Por: Bruno Guerra

27 de dezembro de 2021 Negócios Nenhum Comentário

Se você tem um negócio, obviamente que um de seus grandes objetivos é conseguir mais clientes, não é verdade? 

Afinal, eles são extremamente importantes para o crescimento e sucesso de uma empresa, e contribuem para que ela não fique com o faturamento estagnado ou até mesmo abaixo do esperado.

E já que estamos há poucos dias de 2022, nada mais justo do que já começar a pensar, planejar e alinhar ações/estratégias para o ano que vem, certo?

Sendo assim, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje 7 ótimas dicas para você considerar e aplicar em seu negócio ano que vem!

Assim, com base nelas, você conseguirá aumentar o número de clientes e melhorar os resultados da sua empresa. Veja!

Como conseguir clientes em 2022: dicas essenciais

Dica 1: conheça muito bem os seus clientes

Quem são os clientes? Você os conhece bem? Ou você apenas tem uma visão generalista e pouco aprofundada sobre eles?

Conhecer muito bem quem são os seus clientes é algo essencial, pois assim você conseguirá entender quais são as dores/problemas que eles têm, assim como oferecer a melhor solução para o que precisam.

Se você não tem dados ou muito conhecimento sobre o seu público-alvo e suas personas, será bem mais difícil desenvolver ações e estratégias efetivas.

Portanto, conheça bem os seus clientes e não perca tempo (e nem dinheiro) oferecendo os seus produtos e/ou serviços para qualquer pessoa. Seja assertivo!

Dica 2: crie uma experiência de atendimento única

Além de conhecer muito bem quem são os seus clientes, é fundamental que você e sua equipe forneçam o melhor atendimento possível, seja presencialmente, por telefone, pelas redes sociais ou por qualquer outro canal.

Isso porque, todo cliente quando vai comprar de uma empresa, espera ser bem atendido. Ninguém deseja ficar esperando muito tempo para ter uma resposta e nem ter que lidar com um atendente mal-educado, por exemplo.

Então, todos que trabalham em sua empresa precisam oferecer um bom atendimento, isto é, que seja ágil, empático, educado e respeitoso.

Se você (ou quem trabalha com você) não sabe tratar bem um cliente, porque ele fecharia um negócio com a sua empresa? 

Portanto, busque atrair e fidelizar consumidores pelo atendimento. Faça com que eles se sintam ouvidos, valorizados e respeitados – isso inclusive vai ajudar para que cada vez mais pessoas elogiem, indiquem e recomendem a sua organização.

Não importa se sua empresa é uma lojinha de rua ou uma multinacional. Você precisa mostrar ao seu cliente que ele é único e especial.

Dica 3: tenha um bom site

O mundo em que vivemos está cada vez mais conectado e tecnológico, isso é fato. E por conta da pandemia de Covid-19 no último ano, houve um grande impulsionamento na transformação digital para inúmeras empresas.

E nesse cenário, algo básico que toda empresa precisa atualmente se quiser atrair mais clientes e fechar mais negócios, é ter um bom site. 

Afinal, o site funciona como uma vitrine, como uma porta de entrada para que consumidores saibam mais sobre a empresa, entrem em contato com ela e assim por diante.

E para ter um bom site, ou seja, um site de qualidade, que se destaque da concorrência, é essencial que ele:

  • Tenha um visual agradável;
  • Seja bem estruturado;
  • Seja rápido, seguro, responsivo e fácil de navegar;
  • Tenha otimizações de SEO (explicaremos sobre isso mais adiante);
  • E tenha informações úteis, atualizadas e de qualidade.

Dica 4: utilize as redes sociais de forma profissional

As redes sociais são canais extremamente valiosos para uma empresa – claro, desde que o seu uso seja feito de forma correta, ou seja, de forma profissional.

Isso porque, todos os dias milhões de pessoas – e obviamente, potenciais clientes – acessam as redes sociais, seja o Instagram, o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o TikTok, o Pinterest, entre outras.

Por isso, para aproveitar todo esse potencial e alcance das redes sociais, é fundamental que você esteja presente nelas. Porém, não necessariamente em todas, e sim nas que fazem mais sentido em relação ao seu público-alvo.

E ao estar nas redes sociais, é de suma importância que você:

  • Tenha uma página ou um perfil completo, ou seja, que contenha informações úteis, atualizadas e relevantes sobre sua empresa;
  • Faça publicações regularmente e de maneira organizada/planejada;
  • Defina uma identidade visual;
  • Explore diferentes formatos – imagem, vídeo, Gif, texto, live, stories, etc.;
  • Interaja com as pessoas e outras páginas/perfis;
  • Responda dúvidas, sugestões, críticas e comentários em geral;
  • Faça parcerias estratégicas;
  • E ofereça conteúdos de qualidade, que sejam ricos, úteis, valiosos e interessantes.

Dica 5: invista em anúncios e em SEO

No marketing digital, existem dezenas de estratégias para você investir e duas das principais são os anúncios e o SEO.

Nos anúncios, você basicamente paga certas quantias para ferramentas como Google Ads para poder anunciar na internet. E no SEO, você basicamente faz ações e otimizações em seu site para que ele fique bem posicionado no Google organicamente, ou seja, de maneira natural.

E tanto os anúncios quanto o SEO, são estratégias extremamente relevantes para conseguir mais clientes e vender mais

Portanto, não deixe de considerá-las para 2022, caso a sua empresa ainda não faça esse tipo de investimento. E caso ela já faça, então considere aumentar o valor investido.

Dica 6: cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio

Aparecer na primeira página do Google é algo de suma importância para as empresas atualmente, afinal, é lá que inúmeros negócios são concretizados diariamente.

E uma forma simples e gratuita de conseguir isso, é cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio.

Basicamente, você irá preencher uma ficha com informações sobre a sua empresa (nome, segmento, endereço, telefone, etc.) e, após alguns dias, se tudo for feito corretamente, a sua organização aparecerá como resultado para diferentes tipos de pesquisas no Google – especialmente para buscas locais.

Dica 7: crie promoções estratégicas

Se tem algo que atrai consumidores, são as promoções, afinal, todo mundo gosta de pagar menos e de ter alguma vantagem/recompensa ao comprar ou contratar algo.

Sendo assim, aproveite essa estratégia para conseguir mais clientes e fechar mais vendas para o seu negócio.

Agora, é claro que você precisa fazer isso de forma estratégica, bem pensada e planejada, afinal, não dá para oferecer promoções, descontos e outros benefícios o tempo todo.

Então, com cuidado, avalie quais produtos/serviços podem ser utilizados nesse tipo de estratégia, e quando isso pode ser feito, ou seja, em que momento do ano.

Geralmente, as empresas investem bastante em ocasiões como Black Friday e Natal, porém, ao longo do ano, existem diversas outras datas sazonais que você pode aproveitar.

Dicas extras

Para finalizar o artigo, não deixe de considerar também as seguintes dicas para conseguir mais clientes em 2022:

  1. Estabeleça uma rotina de prospecção (ou tenha alguém que faça isso);
  2. Humanize suas mensagens;
  3. Utilize provas sociais (testemunhos);
  4. Promova eventos, concursos e sorteios;
  5. Dê brindes de forma estratégica;
  6. Tenha colaboradores qualificados, treinados e motivados;
  7. Aproxime as equipes de marketing e vendas;
  8. Desenvolva diferenciais competitivos;
  9. Peça indicações aos clientes atuais e dê alguma bonificação a eles por isso;
  10. Tenha um portfólio atualizado e atrativo;
  11. Desenvolva scripts de vendas;
  12. Reforce o relacionamento com quem já é cliente;
  13. Utilize a criatividade a seu favor;
  14. Busque sempre gerar valor;
  15. E esteja atento às mudanças, tendências e novidades referentes ao seu mercado e aos hábitos de consumo.

Dessa forma, colocando em prática as dicas apresentadas neste artigo, com certeza você terá muito mais chances de conseguir mais clientes em 2022!