Por: Bruno Guerra

23 de setembro de 2020 Empreendedorismo, Marketing Digital, Redes Sociais, Vendas Nenhum Comentário

Se você possui uma empresa e quer alavancar o seu negócio com as redes sociais, é fundamental ter em mente que um dos passos mais importantes para conquistar isso é fazer um bom gerenciamento de redes sociais. 

E o que é um gerenciamento de redes sociais?

Basicamente, é um conjunto de ações, estratégias e análises que você deve fazer em relação as suas redes sociais para aproveitar ao máximo o potencial delas. Ou seja, vai muito além de simplesmente publicar algo em sua página ou seu perfil.

E para conseguir impulsionar o seu negócio com esses canais, é essencial seguir a dicas que falaremos a seguir. Veja!

1. Estabeleça objetivos

Quais são seus objetivos com as redes sociais? Ganhar curtidas e seguidores? Fazer mais vendas? Criar um canal de relacionamento com clientes? Gerar reconhecimento de marca? Aumentar o tráfego em seu site/blog?

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de redes sociais é saber o que você quer com elas, isto é, o que você pretende alcançar ao fazer este tipo de investimento.

É claro que para muitas empresas, os objetivos são todos esses acima, porém é importante estabelecer primeiro um foco para saber quais ações tomar e quais estratégias adotar para chegar em algum lugar. 

E, conforme os resultados forem começando a aparecer, você pode ir ajustando e alterando suas ações e estratégias, de modo a alcançar todos os objetivos!

2. Escolha os canais certos

Como sabemos, há inúmeras redes sociais na internet. Por isso, é importante que você tenha foco ao investir nelas, ou seja, escolha os canais certos para trabalhar, aqueles em que os seus clientes estão de fato.

Talvez o Facebook funcione melhor para a sua empresa do que o LinkedIn, ou vice-versa. 

Portanto, é interessante fazer um estudo prévio e verificar quais canais os seus clientes em potencial estão. Assim, você poderá destinar todos seus esforços a essas redes!

E não exagere, estar em três redes sociais já está de bom tamanho.

3. Crie um calendário editorial

Para ter resultados satisfatórios com as redes sociais, é essencial criar um calendário editorial, ou seja, um cronograma em que você estabelecerá a sua rotina de publicações.

Dessa forma, será muito mais fácil se organizar e planejar as publicações de conteúdos. Por exemplo:

  • Quantas publicações serão feitas? Uma por dia? Duas por semana? 
  • E os horários? Você publicará de manhã, de tarde ou a noite? 
  • Além disso, quais serão os formatos? Imagens, vídeos, Gifs, artigos…?
  • E em quais canais você publicará? Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest…?

Tudo isso precisa estar bem alinhado em seu calendário editorial. Assim, as publicações terão consistência e regularidade, o que é fundamental para o sucesso nas redes sociais.

Isso porque, se você publica uma vez ou outra, só quando lembra ou tem vontade, como é que as pessoas o acompanharão? Será muito mais difícil, pois elas não saberão quando você fará uma publicação.

Agora se você publica, por exemplo, um post toda quarta-feira, às 20h30, o seu público-alvo já sabe que haverá algum conteúdo em sua página neste dia e neste horário, entendeu?

4. Automatize suas publicações

Fazer o gerenciamento de redes sociais é bem trabalhoso, ainda mais com a necessidade de fazer publicações regulares.

Por isso, automatizar as publicações facilitará e muito a sua vida, afinal de contas, você terá um software, uma ferramenta ou um aplicativo que fará isso para você.

Por exemplo, você tem um post que quer publicar no Instagram, no Facebook e no Twitter, porém, como sabemos, acessar cada rede social e fazer um publicação de cada vez leva um certo tempo. 

Agora com a automatização isso não é necessário, pois você pode simplesmente escolher o post e selecionar todas as redes sociais que quer publicá-lo!

Além disso, nesses tipos de ferramentas geralmente existe uma opção para poder agendar as publicações. 

Dessa forma, você já pode deixar tudo (ou quase tudo) programado para ser publicado em determinados dias e horários, o que facilita e agiliza muito o seu trabalho.

Exemplo de ferramentas: AgoraPulse, Buffer, Mlabs, RD Station e Sprout Social.

5. Avalie métricas e dados 

Com suas campanhas no ar e seus posts sendo publicados, agora é hora de você avaliar as métricas e os dados que as redes sociais e as ferramentas vão fornecer para você.

E isso uma ação de suma importância, pois assim você conseguirá ver o desempenho que seus publicações estão tendo, o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Por exemplo, se suas publicações no IGTV que são feitas toda segunda-feira pela manhã, não estão tendo um bom alcance e o engajamento desejado, você pode analisar as métricas e os dados que tem para mudar isso, talvez publicar em um outro dia ou em um outro horário já melhore os resultados.

Pronto! Seguindo as dicas deste artigo, você já estará muito mais preparado para fazer um bom gerenciamento de suas redes sociais!