SEO é a sigla utilizada para Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca).
Resumidamente, é o conjunto de técnicas, ações e estratégias utilizadas no Marketing Digital para gerar melhores resultados no tráfego e no desempenho de um site a partir de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa.
Atualmente, para que seu site tenha destaque e apareça com relevância nos principais buscadores: Google, Youtube e Bing, é mais do que necessário incluir o SEO em suas estratégias de marketing.
Por isso, hoje em dia, a grande maioria das empresas que buscam introduzir campanhas de otimização, recorrem ao SEO, que é capaz de aumentar drasticamente a geração de leads, o tráfego orgânico e as vendas.
Afinal, segundo o Search Engine Journal, 60% das pessoas clicam apenas nos três primeiros sites dos resultados de pesquisa e, 75%, sequer acessam a segunda página.
Ou seja, se está atrás de resultados para a sua empresa, não há mais espaço para perder tempo!
Confira neste artigo o que é o SEO e saiba como implementá-lo em seus negócios.
Principais fatores de classificação
Assim como esclarecido anteriormente, o SEO nada mais é do que formas e técnicas de otimização, com a finalidade de influenciar o algoritmo dos buscadores para elevar o ranqueamento na página a partir de uma palavra-chave de pesquisa.
Por exemplo, quando alguém busca por “desentupimento de ralos”, diversos resultados são apresentados. Aqueles que utilizam as melhores estratégias de SEO estarão aparecendo em destaque, no topo das páginas.
Isso porque conseguiram provar ao Google, ou outro site de pesquisa, que o conteúdo merece estar naquele ranqueamento.
Somente o Google processa mais de 40.000 pesquisas por segundo e traduz cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia.
Diante disso, como conseguir as melhores classificações num cenário tão disputado? Verifique a seguir as duas principais estratégias.
ON PAGE
O SEO on page são todas as otimizações feitas dentro da própria página. Ou seja, quando uma empresa atualiza seu conteúdo de acordo com as estratégias de SEO.
Entre os principais recursos on page, estão:
- Títulos e descrições utilizando a palavra-chave;
- Uso de imagens também com descrições;
- Confecção de conteúdo relevante;
- Aplicação de URLs adequadas e amigáveis;
- Links para conteúdos do próprio site.
Com essas técnicas, o Google avaliará todo o conteúdo e fará uma precisa compreensão de tudo o que suas páginas estão dizendo, assim as classificando da melhor forma possível.
Os buscadores também escolhem os sites que oferecem melhor experiência ao usuário, por isso a própria audiência atribui maior valor as páginas melhores posicionadas durante as pesquisas.
De modo geral, o SEO on page se especializa principalmente nisso: otimização das páginas web para que fiquem o mais adequado possível aos buscadores para atender aos fatores de ranqueamento.
Concluímos que o on page é evidentemente sobre técnica, mas também sobre ser amigável.
Seu grande objetivo é usar das otimizações para conseguir inspirar, cativar, educar e orientar os usuários durante as navegações na Internet.
OFF PAGE
Do outro lado, o SEO off page é tudo o que acontece fora da página e fora do seu site, mas auxilia a dar referência e valor ao seu negócio no mercado.
Desta maneira, o off page tem foco no relacionamento do seu site com os outros na Internet e a quantidade de backlinks que recebe. Essa estratégia é conhecida como link building e é considerado um dos principais determinadores de ranqueamento.
Quanto melhor o relacionamento de seu site com o restante, maior o nível de autoridade da página.
Além de tudo, o SEO off page permite receber visitantes de outros lugares, aumentando o tráfego e gerando cada vez mais leads.
Estratégias para implementar o SEO
Lembre-se que o SEO, por se tratar de um tráfego orgânico, dispõe de resultados a longo prazo. Tenha isso em mente antes de aplicar as técnicas em seus sites.
Confira os pontos principais e que não podem faltar para alavancar seus negócios com o SEO!
Conteúdo
Um dos pontos principais das estratégias de SEO, é o marketing de conteúdo.
Quando um usuário busca por algo nos sites de pesquisa, ele não somente quer propagandas rasas e sensacionalistas, mas sim informações valiosas, educadoras e instrutivas.
Possuir um conteúdo de qualidade aumenta exageradamente o tráfego das páginas e transmite autoridade para a empresa.
Para colocar o marketing de conteúdo em prática, é necessário que tenha um blog inserido no site do seu negócio.
Com isso, torna-se possível o compartilhamento de artigos, vídeos, histórias, listas, entre outros materiais.
URLs
As URLs também são fatores importantes para o ranqueamento, já que os sites de buscas as utilizam para identificar sobre o que a página trata.
Uma URL deve ser concisa, simples e objetiva, pois assim os buscadores encontram sua página com mais facilidade.
Deixe-a amigável para que não seja confundida com um spam, evitando sempre códigos, números e símbolos.
Tudo isso também aprimorará a experiência do usuário.
Palavras-chave
A utilização das palavras-chave é muito popular e fundamental dentro do SEO. A técnica consiste na aplicação dos termos mais pesquisados, que também devem aparecer ao longo do conteúdo para que o algoritmo faça a ligação com as páginas.
Contudo, não adianta utilizar as palavras-chave de maneira aleatória e jogada. Empregá-las com coerência é muito importante para uma boa experiência do usuário.
As insira na URL, pelo menos uma vez em um H2 e nas primeiras palavras do texto.
Cuidado para não aplicar demais pois pode acabar sendo considerado uma prática black hat, que é punida fortemente pelo Google.
Priorize sempre a experiência do usuário, seja natural.
Imagens
Vale muito a pena investir em pelo menos uma imagem como complemento de seu conteúdo.
Além de deixá-lo mais atrativo, também melhora bastante o ranqueamento nos resultados das pesquisas.
Desta maneira, aplique uma fotografia que ilustre bem o foco de seu conteúdo.
Para se aprofundar melhor em como ter bons resultados nos sites de buscas, você pode clicar aqui e conferir outro de nossos textos!
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