Por: Bruno Guerra

26 de maio de 2021 Marketing Digital Nenhum Comentário

SEO e Google Ads são, atualmente, as principais estratégias de marketing digital para você investir, visando o sucesso da sua empresa na internet.

Porém, uma coisa que você precisa ter em mente é que uma estratégia não exclui a outra. 

Na verdade, elas são complementares e, ao uni-las, você potencializa os resultados do seu negócio no ambiente online. Veja!

Benefícios de unir SEO e Google Ads

Construir uma presença de qualidade na internet envolve muitos fatores e, tanto o SEO quanto o Google Ads, são grandes responsáveis por isso.

Basicamente, o SEO refere-se a um trabalho de médio a longo prazo, que visa a pesquisa e o tráfego orgânico, de modo que a sua empresa esteja sempre bem posicionada no Google sem ter que pagar diretamente para isso.

Já o Google Ads está relacionado a um trabalho mais imediato e rápido, e que visa a pesquisa e o tráfego pago, no qual a sua empresa paga uma certa quantia para aparecer no Google por meio de anúncios.

No entanto, em ambas as estratégias, o objetivo é um só: gerar mais negócios para a sua empresa.

Portanto, se você quer que o seu negócio prospere, tenha cada vez mais clientes e gere inúmeras vendas todos os meses, vale (e muito) a pena investir em SEO e Google Ads.

O trabalho de SEO auxiliado pelo Google Ads (e vice-versa)

Como dissemos acima, o SEO é um trabalho de médio a longo prazo e envolve otimizações técnicas, produção de conteúdo, estudo de palavras-chave, análise da experiência do usuário, entre outros diversos fatores.

Ou seja, o SEO é algo que leva um certo tempo para trazer resultados de fato.

Porém, enquanto a sua empresa trabalha o SEO, ela pode justamente investir em Google Ads.

Desse modo, ela começará a ganhar mais visibilidade, a atrair novos clientes e a gerar mais vendas. 

No entanto, claro, será preciso pagar para que os anúncios sejam veiculados e gerem resultados. 

A partir do momento que você parar de pagar para anunciar no Google Ads, os seus anúncios param de aparecer e a sua empresa “some” do Google.

Agora, ela só sumirá completamente se você investir única e exclusivamente em Google Ads, pois se a sua empresa tiver um trabalho bem feito de SEO, ela continuará aparecendo no Google, só que organicamente e, assim, mesmo que você pare de anunciar, ela ainda estará presente (e bem posicionada) no buscador mais utilizado do mundo.

Portanto, se você quer que a sua empresa esteja sempre aparecendo no Google quando clientes em potencial fizerem buscas pelo seu produto ou serviço, invista em SEO e Google Ads.

Exemplo prático

Para finalizar, separamos um exemplo prático para explicar a importância da união das estratégias de SEO e Google Ads.

Vamos supor que um potencial cliente fez uma busca no Google por um produto ou um serviço que a sua empresa vende.

E, por conta do trabalho de SEO, o site da sua empresa apareceu nos primeiros resultados de maneira orgânica. 

Ele então o acessou, viu as informações, porém saiu do site sem efetuar nenhuma compra.

Isso quer dizer que você perdeu o cliente e a chance de vender, certo? Não necessariamente.

E sabe por quê? Porque talvez ele estava apenas fazendo pesquisas e se informando melhor sobre um determinado produto ou serviço. Não era o momento de compra.

Porém, com o Google Ads, você pode “recuperar” esse cliente em potencial e gerar uma conversão, pois você pode criar anúncios deste determinado produto ou serviço para aparecer para ele, entendeu?

Ou seja, uma conversão pode começar com a pesquisa orgânica (SEO) e terminar com a pesquisa paga (anúncios), ou vice-versa. De qualquer forma, você poderá atrair clientes e fechar mais negócios, apenas o caminho para isso que poderá ser diferente.

Agora, se houver investimento somente em uma ou outra estratégia, é bem provável que o resultado não seja o mesmo.

Além disso, vale destacar que se a sua empresa apenas anuncia no Google Ads e não trabalha o SEO, um cliente em potencial pode até clicar em um anúncio da sua organização, mas a conversão tende a ser mais difícil.

Portanto, se você quer potencializar os resultados da sua empresa na internet e, com isso, gerar mais lucros para ela, não deixe de investir em SEO e Google Ads