Principais Maneiras de Provar o ROI do Marketing Digital

11 de dezembro de 2019 Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

ROI= Retorno Sobre o Investimento.

Todo mundo quer. Poucas pessoas sabem como encontrá-lo. 

O ROI é uma métrica de sucesso vital para clientes e agências, uma maneira útil de avaliar campanhas de marketing e geralmente é a diferença entre uma agência reter clientes ou perdê-los.

ROI do marketing digital

Provar ROI não é uma tarefa fácil, mas todos nós devemos agradecer que atualmente podemos prová-lo, ao contrário de 1998, por exemplo. 

A tecnologia tornou possível mostrar realmente o impacto financeiro de seu marketing no sucesso de uma empresa

Além disso, dependendo do nível de sofisticação em seu sistema de rastreamento, gerenciamento e relatórios de leads, você poderá calcular o ROI do cliente até o centavo. 

Tudo se resume à forma como seus sistemas são integrados – e se sua tecnologia é ou não utilizada em todo o seu potencial.

O ROI de marketing é igualmente importante ao de outras áreas – e cheio de pressão – para os CMOs (Chief Marketing Officer); 53% deles dizem que seus superiores estão preocupados principalmente com o aumento da receita

Por isso, se você possui um cliente que é CMO, pode ter certeza de que eles estão monitorando essa métrica.

Abaixo, apresentaremos as principais maneiras pelas quais os profissionais de marketing e agências podem provar o ROI. Veja!

Principais Maneiras de Provar o RO do Marketing Digital

Afaste a conversa das métricas de marketing

Como profissional de marketing experiente, você pode ver facilmente o valor das métricas de marketing, como impressões e reconhecimento. 

Porém, clientes e vendedores vivem em um mundo diferente – desprovido de métricas como CTR – taxa de cliques e CPM. Eles podem ter dificuldades para ver a conexão entre métricas de marketing e vendas reais. 

A maneira mais simples de provar o ROI do marketing digital é conectar seu marketing aos leads reais. Se outras pessoas não conseguirem ver quantos leads obtiveram com seu marketing, talvez não vejam o valor de seus esforços.

Prove que seus leads são cotáveis ​​e qualificados

Algumas pessoas da sua empresa podem estar satisfeitas com os números de conversão brutos e não precisam procurar conversões para ver quais realmente resultaram em leads qualificados. 

Outros podem agir mais como interrogadores; conversões duvidosas e solicitando detalhes da captura de leads para fazer backup dos totais brutos da conversão.

Se você está familiarizado demais com o fato de ser interrogado sobre seus leads, considere explorar uma ferramenta de rastreamento de leads com qualificação de leads. 

Esse tipo de ferramenta permite gerar relatórios que apresentam detalhes do lead, incluindo o valor do lead em alguns casos. 

De acordo com a pesquisa da SalesForce , 32% dos profissionais de marketing B2B dizem que “qualidade de leads” é um dos seus maiores desafios. 

Resolver esse enigma é uma ótima maneira de provar o ROI do seu marketing.

Receba crédito por todos os leads possíveis.

Você provavelmente aproveita a chance de receber crédito por leads provenientes de seus esforços de marketing, mas é impossível receber crédito por leads que não pode acompanhar.

A maioria dos profissionais de marketing pode rastrear apenas informações no nível da superfície sobre leads provenientes de preenchimentos de formulários. 

Eles sabem que os leads estão chegando, mas não sabem se os leads estão qualificados ou não

Dessa forma, para receber crédito pelos leads provenientes do seu marketing, você precisa explicar se esses leads valem ou não.

Para empresas locais, muitos dos leads mais qualificados são via telefone. Os consumidores que ligam para empresas tendem a se converter 30% mais rapidamente do que as pessoas que entram em contato com empresas por outros métodos.

A captura de todos os dados associados a cada chamada telefônica e conversão online pode ajudar a garantir a captura de todos os leads e todas as informações sobre esses leads. 

Além disso, a adição de software de rastreamento de chamadas aumentará instantaneamente o número de leads mostrado em todos os relatórios. Clientes e CEOs gostam de ver isso.

Relatório sobre a qualidade dos leads, não apenas a quantidade

A capacidade de qualificar leads – por meio de feedback simples – permite reforçar os relatórios de conversão com detalhes concretos dos leads

Quando um cliente ou CEO perguntar sobre o ROI, você poderá mostrar a eles a qualidade, os detalhes e os números de valor, exatamente no relatório. 

Depois de calcular o valor de um único lead, você pode explicar quantas vendas potenciais você está realizando e provar sua eficácia em marketing.

Use os relatórios de landing page para provar o valor do conteúdo

Com o uso do Mazag Leads – ferramenta da Agência Mazag, você pode filtrar seus dados por origem e por página de destino.

Digamos que você queira se concentrar em uma landing page que você desenvolveu recentemente. Talvez seja uma página sobre um novo produto ou talvez você esteja testando A/B diferentes páginas de destino.

Com o Mazag Leads, você pode gerar um relatório que mostra quantos leads descobriram seu cliente como resultado dessa página de destino.

Em seguida, você pode filtrar esse relatório para mostrar quantas chamadas telefônicas (ou bate-papos ou preenchimentos de formulários) vieram dessa landing page, ver as informações de contato e até reproduzir a gravação de chamadas para cada um desses leads.

Os relatórios da página de destino podem ajudá-lo a fazer várias coisas, incluindo:

  • Provar o valor de uma estratégia de conteúdo;
  • Identificar as partes do conteúdo que geram mais leads;
  • Otimizar os esforços de pesquisa orgânica com base em quais páginas de destino geram mais conversões.

A melhor coisa sobre esses tipos de relatórios detalhados? Eles apresentam diversas métricas focadas nas vendas, como leads e conversões, que a maioria das pessoas pode conectar facilmente ao ROI.

Considerações finais

Se você pode provar seu ROI e provar que está gerando leads valiosos, você pode se tornar rapidamente o melhor amigo do seu cliente ou CEO.

Provar ROI é estabelecer conexões claras entre seus esforços de marketing e os esforços de vendas da empresa. 

Quanto mais você puder fazer isso, mais poderá contar com relacionamentos de marketing de longo prazo e fluxos de receita sustentados.