Saiba Como Utilizamos o Machine Learning e as Listas Inteligentes Para Gerar Mais Conversões Para Nossos Clientes

Você já ouviu falar em Machine Learning e/ou Listas Inteligentes? Se não, continue acompanhando este artigo e descubra como utilizamos estas duas importantes ferramentas aqui na Mazag para gerar mais conversões e leads para nossos clientes!

O que é Machine Learning?

O Machine Learning ou aprendizado de máquina é uma ferramenta que combina ciência, estatística e codificação por computador para fazer previsões com base em padrões descobertos em dados. 

Ao contrário dos sistemas de decisão baseados em regras, os algoritmos de ML são projetados para analisar dados e descobrir padrões que as pessoas não conseguem encontrar sozinhas. 

Em outras palavras, o aprendizado de máquina aproveita o poder e a objetividade dos computadores para ver coisas em big data que humanos não conseguem – e depois usar essas ideias para determinar como novos dados podem ser usados ​​para prever com precisão os resultados.

Vamos exemplificar: você já fez compras online, certo? E, ao verificar um produto, você já notou quando ele recomenda um outro produto semelhante ao que você está procurando? Ou você já notou em um site que “a pessoa que comprou este produto também comprou este?”.

Como eles estão fazendo essa recomendação? Isso é Machine Learning!

ML e o Marketing Digital

As ferramentas de Machine Learning têm a capacidade de analisar conjuntos de dados extremamente grandes e assim apresentar resultados interessantes que as equipes de marketing podem usar em proveito próprio. 

Para organizações que utilizam ferramentas como esta, os times de marketing têm mais tempo para se especializar em outras áreas e usam as descobertas do ML para obter novas ideias detalhadas para otimizar suas estratégias de marketing.

As maneiras pelas quais o aprendizado de máquina está sendo usado no mundo do marketing ajudam a expandir a compreensão do público-alvo e a entender como otimizar suas interações com ele.

Por exemplo, com o uso do Machine Learning no Marketing Digital:

  • Alcança-se clientes com base na intenção de compra, prevendo seus movimentos futuros fundamentados em dados comportamentais existentes;
  • Melhora-se a prospecção por meio de recomendações geradas por computador e listas como “você também pode gostar”;
  • Diminui-se os custos de publicidade executando algumas tarefas que antes eram apenas gerenciáveis ​​por humanos;
  • Obtém-se insights melhores encontrando tendências e correlações ocultas em conjuntos de dados de tamanhos anteriormente incontroláveis.

Listas inteligentes

E as Listas Inteligentes?

As Listas Inteligentes ou Smart Lists são listas de remarketing geradas por IA (inteligência artificial) com aprendizado profundo. 

Embora o remarketing seja uma ideia muito simples, as listas tradicionais podem ficar “inchadas” com pessoas que provavelmente não serão convertidas. E isso é resultado dos critérios limitados disponíveis para adicionar pessoas às listas de remarketing. 

Agora como o nome sugere, uma lista inteligente é muito mais esperta e seletiva sobre quem é adicionado e removido de uma lista de remarketing.

O que é preciso para usá-las?

Existem certos critérios de dados que são precisos cumprir para obter o máximo das Listas Inteligentes:

  • Um site de comércio eletrônico;
  • Gerar 500 transações mensais;
  • 10.000 visualizações de página diárias.

Sem atingir esses números, ainda é possível usar as Listas, entretanto, elas serão baseadas em sites semelhantes aos seus e não em seus próprios dados. 

Como resultado, é mais improvável que essas Listas Inteligentes (um pouco menos inteligentes), tenham um desempenho tão bom quanto uma lista sob medida.

Então, como o Machine Learning e as Listas Inteligentes podem ajudar nas conversões?

Todo mundo em marketing e vendas já experimentou um crescimento explosivo de interações, à medida que mais consumidores entram no mercado online usando mais dispositivos. 

O que é surpreendente é que muitos consumidores escolhem fazer negócios com base em experiências passadas – não em produtos. 

Em outras palavras, a má experiência do cliente em qualquer etapa de contato pode acabar com oportunidades duramente conquistadas. E mesmo aqueles que fazem um bom trabalho para atrair consumidores cometem erros no caminho da conversão.

O obstáculo do abandono de carrinho

Para tirar proveito das interações dos visitantes, é necessário analisar profundamente seus gastos digitais e a eficácia da conversão

Um dos principais problemas é o abandono do carrinho. Mesmo quando o marketing digital é eficaz, alguns setores experimentam taxas médias de abandono de carrinho bastante altas. 

E, há muitas razões pelas quais esses visitantes não convertem, sendo os motivos mais comuns: não encontrar o que precisam, encontrar um preço melhor em outro lugar e uma navegação no site ruim.

Portanto, o desafio de lidar com essas perdas de oportunidade tem sido que o comportamento do consumidor é complicado; eles mudam de ideia e frequentemente de maneiras inesperadas. 

Logo, ter a capacidade de entender essas mudanças em tempo real tornou-se extremamente importante.

Ações por parte dos clientes

Todo site tem um objetivo. Você pode ajudar os visitantes que não estão seguindo o caminho certo ou parecem estar perdidos usando o Machine Learning e a Inteligência Artificial para monitorar e analisar seus movimentos. 

Isso os ajuda a chegar onde precisam ir mais rapidamente, removendo todos os obstáculos ou problemas que estão enfrentando. 

Resultados

Depois de ter o perfil do cliente, as informações de localização e muito mais e claro, acompanhar a navegação dos visitantes, é possível observar o resultado: esse visitante concluirá a venda ou abandonará o carrinho e irá para outro lugar?

Saber isso permite que você se aproxime apenas daqueles identificados como improváveis ​​de serem convertidos, enquanto aqueles que servem com êxito podem ser deixados em paz. 

Isso também ajuda os representantes de vendas a concentrarem seu tempo onde é mais provável.

Leads até a conversão

Portanto, aproveite melhor seus gastos com marketing digital investindo no poder do Machine Learning e das Listas Inteligentes, além, claro, da Inteligência Artificial. 

Dessa forma, usando informações em tempo real, você poderá interagir de maneira proativa com clientes em potencial no momento certo através do melhor canal – ligação, bate-papo, e-mail, WhatsApp… e assim, aumentar as conversões, gerando mais vendas em seu site e mais lucros para o seu negócio

Até porque quanto mais você souber sobre seus clientes, mais eficaz será as suas campanhas de marketing.