Por: Redação

5 de abril de 2021 Negócios Nenhum Comentário

O processo de compra de um cliente, muitas vezes, é um caminho longo e cheio de curvas e, por esse motivo, muitos empreendedores têm interesse em saber como fazer marketing voltado para fidelização

Isso porque, mesmo para uma marca experiente, que já está há anos no mercado, o marketing para atrair e, principalmente, fidelizar clientes, pode ser desafiador, ainda mais agora que estamos vivendo um momento de crise causado pela pandemia de Covid-19.

Porém, supondo que você já tenha uma lista de clientes ativos, você pode se concentrar menos na aquisição e mais em manter os clientes atuais satisfeitos, para que voltem a comprar de você. 

Afinal, faz todo o sentido: gaste mais tempo com os clientes que você já conquistou e pare de perseguir agressivamente por novos clientes.

Inclusive, os custos associados também serão bem menores do que os custos ligados à aquisição de um novo cliente. 

Sendo assim, para conseguir isso, você deve procurar construir fidelidade à marca e recompensar seus clientes atuais.

E a boa notícia é que existem diversas maneiras de fazer isso, desde um programa de fidelidade até uma entrega de brindes, como canecas personalizadas, calendários, bloco de notas, chaveiros, canetas e muito mais.

Portanto, se você quer saber mais sobre como fazer marketing voltado para fidelização, é só continuar acompanhando a leitura com atenção!

Marketing voltado para fidelização

Manter os consumidores próximos de sua marca é uma ótima maneira de preservá-los como seus clientes por um longo período de tempo

No entanto, como você deve saber, esta não é uma tarefa tão simples e fácil. 

Agora, para te ajudar, nós separamos a seguir algumas dicas sobre como construir fidelidade à marca com seu público e base de clientes. Veja!

1. Entrega com qualidade e valor (mais do que o esperado)

Uma das maneiras óbvias de construir fidelidade à marca é cumprir tudo o que você prometeu e cumprir com o mais alto padrão. 

Portanto, nunca decepcione os clientes e, caso haja alguma situação problemática, procure resolvê-la da melhor maneira possível, de modo a não perder um consumidor.

Além disso, os serviços e/ou produtos que você fornece também precisam ser da mais alta qualidade – mantenha esse alto nível em tudo que você faz para que o valor que oferece nunca seja questionado. 

E claro, entenda o que satisfaz os seus clientes e concentre sua energia nisso! 

Afinal, se você exceder, superar as expectativas de seu cliente, não haverá razão para ele olhar em outro lugar na direção de seus concorrentes.

2. Converse com seus clientes regularmente

Falar regularmente com seus clientes ajuda a fortalecer o vínculo entre eles e a sua empresa. 

Por isso, conte a seus clientes sobre os desenvolvimentos em sua organização, sobre as ações, novidades, etc., e pergunte a eles sobre os deles. 

Além disso, use as redes sociais para mantê-los informados e para que possam interagir/participar ativamente de suas atualizações. 

Nesse caso, você está procurando que o cliente goste de você em um nível mais próximo e pessoal, e não há melhor maneira de fazer isso do que demonstrando interesse.

3. Forneça incentivos 

Às vezes, a melhor maneira de causar uma impressão positiva nos clientes é surpreendê-los. 

Por isso, oferecer incentivos inesperados ajuda a fortalecer o vínculo e mostra uma apreciação real, na qual você os agradece por serem seus clientes. 

E como fazer isso? Enviando presentes e brindes personalizados com o logo da sua marca, oferecendo cupons de desconto, ofertas e condições especiais, ou ainda elaborando ações referentes a aniversários e datas sazonais.

Procure surpreender seu cliente pelo menos duas vezes por ano.

4. Ofereça os melhores preços (descontos) aos clientes atuais

A exclusividade é sempre recebida positivamente. É por isso que as organizações sempre tentaram oferecer descontos exclusivos a novos clientes. 

Isso porque esses clientes em potencial são mais propensos a comprar – mas, é claro, isso afasta os clientes atuais que deveriam receber esse desconto. 

Portanto, ofereça a seus clientes preços melhores para mostrar seu apreço, para que eles, por sua vez, permaneçam fiéis à sua empresa. 

Essa mentalidade não precisa se limitar a valores monetários, pois pode ser que você decida oferecer aos seus clientes acesso a novos produtos que ainda não foram lançados oficialmente.

Considerações finais

Manter seus clientes satisfeitos desempenha um grande papel no sucesso geral de sua empresa, sem mencionar seus esforços de marketing de uma perspectiva de ROI (Retorno Sobre Investimento). 

Claro, as organizações precisam de novos clientes para fins de crescimento e para preencher as lacunas de outros clientes que podem ter saído por motivos completamente fora de seu alcance. 

Mas há uma oportunidade de criar fidelidade à marca e recompensar os clientes atuais para que a carga sobre novos negócios e equipes de vendas não seja tão pesada.

Isso é extremamente importante para o crescimento da sua empresa

Portanto, seja com um programa de fidelidade ou entrega de brindes, sempre pense em seus clientes atuais. 

Esperamos que você tenha gostado das dicas que separamos sobre como fazer marketing voltado para fidelização e que agora esteja mais claro quais ações deve tomar para aproximar seus clientes da sua marca.