Todo início de ano, muitos empreendedores e donos de empresas têm o hábito de traçar metas, definir objetivos e pensar em ações e estratégias para aplicar em prol do seu negócio, sendo que dentre tantas opções, investir em marketing digital é algo que costuma estar sempre presente.
Agora, será que realmente vale a pena investir em marketing digital em 2022? Ou será que esse tipo de estratégia já está ultrapassada e é pouco eficiente hoje em dia?
É sobre isso que iremos te explicar no artigo de hoje!
Portanto, se você tem um negócio, não deixe de acompanhar essa leitura com atenção até o final.
Por que investir em marketing digital
O mundo em que vivemos está cada vez mais digital e conectado. E esse é um caminho sem volta.
Hoje, grande parte dos consumidores está online, ou seja, eles estão na internet diariamente, tanto para comprar produtos quanto para contratar serviços.
A realidade é essa. E as empresas que não se adequarem e se adaptarem a isso, vão ficar para trás.
Basta observar o que aconteceu com inúmeras organizações nos últimos dois anos. Empresas que não estavam na internet e não tinham uma boa presença digital, sofreram bastante e tiveram que se reinventar para sobreviver.
Por isso, se você tem um negócio, saiba que ele precisa estar na internet. Agora, não de qualquer forma, e sim de um jeito estruturado, planejado e profissional.
E para isso, investir em marketing digital é o caminho!
Ou seja, respondendo à pergunta do artigo: sim, vale a pena investir em marketing digital em 2022.
E para não haver dúvidas, pense em empresas grandes, bem-sucedidas e que estão tendo bons resultados. Elas têm uma boa presença na internet, não têm?
O que é o marketing digital
O marketing digital, basicamente, é um conjunto de ações e estratégias aplicadas no ambiente online (internet), para que empresas de todos os segmentos e tamanhos possam comercializar e divulgar os seus produtos/serviços e, com isso, atrair mais clientes e fechar mais negócios.
Porém, com cada vez mais empresas nesse mundo digital, não basta, por exemplo, ter somente um site ou uma página no Instagram.
Se você quer que a sua empresa cresça e se destaque na internet, você precisa investir nas estratégias certas!
E quais seriam elas?
Melhores estratégias de marketing digital para 2022
Anúncios
Quando você faz uma pesquisa no Google, acessa um site, um blog, um vídeo no YouTube, etc., é normal que apareçam alguns anúncios, não é verdade?
Pois então, esses anúncios aparecem porque empresas estão investindo nesse tipo de estratégia. E por quê? Porque ela gera resultados.
Portanto, se você quer que a sua empresa tenha mais alcance, visibilidade, clientes e vendas (e em um período de tempo relativamente curto), é interessante investir em anúncios.
E-mail marketing
Outra ótima estratégia de marketing digital para a sua empresa investir em 2022, é o e-mail marketing.
Afinal, todo mundo com acesso à internet hoje em dia, tem pelo menos um e-mail, e se a sua empresa utilizar esse canal de maneira estratégica e bem planejada, a tendência é que ela consiga ótimos resultados.
E apesar de muitas pessoas falarem que o e-mail marketing morreu, a verdade é que não é bem assim. Basta observar a sua caixa de mensagens.
Se o e-mail marketing fosse uma estratégia pouco eficiente, haveria tantas empresas utilizando-o? Não, não é verdade?
Marketing de conteúdo
Tudo na internet, de uma forma ou de outra, envolve conteúdo, seja em texto, imagem, vídeo ou outro formato.
Por isso, outra estratégia extremamente importante para investir em 2022 (e nos próximos anos também), é o marketing de conteúdo.
De pouco adianta, por exemplo, a sua empresa ter um site bonito, se ele não tem um conteúdo de qualidade.
Além disso, de pouco adianta, por exemplo, a sua empresa ter diversos seguidores nas redes sociais, se ela não gera conteúdos informativos, úteis, interessantes e que agregam valor.
As pessoas e claro, os consumidores, estão constantemente em busca de informações e de conteúdos que os ajudem de alguma forma. Portanto, a sua empresa precisa fornecer isso a eles.
Por exemplo, se no site da sua empresa há X produtos ou X serviços, é importante que cada um deles tenha conteúdos únicos, com informações úteis e completas, e com uma boa descrição.
Assim, quando houver pessoas interessadas nos produtos/serviços, elas poderão saber mais sobre eles e tirar diversas dúvidas que poderiam ser um obstáculo.
Quanto mais a sua empresa facilitar o entendimento a respeito do que ela faz e do que ela vende para os consumidores, melhor será.
Marketing de influência
Nos últimos anos, os influenciadores digitais se tornaram pessoas bastante requisitadas por empresas.
E por quê? Porque através do seu público, dos seus seguidores e do engajamento que possuem, eles conseguem gerar resultados interessantes em termos de publicidade e divulgação.
Portanto, vale a pena considerar essa estratégia em prol da empresa.
Redes sociais
As redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, TikTok e LinkedIn, são acessadas por milhões de pessoas todos os dias.
E dentre essa grande quantidade de pessoas, com certeza há muitos clientes em potencial.
Portanto, aproveite esses canais para divulgar o seu negócio, os seus produtos e/ou os seus serviços, porém, utilize-os também para gerar valor, para interagir e se relacionar com os seus consumidores.
Hoje, as pessoas gostam de se sentir mais próximas e conectadas com as marcas que compram.
SEO
Por fim, mas não menos importante, outra estratégia essencial para a sua empresa investir esse ano (e nos próximos também), é o SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization.
Mas afinal, o que seria o SEO?
De forma simples e objetiva, o SEO é uma estratégia de marketing digital em que são realizadas análises, estudos e otimizações para que sites, blogs e vídeos no YouTube fiquem bem ranqueados nos mecanismos de pesquisa.
E isso de maneira orgânica, ou seja, natural, sem que você precise pagar diretamente para o Google ou o YouTube, por exemplo, para estar entre os primeiros resultados (ao contrário dos anúncios, citado mais acima).
Agora, quais seriam os benefícios de se investir em uma ou mais dessas estratégias acima?
Principais benefícios de se investir em marketing digital
Alcance
Se você tem uma empresa e ela não está na internet, ela fica com o alcance limitado, dependendo apenas de pessoas que vivem ou passam pela região onde ela está estabelecida.
Agora, se ela está na internet, ela terá um alcance muito maior, podendo fechar negócios com consumidores de outras cidades, de outros Estados e, dependendo, até mesmo de outros países.
E não só isso, ela poderá também fechar negócios a qualquer hora do dia ou da noite, e em qualquer dia da semana. Ao contrário, por exemplo, de uma loja física, que tem que fechar certos dias e horários.
Sendo assim, pare e reflita: você prefere que a sua empresa tenha um alcance limitado e feche 50 negócios por mês, ou você prefere que ela tenha um alcance maior, global, e feche 500 negócios por mês? A decisão é sua.
Visibilidade
De acordo com diversas pesquisas e estudos feitos nos últimos anos, muitos consumidores, antes de fecharem um negócio com uma empresa, fazem pesquisas na internet, seja no Google ou nas redes sociais.
Agora, se a sua empresa não está na internet e se ela não é encontrada pelas pessoas, ficará mais difícil de se conseguir novos negócios, não é mesmo?
Portanto, outro benefício de se investir em marketing digital, é que por meio de ações e estratégias bem definidas e aplicadas, a sua empresa será encontrada e, com isso, terá mais visibilidade, bem como oportunidades para atrair clientes em potencial e aumentar as vendas.
Atração de clientes
Se a sua empresa tiver mais alcance e visibilidade, ela também irá atrair mais pessoas, ou seja, clientes em potencial.
Pode ser, por exemplo, por meio do site, do blog, das redes sociais, do e-mail marketing ou qualquer outro canal.
O ponto é: se a sua empresa investir em marketing digital e ter estratégias bem alinhadas e definidas, ela irá atrair cada vez mais clientes.
Custo-benefício
Se você quiser investir em ações em grandes veículos, como canais de televisão ou emissoras de rádio, você terá que desembolsar uma quantia de dinheiro significativa – fora que talvez você não tenha o resultado esperado.
Agora, na internet, a dinâmica é outra. Isso porque, os valores, muitas vezes, não são elevados e há muito mais flexibilidade.
Por exemplo, você pode investir de acordo com o orçamento que tem disponível e ir aumentando-o conforme o necessário, e conforme a empresa cresce e tem mais resultados.
Segmentação
Outro benefício de se investir em marketing digital é a sua grande capacidade de segmentação.
Ou seja, por meio de ações, estratégias e ferramentas, a sua empresa pode atingir as pessoas certas, na hora certa, evitando assim, o desperdício de tempo e dinheiro.
Basicamente, a sua empresa só aparece para quem de fato tem algum interesse em fechar um negócio com ela – o que torna o investimento muito mais direcionado e assertivo.
Diferencial competitivo
Destacar a sua empresa da concorrência, com certeza é algo que você deve dedicar esforços.
Isso porque, com tantas organizações vendendo os mesmos produtos e/ou oferecendo os mesmos serviços atualmente, é importante que a sua empresa se diferencie de alguma maneira.
E isso pode ser conquistado, por exemplo, por meio do atendimento prestado, por meio dos preços cobrados, ou até mesmo pelo investimento que a sua empresa faz em marketing digital.
Pois é! E isso acontece, porque se a sua empresa investe em marketing digital de forma correta e profissional e os seus concorrentes não, ela estará à frente deles em diversos aspectos.
Dados e métricas
No marketing digital, é comum o uso de algumas ferramentas e de alguns softwares. E com os contínuos avanços da tecnologia, hoje eles são grandes aliados para quem almeja resultados na internet.
E por quê? Porque essas ferramentas e esses softwares fornecem diversos dados, métricas e informações que contribuem para que as ações e estratégias sejam mais eficientes.
Ou seja, as campanhas online, as otimizações realizadas, etc., não são feitas com base em “achismos” e sim com base em números.
Além disso, com esses dados, métricas e informações fornecidas, é possível avaliar e corrigir ações/estratégias que não estão performando, ou seja, gerando resultados.
Dessa forma, é possível fazer ajustes e modificações, de modo que as ações/estratégias passem a melhorar e a performar.
Portanto, se você quer conseguir mais clientes em 2022, fechar mais negócios e melhorar os resultados da sua empresa este ano, não deixe de investir em marketing digital!
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