O engajamento no Instagram é algo muito importante para as empresas, afinal, essa é a maior rede social com foco em conteúdo visual – que auxilia no aumento de oportunidades das empresas, assim como as chances de sucesso no mercado.

O engajamento permite que as pessoas conheçam tudo o que essas marcas têm a oferecer. E isso só prova como a era digital em que estamos vivendo mudou muito a maneira de conquistar o público.

As redes sociais mudaram a maneira como os consumidores se relacionam com as empresas, e o Instagram traz uma ótima oportunidade para os mais diversos modelos de negócios.

Com milhões de usuários no Brasil, essa plataforma só perde em número de usuários para o Facebook, o que significa que é muito fácil encontrar os mais diferentes perfis de consumidores.

Dessa maneira, é importante que uma empresa, independentemente do que ela tenha a oferecer, conte com um perfil nessa rede social para atrair o seu público e estar sempre perto dele.

Isso é engajamento, e quanto mais pessoas estiverem engajadas com uma marca no Instagram, mais sucesso em suas ações ela terá. 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é engajamento, sua importância e também vamos dar algumas dicas para aumentá-lo nessa rede social.

O que é engajamento?

Engajamento tem como sinônimos palavras como “atrair”, “seduzir”, “cativar”, “induzir”, “dedicar-se”, “comprometer-se” e “investir”. 

E todas essas ações são importantes para o sucesso das estratégias de uma empresa no Instagram.

Voltado especificamente para os esforços em Marketing Digital, o engajamento também é interação e comprometimento entre uma marca e seus seguidores.

Por isso, é necessário que as empresas invistam em seduzir e atrair o seu público, aumentando, assim, o engajamento das pessoas. 

E quando existem todos esses requisitos, a marca tem um público que interage com ela de muitas maneiras.

Esse relacionamento aumenta o comprometimento do público, algo fundamental para qualquer negócio. Dessa maneira, é indispensável que a marca aplique boas estratégias em seu perfil no Instagram.

Importância do engajamento

Por incrível que pareça, o impacto das publicações no Instagram é muito maior do que no Facebook. Apesar dele possuir mais usuários, a outra plataforma é focada em publicações de imagens, o que atrai ainda mais a atenção das pessoas.

Além disso, vale lembrar que as publicações não alcançam todos os seguidores de um perfil. 

Isso faz do engajamento algo ainda mais importante, afinal de contas, pessoas que não demonstram interesse em certos conteúdos, não são interessantes para as marcas.

Um alto engajamento traz para a marca mais autoridade naquilo que ela faz, e isso oferece mais confiança para os consumidores. 

A confiança é o sentimento mais importante, pois é nela que o consumidor moderno se apoia.

Inclusive, ter um perfil nas redes sociais, é também uma oportunidade para aumentar o lucro das empresas.

Um bom engajamento também possibilita maior economia nos investimentos em outras estratégias mais caras.

O Instagram Business, por exemplo, permite que as empresas estejam 24 horas por dia em contato com seus clientes, sem gastar muito com isso.

Só que, para ter acesso a esses benefícios, as empresas precisam saber como trabalhar com essa rede social e aumentar o engajamento do público.

Estratégias para aumentar o engajamento

Quando se fala em um público engajado é importante considerar que deve haver mais do que quantidade, ou seja, a qualidade também é essencial. Para isso, as principais dicas são:

1 – Produção de enquetes

As enquetes do Instagram são importantes para interagir com os seguidores. Para criá-las, é necessário seguir um passo a passo:

Criar conteúdo base

O conteúdo base deve ser criado no Instagram Stories. Nele, é possível colocar uma imagem, um vídeo e até animações.

Adicionar recurso enquete

Após criar e posicionar a imagem, arraste a tela do celular para ver as opções e clique em enquete.

Editar dados

Aqui, é necessário criar uma pergunta, por exemplo: “Que tipo de blindagem de carros você prefere?”.

Publicar a enquete

Após isso, é só publicar a enquete, e ela estará ativa durante 24 horas. Com ela, é possível aumentar o engajamento e obter o máximo de respostas possível.

Acompanhar os resultados

Não basta apenas criar, é importante acompanhar os resultados, e é possível fazer isso mesmo depois que a enquete expirar. Além disso, também é possível ver quem clicou nas opções.

instagram insights

2 – Imagens

O Instagram é uma rede social completamente voltada para o uso de imagens. Por isso, é fundamental investir nelas para aumentar o engajamento com o público.

Não basta apenas publicar uma imagem, é importante que ela seja atraente para os seguidores. A própria ferramenta oferece recursos que editam as imagens e as tornam mais chamativas.

Para as empresas, é fundamental que essas publicações envolvam não apenas produtos, mas muitos outros itens, como publicações institucionais, dicas, etc.

Além disso, as imagens devem ser publicadas no feed e no stories. Uma boa dica é publicar imagens de promoções nos stories, porque ele possui um perfil mais imediatista, por ficar disponível apenas 24 horas.

Quando imagens de promoções são publicadas, a empresa consegue facilmente atrair a atenção dos seguidores para algo que parece ser imperdível.

3 – Vídeos

Em 2018, o Instagram disponibilizou uma novidade incrível para seus usuários, o IGTV. Nele, as pessoas e empresas podem publicar vídeos com duração de até uma hora. 

Ao fazer esses vídeos, as empresas podem mostrar:

  • Lançamentos de produtos;
  • Bastidores da empresa;
  • Vídeos de clientes satisfeitos;
  • Conteúdos exclusivos.

Também é possível fazer vídeos ao vivo, as famosas lives no Instagram. Inclusive, em tempos de quarentena por causa do Coronavírus, as lives são uma excelente maneira de se comunicar com os seguidores.

Elas preenchem o dia a dia das pessoas, e mostram a elas que a marca está preparada para passar por esse momento, e sempre preocupada em oferecer os melhores conteúdos.

4 – Boas legendas

Aquele ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras é verdadeiro. No entanto, um texto também é importante, e no Instagram, ele é conhecido como legenda.

Nessa legenda é importante explicar, resumidamente, o que a imagem representa. Além disso, é interessante usar os emojis, porque eles ajudam a chamar a atenção dos usuários.

5 – Hashtags

As hashtags ficaram muito famosas com o surgimento do Instagram. Elas são importantes porque, por meio delas, os usuários conseguem encontrar publicações referentes a assuntos do interesse deles.

O ideal é usar mais de uma hashtag, escolhendo bem as palavras que vai usar. Para isso, faça uma pesquisa para ver de que maneira as empresas concorrentes usam essas palavras.

No entanto, é importante evitar hashtags muito longas, pois isso dificulta que as publicações sejam encontradas. Também é recomendado evitar o uso de mais de 30 hashtags, para evitar o que é conhecido como shadowban

O shadowban é uma espécie de punição do Instagram para usuários que usam muitas hashtags, dentre outras violações. Isso faz com que as publicações não sejam visualizadas por nenhum seguidor da página.

Atualmente, o número ideal de hashtags fica entre 6 e 10.

6 – Incluir localização

O Instagram também é uma excelente maneira para que um cliente encontre uma empresa. Por exemplo, uma loja de materiais de construção publica uma imagem de promoção de porta de madeira maciça e marca sua localização.

Quem estiver pesquisando sobre isso na rede social e estiver próximo do local da loja, receberá uma atualização. Isso faz com que as empresas aumentem consideravelmente suas vendas, sem muito esforço.

7 – Citação de outras marcas

Existem parcerias que são muito lucrativas, e o Instagram sabe disso. Quando uma marca menciona outra, as duas saem ganhando.

Um exemplo seria um restaurante fazer uma publicação e mencionar um estacionamento parceiro.

Por exemplo, o restaurante pode anunciar que quem almoçar ou jantar no local, terá desconto no estacionamento. Essas publicações atraem a atenção dos usuários para os dois negócios.

E quanto mais uma empresa é marcada nas publicações de outras, mais visibilidade ela ganha. 

Portanto, também é uma excelente maneira para aumentar o alcance das publicações e o reconhecimento da marca.

Considerações finais

As redes sociais mudaram completamente a maneira como as empresas estão em contato com seus clientes. E o Instagram é uma delas.

Nele, é possível mostrar para os consumidores quem a organização realmente é, aumentando o engajamento e conquistando a confiança do público.

Então, mais do que estar presente nesta plataforma, é importante mostrar-se sempre perto dos seguidores para que estes se interessem cada vez mais pela marca.

O engajamento do público beneficia os negócios, e faz com que ele chegue a outras pessoas que tenham perfil para ser cliente de uma marca.