Por: Bruno Guerra

18 de agosto de 2020 Adwords, Marketing Digital, Mazag, SEO Nenhum Comentário

Entender o que é SEM e SEO é algo de suma importância para empresas que estão na internet e que querem resultados online.

Afinal, todos os dias, em algum momento, você recorre a ferramenta de buscas (Google) para realizar alguma pesquisa, não é verdade?

E toda vez que um site é publicado na internet, os buscadores procuram indexá-lo de modo que seja encontrado rapidamente por quem o procura.

É nessa procura que entram os mecanismos SEO (sigla para Search Engine Optimization) e SEM (sigla para Search Engine Marketing).

Por isso, saiba mais sobre cada uma dessas siglas abaixo e como encaixá-las para que o seu marketing digital seja o mais eficaz possível.

Entendendo o conceito de SEO

O SEO basicamente refere-se a otimizações para motores de busca. Isto é, trata-se de uma junção de técnicas de otimização para que blogs, sites e páginas na internet fiquem bem posicionados.

Tudo isso para alcançar bons rankings orgânicos, de modo a gerar tráfego não pago e autoridade para um determinado site ou blog.

Até porque, a todo o momento, milhares de pessoas acessam a internet para fazer pesquisas nos buscadores, em especial o Google.

E como sabemos, todos os usuários da internet desejam sanar as mais diversas dúvidas, desde qual o melhor IPTV assinar, até como fazer a migração do WhatsApp para o WhatsApp Business.

Visto isso, em cada busca, o Google ou outra ferramenta de pesquisa, procura organizar os conteúdos em forma de ranking.

Dessa forma, ele oferta as melhores respostas nas primeiras posições.

Contudo, cada pesquisa demonstra um momento ou período para a sua marca oferecer a melhor solução para o que os usuários buscam.

Em resposta a isso, você tem mais chances de ganhar visibilidade e cliques, receber mais tráfego orgânico e gerar mais resultados com a sua presença online.

No longo prazo, o SEO – que é orgânico – é menos caro e ajuda a construir credibilidade na pesquisa. No entanto, é importante criar continuamente conteúdo de qualidade e compartilhá-lo nas mídias sociais para manter esse nível.

Distinção entre SEM e SEO

Vamos entender a seguir o que significa SEM, para assim termos clareza da sua diferença em relação ao SEO.

A sigla SEM em uma tradução livre para nossa língua seria algo como: marketing para os motores de busca.

Ou seja, trata-se de técnicas com o propósito de otimizar sites e blogs para colocá-los mais perto do topo dos resultados, podendo ocorrer tanto de maneira orgânica quanto paga.

Sem páginas de destino, páginas da web e conteúdo de blog otimizados para pesquisa, será difícil para o seu trabalho de SEM obter os resultados esperados.

SEM e SEO: diferenças

Ao tratarmos de estratégias de marketing e internet, achamos inúmeros artigos contendo diversas siglas, e entre elas, se destacam o SEO e o SEM.

Ambas abrangem o mesmo assunto, porém não são iguais. Veja atentamente para não fazer confusão.

O SEM visa as ferramentas de buscas na internet. Com isso, seu marketing envolve diversas teorias, estratégias e ferramentas para melhorar a imagem e vendas de marcas e empresas.

Já o SEO refere-se às estratégias de otimização para sites/blogs, de modo que gerem resultados orgânicos (não pagos) dentro dos mecanismos de buscas.

Então, o SEO consiste em um dos instrumentos do marketing para buscadores, que denominamos como SEM.

Essas siglas são confundidas pelo fato de o SEO ser essencial e o mais utilizado dentro das estratégias de marketing inclusas no SEM, sendo o SEO o elemento mais importante do SEM.

O SEO integra o SEM, pois, engloba todo tipo de estratégia para motores de busca, inclusive a criação de anúncios pagos e links patrocinados.

Por sua vez, o SEO compõe as estratégias orgânicas, isto é, que não envolvem compra de mídia.

Sua empresa forte no mundo digital

Como você qualifica a popularidade do seu negócio no mundo digital? Boa? Ruim?

Para atingir seu público-alvo na internet, existem diversas estratégias para escolher e uma das principais é investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de um site de qualidade (e consequentemente no SEO para que ele fique bem posicionado organicamente).

Além disso, você pode manter um blog atualizado com notícias e dicas para os seus leitores/clientes e claro, postar regularmente nas redes sociais como Facebook, Instagram, dentre outras.

Tudo isso, se executadas de maneira adequada, podem garantir que o conteúdo que sua empresa posta, atraia o público certo e possibilite que seu negócio alcance os resultados desejados.

Considerações finais

O SEM e o SEM tratam-se de ações muito conhecidas e utilizadas no marketing digital. Porém, é importante entender o que cada estratégia significa e qual a ligação entre elas para aplicá-las corretamente.

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