O que é Call to Action e como se beneficiar dele?

“Entre em contato”, “baixe agora”, “aproveite”, “inscreva-se”… Com certeza você já leu uma dessas dicas em diversos sites por aí, não é mesmo? Esse tipo de dica que incentiva a pessoa que está lendo a realizar uma ação é chamado call to action (cta), que significa “chamada para ação” no português ao pé da letra, sendo assim, são links ou funções de uma página que fazem com que os usuários/leitores realizem ações, ou seja, funciona como um guia do cliente até a conversão final (comprar produtos, inscrição, contratar serviços, download, etc.).

Porque o Call to action é importante?

Usabilidade, essa é a palavra que define o call to action, afinal, ele melhora a navegação do usuário de forma que fique tudo mais claro. Além disso, os ctas te ajudam a convencer o usuário a fazer o que você deseja (se isso for a vontade dele, claro).

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, um bom CTA pode ajudar muito na conversão do seu site. Imagina só, o cliente visita a sua loja e não encontra o botão “comprar”? Estranho né? Um site considerado com boa usabilidade é aquele na qual o consumidor/cliente consegue encontrar o que deseja de forma rápida e clara.

Vale lembrar que ele deve ser objetivo e relacionado com o que propõe, afinal, fica bem chato o cliente clicar em um botão para realizar uma ação e quando chegar ao momento de converter ele se deparar com uma coisa totalmente diferente do que já foi proposto. No caso de CTAS para inscrições, preenchimento de formulários, enquetes, etc., você deve oferecer algo interessante ao usuário, caso contrário ele jamais irá deixar os dados dele. Pode ser um e-book, um cupom de desconto, não importa o que seja o que vale é incentivá-lo.

Como montar uma boa Call to Action

Agora que você sabe a importância do CTA fica aquela dúvida: como montar uma boa cta? Por isso, fique ligado aos itens abaixo:

O que os seus futuros clientes querem?

Pense nos visitantes do seu site, tente imaginar como eles chegaram até lá e o que provavelmente eles estão procurando? O que o atrairia? Ao responder essas perguntas você poderá descobrir por meio da lógica qual seria o próximo passo do usuário e assim oferecer uma CTA correta.

Conteúdo Relevante

Esqueça completamente aqueles CTA genéricos, como o “Clique aqui”, por exemplo. Usando cta personalizadas você deixa o seu site com a cara do seu produto/serviço e auxilia na reputação do seu site.

Cor Utilizada

Pode parecer bobagem, mas a cor que você usa no seu botão de CTA é importante também. Da mesma forma que pensamos detalhadamente nas cores do design é valido prestar atenção na hora de escolher a cor do call to action, pois existe uma cor para cada finalidade. Confira abaixo alguns exemplos:

Vermelho: essa cor tem um efeito marcante aos olhos do ser humano e por isso deve ser usada com moderação, mas pode ser perfeita para um botão “Compre agora”.

Amarelo: uma cor chamativa e marcante. Deve ser moderada também, mas é uma boa cor para um botão “Entre em contato”.

Vale ressaltar que a cor dos botões não deve interferir no design do seu site. Se não fica uma bagunça né?

Bom, agora que você já sabe como montar uma boa CTA já pode começar a usar a dica em seu site e logo você perceberá os resultados. Conte para a gente a sua experiência.

Por hoje é isso, até mais!

Confira outros posts do blog aqui.