Por: Bruno Guerra

8 de novembro de 2020 Empreendedorismo, Marketing Digital, Negócios Nenhum Comentário

Um conhecimento muito importante que todo empreendedor precisa ter é o de como encontrar clientes em potencial usando a Internet.

Afinal, esse tipo de conhecimento é essencial para garantir um bom fluxo de clientes e ajudar na hora de manter seu negócio de pé, mesmo em tempos de crise.

Por exemplo, para você ter uma ideia, a pandemia causada pelo novo coronavírus já gerou o encerramento de mais de 700 mil empresas só no Brasil.

No entanto, não é apenas em épocas de crise que é necessário saber como encontrar clientes em potencial usando a Internet.

Isso porque, 50% de todos os negócios no país vão à falência em menos de 4 anos de idade por causa da má administração e da dificuldade de ter um fluxo estável de receitas para poder planejar o seu crescimento de modo sustentável.

Portanto, se você quer aprender como encontrar clientes em potencial usando a internet e não deixar mais a sua empresa em risco de falir por não ter clientes, siga a leitura do artigo abaixo!

Dicas essenciais para encontrar clientes em potencial usando a internet

Veja a sua base de clientes atual

Você sabia que existe um mar de oportunidades escondidas nos seus clientes atuais? Pois é! Este artigo sobre vendas por indicação do Rodrigo Noll explica de maneira mais detalhada como é possível encontrar centenas de novos clientes através dos seus consumidores atuais.

O que acontece é que a sua base de clientes atual pode ser transformada em um ponto de ação para você conseguir novos consumidores. Isso tudo pelo uso do Marketing de Indicação.

Dessa maneira, um cliente pode indicar a sua empresa para mais e mais pessoas e iniciar uma sequência de indicações a longo prazo.

Invista em montar uma boa persona

Existe uma outra maneira que a sua base de clientes pode ajudar a encontrar outros consumidores para o seu negócio: montar uma boa persona para a sua campanha de marketing.

Uma persona é um perfil semi-fictício. Ele é semi-fictício porque, de fato, não existe, no entanto, é montado com base em dados reais, o que é essencial para encontrar novos clientes.

Exemplo

Suponha que após uma análise da sua base de clientes, você tenha percebido que a maior parte dos consumidores da sua empresa de software são homens de 40 a 52 anos e que ocupam uma posição de decisão dentro de uma empresa.

Esse já é um bom indício para começar a achar outras pessoas por aí.

Além disso, com uma boa persona definida você terá informações sobre o hábito de consumo de informações, interesses, dificuldades, objetivos, etc.

E tudo isso ajudará você a montar uma campanha de marketing ideal para encontrar novos clientes online.

Use ferramentas de lookalike em redes sociais

Uma maneira automatizada de criar e usar uma persona na internet é com as ferramentas de lookalike nas redes sociais.

Aliás, essas ferramentas são essenciais para quem quer saber como encontrar clientes em potencial usando a internet.

Para usá-las, basta ter uma base de dados dos seus clientes com o e-mail ou telefone deles, por exemplo.

De posse dessa informação, insira os dados no mecanismo do Facebook para que ele busque seus clientes na sua própria base de dados.

Depois de achar todos os clientes, ele montará um perfil semelhante ao do seu cliente ideal e permitirá que você faça anúncios focados nesse perfil.

Isso ajudará a encontrar mais consumidores online!

Explore o público de influenciadores digitais

Por fim, uma dica interessante é tentar encontrar novos clientes na internet com o apoio dos influenciadores digitais. 

Eles são uma das tendências do marketing moderno porque realmente funcionam.

Um influenciador é uma pessoa que tem um perfil muito seguido na internet e, normalmente, os públicos se reúnem ao redor desses perfis porque encontram informações e conteúdo de valor ali.

Para uma empresa isso é útil, pois os perfis dos influenciadores são como um funil de potenciais clientes. 

Basta encontrar o influenciador certo para poder coletar uma nova leva de consumidores para o seu negócio.

No entanto, é importante que o influenciador em questão seja realmente relevante para o seu público.

Pronto! Agora você já sabe como identificar clientes em potencial usando a Internet e, portanto, pode utilizar essas dicas para criar um bom fluxo estável de receitas para o seu negócio.

Dessa forma, ficará mais fácil controlar o crescimento da sua empresa, trazendo mais negócios para você e estruturando o seu crescimento de maneira mais sustentável no geral.

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