Por: Redação

18 de agosto de 2021 Redes Sociais Nenhum Comentário

A melhor maneira de conseguir uma audiência engajada com a sua marca é estando presente nas redes sociais. Isso porque elas possibilitam contato e relacionamento direto com o seu público-alvo, o que é importante na hora de entregar produtos ou serviços que superem as expectativas dos seus clientes.

E para você aproveitar ao máximo o poder das redes sociais no seu negócio, separamos a seguir algumas dicas práticas para fortalecer a sua marca. Veja!

Redes sociais: a importância do planejamento

Se deseja ter sucesso nas redes sociais, faça um planejamento antes de começar as suas publicações. É através dele que você vai conseguir alinhar os interesses da sua empresa aos dos seus clientes.

E para isso, veja a seguir o que deve constar no seu planejamento:

  • Objetivos que deseja atingir;
  • Informações sobre o seu produto ou serviço;
  • Informações sobre a sua buyer persona;
  • Datas e horários das suas publicações;
  • Call to Action (chamada para ação).

Esses cinco pontos aparentemente simples, se usados da maneira correta, vão fazer você economizar tempo e dinheiro, porque é com esses dados que poderá organizar um calendário editorial, registrar as métricas desejadas e as regras de monitoramento das suas publicações.

Estratégias como estas são essenciais em todos os tipos de negócios, dentre as mais diversas opções de produtos, afinal, para que o público possa se engajar é preciso que exista qualidade.

Agora, após feito o seu planejamento, é hora de deixar o seu público encantado com o conteúdo das suas postagens!

Confira a seguir um exemplo de como um bom planejamento pode impactar positivamente na experiência do seu público.

No Apto, marketplace de imóveis novos que oferece diversos empreendimentos, na página de busca chamada “apartamentos à venda em São Paulo”, por exemplo, é possível perceber filtros específicos que refinam a busca e transformam a experiência do usuário, facilitando a procura pelo apartamento ideal.

No rodapé do site também é possível encontrar os canais de conteúdo do Apto, por meio dos quais os usuários podem encontrar informações relevantes que vão contribuir positivamente com a sua jornada de compra. É o caso do Live, canal de notícias que contempla conteúdos específicos sobre a compra de um apartamento novo.

Agora que você já reconhece a importância de um bom planejamento, confira a seguir algumas regras que irão contribuir com o engajamento do seu público.

5 regras para ter um público engajado nas redes sociais

Quem vence no mundo dos negócios é quem gera mais empatia com a sua audiência. Em outras palavras, é quem se importa genuinamente com o outro.

Por isso, veja a seguir como conseguir gerar empatia com os seus seguidores.

1- Use o poder dos vídeos virais

Um vídeo viral é aquele que as pessoas gostam de compartilhar com os amigos nas redes sociais. Ele é importante para a sua estratégia de marketing devido ao alcance orgânico, quer dizer, você não precisa fazer anúncios para alcançar novos prospects.

Pensando dessa forma, além dos assuntos pertinentes ao seu negócio, acrescente vídeos engraçados, motivacionais e memes na sua agenda de publicações.

Para que esse modelo de conteúdo dê certo, pesquise sobre as preferências do seu público.

2- Conte histórias (storytelling)

Nós seres humanos nos conectamos muito bem por meio de histórias. Quem já não se interessou por um desconhecido porque o ouviu contando um caso interessante?

O fato é que as histórias conectam pessoas. Dessa forma, pensando em aumentar o engajamento com o seu público, coloque no seu planejamento algumas histórias de superação, motivação e/ou satisfação de clientes nos seus posts.

Anote também as datas comemorativas, elas rendem ótimas histórias, não só essas datas como a do aniversário da sua empresa, do seu time, e, também, daquelas pessoas mais engajadas nas suas postagens.

3- Mostre os bastidores do seu negócio

As pessoas se interessam em saber o que acontece na vida de quem elas gostam e, também, de como as coisas funcionam.

Por isso, mostre um pouco do seu dia a dia, tire fotos ou faça pequenos vídeos com alguma mensagem e poste nas suas redes.

Essa é uma estratégia importante para fortalecer a sua presença nas redes sociais. Afinal, nós acreditamos mais naquilo que vemos do que no que ouvimos.

4- Utilize legendas nos vídeos

 O uso de legendas em seus vídeos tem várias utilidades, entre elas estão:

  • Aumentar o tempo de permanência no vídeo;
  • Impedir a dispersão do usuário, afinal, enquanto ele assiste também vai ler;
  • Ter seu conteúdo consumido em qualquer lugar, independentemente de poder usar o áudio ou não;
  • E poder ser acessado por pessoas com deficiência auditiva – acessibilidade.

Analisando apenas esses quatro pontos, você só tem a ganhar legendando os seus vídeos, não é mesmo?

5- Defenda valores e se posicione

Conhecer e definir os valores de um negócio é vital para qualquer empreendimento, por isso, deixe-os bem claros no seu planejamento e visíveis para que eles estejam na mente de toda a sua equipe de trabalho.

As pessoas estão mais dispostas a seguir aqueles que cuidam da integridade do seu negócio.

Esperamos que essas dicas te ajudem para que você tenha muito sucesso com o seu público!