Com o aumento de tempo livre e o isolamento social, é cada vez mais comum nos depararmos com uma transmissão ao vivo – live, seja no Instagram, YouTube, Twitter ou Facebook.
No entanto, nem sempre sabemos como usar esse recurso direito, apenas ligamos a câmera e colocamos no modo de transmissão ao vivo e… Pronto! Agora, é começar a conversar com os participantes e fazer a gravação.
Porém, antes de aproveitar essa “onda de lives”, é preciso deixar o improviso de lado. Afinal de contas, para se destacar das outras pessoas/empresas, o conteúdo precisa ter qualidade.
Por esse motivo, se você está começando agora no mundo das lives, separamos 7 dicas para fazer uma transmissão ao vivo de sucesso e alcançar muita visibilidade. Veja!
Dicas essenciais para uma transmissão ao vivo – Live
1 – Tenha um roteiro
O primeiro passo para uma live de qualidade é saber o que você irá falar.
Por exemplo, se a intenção é informar sobre como funciona uma topografia urbana para um público de arquitetos e engenheiros, é necessário elaborar um roteiro para não esquecer de nenhum detalhe importante durante a transmissão.
Também é preciso definir o motivo pela qual você decidiu criar esse conteúdo.
Seja para anunciar um produto, responder perguntas da audiência, fomentar debates, ou fazer um show, é importante saber o objetivo da transmissão ao vivo.
Dessa forma, até mesmo durante a divulgação, o público fica ciente do conteúdo e já sabe o que esperar da sua live.
2 – Escolha um bom horário
O sucesso da sua transmissão ao vivo depende, é claro, da presença do público. Por esse motivo, precisamos escolher um horário em que os nossos seguidores estejam online, para que eles possam acompanhar o conteúdo.
Para descobrir o horário ideal, você pode montar uma enquete, ou então, seguir as métricas disponíveis nas próprias redes sociais, verificando quais são os dias e horários de maior acesso no seu perfil.
Não esqueça de uma coisa: cuidado com as horas de maior tráfego nas redes!
O Instagram, por exemplo, tem um grande número de lives às 19h, e isso pode prejudicar a qualidade da sua transmissão, pois a própria plataforma fica sobrecarregada.
Por isso, o ideal é aliar um horário confortável para a audiência, mas que também não prejudique a conectividade da sua live.
3 – Estabeleça uma duração
Depois de organizar o seu roteiro, é preciso estabelecer uma duração para sua live.
Para isso, verifique as especificações de cada rede social, visto que as plataformas possuem diferentes limites de transmissão ao vivo.
Abaixo, veja o tempo de duração das lives das principais redes sociais:
- Instagram: 60 minutos;
- Facebook: 90 minutos;
- YouTube: 12 horas (transmissão ao vivo);
- YouTube: 8 horas (eventos).
Importante ressaltar que tanto as transmissões ao vivo, com mais de 12 horas no YouTube, quanto as de 8 horas em eventos, não são arquivadas pela plataforma.
4 – Tenha qualidade de som e imagem
Não é preciso ter equipamentos profissionais para alcançar uma boa qualidade de som e imagem. Mas é preciso que o seu celular garanta um áudio sem interferências e uma imagem nítida.
Para quem vai usar o celular, a dica é optar pelo uso dos fones de ouvido. Dessa forma, é possível captar melhor a voz do apresentador e diminuir os ruídos externos.
Faça testes para verificar a qualidade de som e imagem, antes de iniciar a live.
5 – Cuide do cenário
Além do som e da imagem, o cenário é outro aspecto muito importante para o sucesso da sua transmissão ao vivo.
Por isso, antes de começar, certifique-se que o espaço possui uma iluminação adequada e que não há objetos ao redor que possam “poluir” o visual.
No caso de transmissões mais longas, o recomendável é ter um tripé ou um suporte para apoiar o celular, para que a live não fique tremida.
Ao montar o cenário, lembre-se de colocar artigos ilustrativos e que tenham relação com o conteúdo abordado.
Por exemplo, em uma transmissão no YouTube, você pode colocar uma placa com gravação a laser em vidro mostrando a quantidade de seguidores, ou de algum prêmio que você ganhou como produtor de conteúdo.
6 – Divulgue com antecedência
A live precisa ser divulgada com antecedência, para que o público seja convidado e se prepare para a transmissão ao vivo, conhecendo a temática e a presença dos possíveis convidados. Do contrário, corre-se o risco de quase ninguém assistir.
No Facebook, há a opção de programar o horário da live e compartilhar o link para transmissão em sua página.
Já no Instagram, existe um adesivo de contagem regressiva, que avisa os seguidores do horário da transmissão.
7 – Converse com seu público
As pessoas que participam da sua live também gostam de ser notadas. Por isso, interaja com o público, respondendo as principais perguntas, conversando e mantendo um espaço agradável de engajamento.
Lembre-se sempre de agradecer à todos os participantes quando finalizar a live e convidá-los para participar das próximas transmissões.
Nenhum Comentário