animações que explicam seu produto são sempre uma boa opção, pois são compactas e mesmo assim podem exibir muitas informações.

A criatividade e o conteúdo precisam constituir e fazer parte dos seus vídeos!

Se você criar um vídeo bem elaborado, poderá mostrar a ação dos bastidores e as pessoas por trás do produto ou de sua marca, por exemplo.

Além disso, o conteúdo, o estilo e a identidade visual devem ser adequados ao seu público-alvo. Portanto, lembre-se disso ao criá-los.

E vale ressaltar ainda que o Instagram oferece opções adicionais para postar vídeos. O Boomerang, por exemplo, permite criar um loop em seus vídeos. 

Sendo assim, usar essas e outras ferramentas e outras opções de compartilhamento de vídeo é uma ótima maneira de se destacar da concorrência.

Hashtags

Usar uma hashtag específica de sua empresa ajuda a aumentar o reconhecimento de sua marca e a compreender melhor seu público-alvo. 

Isso também se aplica às suas campanhas de marketing e à criação de tags exclusivas para elas.

Porém, tenha em mente que o Instagram é uma plataforma baseada em imagens, não em palavras. 

Então, não sobrecarregue suas postagens com hashtags; caso contrário, você estará usando a rede muito amplamente para atingir seu público-alvo e pode parecer spam.

E caso opte por utilizar hashtags, adicione-as nos comentários abaixo da postagem. Dessa forma, evita distrair o que é dito na imagem principal, e de quebra terá uma cobertura mais ampla.

As hashtags são uma forma de alcançar novos públicos e vincular suas imagens aos tópicos que deseja associar ao seu produto e marca, por isso você deve escolhê-las com cuidado. 

E claro, obter ideias de hashtags de outras empresas semelhantes é também uma excelente maneira de entender quais hashtags você deve ou não usar para atingir seu público-alvo!

Esperamos ter te ajudado com este post em suas estratégias de marketing no Instagram. Até a próxima!