Entenda a importância do Viewability para os anúncios da sua empresa

O Viewability é uma métrica de campanhas digitais responsável por mensurar quantas pessoas visualizaram os anúncios da sua empresa na internet, diferentemente das impressões.

Viewability e Impressões

Muitas pessoas confundem esses dois termos, mas as impressões representam a quantidade de vezes que os anúncios (banners, peças publicitárias…) foram exibidos, seja em um site ou aplicativo.

E como funciona o Viewability?

O Viewability entende que uma visualização é considerada somente se uma peça aparece na tela do usuário por pelo menos um segundo e com mais de 50% da imagem, em caso de display, e para um vídeo, dois segundos e 50% carregado, segundo definição do MRC (Media Rating Council) e IAB (Interactive Advertising Bureau).

Essas informações são relacionadas às medições que o Google faz e podem variar de acordo com a ferramenta usada para mostrar o anúncio.

Qual a importância do Viewability para os anúncios?

Muitos anunciantes ficam preocupados em pagar por anúncios que não sejam vistos pelos usuários de forma consciente.

Quem paga por esse serviço de divulgação quer que o impacto seja mais assertivo e que os anúncios estejam em locais adequados e em situações mais propícias de contexto, o que nem sempre ocorre.

Por isso, as plataformas de publicidade precisaram criar uma saída que identificasse como o anúncio foi visualizado, ou seja, de forma voluntária ou acidental.

Logo, nesse contexto a publicidade é válida somente após ser vista de fato pelo usuário. Funciona como uma garantia ao profissional de marketing que sabe se o anúncio teve a oportunidade de ser visto e não somente exibido.

Mas muitos consideram apenas o clique como melhor resultado para mensurar diretamente uma campanha e não valorizam tanto o Viewability. Entretanto, quando uma pessoa quer comprar algo e ela visualiza sua marca ou produto isso causa um grande impacto na tomada de decisão.

Portanto, o Viewability é uma ótima métrica para você ver quem visualizou seu anúncio, de fato, e assim ter um auxílio para as vendas, principalmente se o seu objetivo for branding, ou seja, gestão de marca.

É importante aplicar esse padrão para todas as campanhas de modo que potencialize os níveis de exposição e a oportunidade de visualização.

E vale ressaltar que somente o Viewability não é garantia de campanhas de sucesso, pois é preciso analisar outras métricas, como, CTR (click through rate ou taxa de cliques), CPC (custo por clique), CPM (custo por mil) e as que estiverem mais próximas do seu objetivo.

A Agência Mazag entende que essa métrica deva fazer parte da análise global da sua campanha de rede de display e de youtube, isso ajudará a entender como os objetivos de publicidade e propaganda são atingidos e como a gestão da sua marca é feita com o objetivo de sempre criar anúncios que aumentem o Viewability dos anúncios.