Por: Bruno Guerra

13 de novembro de 2020 Negócios, Vendas Nenhum Comentário

O logotipo de uma empresa é essencial para que ela fique gravada na mente do público e ao mesmo tempo atraia os consumidores. 

Aliás, ele pode até mesmo auxiliar as organizações que se encontram em situações críticas e cujas falências parecem ser cada vez mais certeiras.

Mas como é possível que apenas o método de identificação de uma empresa faça toda essa diferença? Como desenvolvê-lo de forma a alcançar metas e objetivos? 

Essas e outras respostas você confere logo abaixo!

Logotipo: como utilizá-lo e se estabelecer no mercado

Atualmente o Brasil atravessa uma crise econômica agravada pela pandemia de covid-19. Ela não só atingiu as pequenas empresas, mas também todo o mercado em geral. 

Por isso, muitas organizações vêm buscando alternativas para se manter relevantes ao mesmo tempo em que possibilitam a manutenção dos seus serviços.

Mesmo assim, o número de falências e fechamentos de empresas nos últimos meses cresceu de maneira exponencial.

Sendo assim, para não se tornar mais um número nas estatísticas, que tal apostar e investir em um novo logotipo para a sua empresa?

São inúmeras as vantagens

Dentre elas estão:

Atração do público-alvo

Esse objeto de identificação da sua empresa pode atrair mais consistentemente o público-alvo da sua organização. Assim, mesmo que o consumidor não conheça a empresa, será despertado o interesse em conhecê-la.

Identidade de marca

O logotipo é um sinônimo da empresa e por isso permite que ela ganhe uma identidade. Nesse sentido, considere que você pode optar por uma escrita identificadora mais ou menos séria, colorida ou neutra, entre outros aspectos.

Reconhecimento instantâneo

O estabelecimento de um logotipo permite que o consumidor o veja e instantaneamente identifique a marca.

Trabalho com as redes sociais

Além dos pontos acima, é inegável que o estabelecimento de uma identificação para a sua marca ajudará no trabalho com as redes sociais, algo que é indispensável atualmente.

Agora que você já conhece algumas das vantagens de como o logotipo pode ser a chave para ajudar a sua empresa e conquistar o público, é chegada a hora de entender como é possível desenvolver um que alcance o sucesso desejado.

Como criar um logotipo forte que atraia o público?

Confira a seguir as principais dicas que irão tornar o desenvolvimento do seu logotipo de maneira ainda mais efetiva, evitando desgastes à imagem da empresa e conquistando cada vez mais território no mercado consumidor.

E não esqueça de levar em consideração a criação de design de logotipos incríveis, pois ela será a sua imagem para seus clientes, e por isso, deve ser impactante.

1. Mostre a personalidade da empresa

Primeiramente, é crucial que ao desenvolver um logotipo a sua empresa considere qual é a personalidade dela e como ela quer ser vista pelo público. Afinal, esse é um marco identificador e fará toda a diferença para a instituição.

Portanto, levante alguns questionamentos importantes, como se a empresa quer ser identificada como moderna ou clássica, forte ou delicada, masculina ou feminina, etc. 

Tudo isso faz diferença no desenvolvimento.

Inclusive, é dessa maneira que se poderá desenvolver a fonte utilizada, as cores e a forma como ele será impresso em produtos e propagandas.

2. Fique atento às cores

As cores são elementos essenciais do logotipo de uma empresa e elas podem atrair ou afastar clientes, acredite. 

Elas são definidas, aliás, a partir do item anterior, pois colorações exprimem personalidade, sentimentos e situações.

Por exemplo, a cor amarela é um identificador da juventude. O crescimento, por outro lado, é identificado pela cor verde, o azul representa seriedade e assim por diante. 

A psicologia das cores, dessa maneira, é essencial para o desenvolvimento do seu identificador de marca.

3. Não se dobre aos modismos ao criar um logotipo

Outro ponto que não deve passar batido se refere às modas de estilos, cores e moldagens. 

Assim como no restante das artes e das criações, existem alguns tipos de vertentes que se tornam tendência de tempos em tempos. Contudo, é preciso cuidado, pois elas podem ser apenas passageiras.

Portanto, cuidado para não cair no erro de se aliar aos modismos da época para desenvolver seu logotipo. 

Isso porque, eles podem deixar sua identificação defasada em pouco tempo e exigir o desenvolvimento de uma nova.

Além disso, imagine um logotipo que segue modismos que, após algum tempo, não são mais relevantes. 

Tal situação pode levar a empresa a atrair novos consumidores pela sua identificação apenas por um pequeno período, tornando-se inútil depois disso.

E sendo o objetivo do desenvolvimento do elemento identificador uma forma de ajudar a sua empresa, a possibilidade de manutenção dele deve ser considerada. 

Dessa forma, quem não quer parar no tempo deve sempre se atentar ao que pode ser uma moda passageira e o que é certeiro independentemente da época.

4. Por fim, analise a concorrência

A última dica ao buscar desenvolver um logotipo para a sua empresa de modo a conquistar relevância no mercado é observar a concorrência e como ela se apresenta ao público. 

Assim, é possível identificar qual é a tendência para o seu segmento e até mesmo traçar elementos comuns entre mais de uma marca concorrente da sua.