Atualmente, por conta dos avanços tecnológicos e da popularização da internet, existem diversas estratégias de marketing digital que ajudam empresas a conquistar mais vendas e clientes todos os anos.

No entanto, justamente por isso, é comum que surjam algumas dúvidas, afinal:

  • Quais são as melhores estratégias para investir? 
  • Quais geram mais resultados? 
  • E quais delas são mais adequadas para o meu negócio?

Com tantas opções, às vezes fica difícil decidir, não é verdade?

Sendo assim, para te ajudar, nós separamos no artigo de hoje as principais estratégias de marketing digital para você investir, de modo que a sua empresa cresça cada vez mais.

Portanto, continue acompanhando a leitura para descobrir quais são elas. Esperamos ajudá-lo (a)!

Principais estratégias de marketing digital

Como sabemos, ter uma empresa não é algo simples e fácil. Demanda muito tempo, esforço, dedicação, paciência e investimentos.

E tratando-se de investimentos, além do capital humano, é essencial que qualquer empresa hoje em dia invista em marketing digital.

Isso porque, os consumidores estão cada vez mais conectados. Eles acessam a internet para comprar, tirar dúvidas, ler depoimentos, saber mais a respeito de um produto ou serviço e muito mais!

Ou seja, hoje o consumidor tem muito mais conhecimento e informações à disposição para tomar uma decisão.

Por isso, é de suma importância que qualquer organização que queira prosperar atualmente, esteja na internet. Caso contrário, estará perdendo inúmeras oportunidades.

Porém, não basta apenas estar na internet. É preciso estar do jeito certo.

E para isso, é fundamental investir em algumas estratégias de marketing digital, sendo as principais:

SEO

Todo mundo (ou quase todo mundo) acessa o Google diariamente para fazer alguma pesquisa. E dentre essas diversas pesquisas, há muita gente querendo comprar algo ou contratar algum serviço.

Agora responda: quando um potencial cliente faz uma busca no Google por algum produto que você vende ou por algum serviço que oferece, a sua empresa aparece para ele nos primeiros resultados?

Se sim, ótimo! Se não, está mais do que na hora de você investir em SEO!

Basicamente, o SEO consiste em um conjunto de técnicas e otimizações que são feitas em seu site/blog para que as pessoas e clientes em potencial possam encontrá-lo de maneira mais fácil organicamente.

E por que isso é tão importante? Porque a maior parte dos usuários na internet não acessa as páginas 2-3-4 em diante do Google. 

Logo, se a sua empresa não está na primeira página, nos primeiros resultados, como é que ela será encontrada? Como é que os clientes chegarão até ela e comprarão dela?

Portanto, investir em SEO é essencial para que a sua empresa ganhe mais visibilidade e notoriedade de maneira orgânica, isto é, não paga.

Anúncios

Como dissemos anteriormente, o SEO ajuda o seu site/blog a ser encontrado no Google de maneira orgânica. 

No entanto, esse não é o único jeito da sua empresa aparecer nos resultados de busca do Google.

Você pode investir também em anúncios e em links patrocinados do Google Ads.

Dessa forma, ao anunciar na internet, a sua empresa pode aparecer no Google, em sites de terceiros, em blogs, em redes sociais, em aplicativos, em vídeos no YouTube e em muitos outros canais!

E tudo isso de uma forma altamente segmentada, ou seja, os anúncios aparecerão para potenciais clientes que de fato estão interessados em seu produto e/ou serviço – gera leads mais qualificados.

Redes sociais

estratégias de marketing digital redes sociais

Você tem uma conta no Facebook? Instagram? Twitter? LinkedIn? Querendo ou não, todo mundo tem pelo menos uma conta em alguma rede social. É difícil encontrar quem não tenha.

E da mesma forma que você está nesses canais, os seus clientes e potenciais clientes também estão!

Ou seja, as redes sociais, assim como o SEO e os anúncios, são excelentes meios para conseguir mais negócios para a sua empresa. Basta usá-las da maneira adequada.

E para isso, é de suma importância que você:

  • Mantenha uma frequência nas postagens;
  • Faça posts relevantes, de qualidade e que agreguem valor;
  • Gere enquetes, debates e outras formas de interação;
  • Comunique-se e responda os seus clientes;
  • Gere engajamento;
  • E impulsione os posts para aumentar o alcance deles.

Observação: você não precisa estar em todas as redes sociais. Estando em duas ou três e trabalhando nelas de acordo com o que falamos acima, já está de bom tamanho. 

Isso porque, não adianta estar em muitas redes sociais e não fazer um bom trabalho em nenhuma delas.

Portanto, avalie aquelas que o seu público-alvo está mais presente e invista nelas seguindo as boas práticas.

E-mail marketing

Outra estratégia bastante relevante que as empresas devem levar em consideração é o e-mail marketing

Isso porque, ele ajuda e muito a fortalecer a sua marca, a criar relacionamentos e a engajar/fidelizar clientes. Tudo de uma forma bastante personalizada e direta.

Além disso, o grande segredo aqui é ter uma base de e-mails bem segmentada. Dessa forma, as chances das ações darem certo são muito maiores.

Vídeo marketing

Você sabia que o YouTube é um dos mecanismos de busca mais utilizados do mundo atualmente? Ou seja, isso mostra o quão relevantes são os vídeos para os usuários na internet.

Por isso, investir em vídeo marketing é uma outra excelente estratégia de marketing digital para a sua empresa.

Muitas pessoas podem não querer ler um artigo extenso em um blog que fala sobre um assunto X, agora se tem um vídeo de 10-15 minutos que trata do mesmo tema, pode ter certeza que diversos usuários irão preferir assisti-lo para consumir a informação.

Isso porque, os vídeos, quando bem feitos, são didáticos, ilustrativos, tiram dúvidas e ajudam as pessoas de diversas maneiras.

De repente, o produto que você vende ou o serviço que oferece não é tão simples de ser entendido apenas com alguns textos e informações em seu site ou blog.

Agora, se você faz um vídeo mostrando na prática como funciona, quais são os benefícios e vantagens dele, não é muito melhor – ainda mais para aqueles que têm dúvidas ou precisam de ajuda?!

Além do mais, os vídeos podem (e devem) ser utilizados não só no YouTube, mas em redes sociais também, como Facebook, Instagram (stories e IGTV), Twitter, etc.

Todos esses canais ajudam a potencializar o alcance e o engajamento dos seus vídeos.

Marketing de conteúdo

Tudo na internet envolve conteúdo. Quando você publica um artigo no blog, quando envia um e-mail marketing, quando faz um post nas redes sociais, quando posta um vídeo no YouTube…

Ou seja, em qualquer canal que a sua empresa estiver na internet, o conteúdo precisa ser muito bem trabalhado.

E para isso é fundamental conhecer bem o seu público-alvo e claro, produzir conteúdos ricos, valiosos e que sejam realmente úteis para quem os lê ou assiste.

Só assim você conseguirá ter uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.

Viu só quais são as principais estratégias de marketing digital para investir?! Agora responda para a gente: a sua empresa já investe em uma ou mais dessas estratégias? Sim? Não? Queremos ouvir você!