5 passos para montar seu planejamento de marketing digital

29 de junho de 2016 Marketing Digital 3 Comentários

Como fazer um Planejamento de Marketing Digital?

Começar a pensar em um planejamento de marketing digital pode parecer difícil, mas não é impossível! Esse post tem o objetivo de te ajudar e dar uma base de como começar a pensar no seu marketing digital. É um guia com 5 passos iniciais para organizar todas aquelas ideias soltas que estão na sua cabeça e assim, colaborar com a comunicação e marketing da sua empresa.

1. Pesquisa 

Todo planejamento implica em realizar pesquisas com objetivo de conseguir informações prévias que norteiem o seu curso de ação, em se tratando de marketing digital, esta pesquisa está relacionada, por exemplo, em entender como as pessoas buscam pelo seu produto ou serviço no Google, isto lhe trará uma ideia de demanda de buscas na internet e insights para estratégia de marketing de conteúdo. Por exemplo, se você irá oferecer serviço de manutenção em carros Mercedes Benz, é importante entender quais os termos de pesquisa que estão relacionados à palavra-chave “oficina Mercedes Benz” de forma a entender se aquilo que será oferecido por você já existe uma demanda latente no buscador do Google. Dentre várias outras formas de iniciar um processo de pesquisa, a análise de palavras chave do Google acreditamos que seja a principal.

2. Definição de Objetivos

Onde você quer chegar com o seu marketing digital? Definir os objetivos ajudarão a mensurar os resultados lá na frente, afinal, quem sai “caminhando contra o vento. Sem lenço, sem documento” não conseguirá saber se os resultados foram satisfatórios. Todo empreendedor deve ter em mente os objetivos e caminhar com eles guardado no bolso, para consultar quando necessário e saber se está seguindo o caminho certo. Você pode ter como objetivo, o aumento de vendas, receita, número de contatos ou até mesmo um aumento na exposição do seu site, só não deixe de pensar em um objetivo. 😉

3. Investimento

“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.” Philip Kotler.

Pensar no valor do seu investimento inicial é essencial, muitos não se preocupam com isso e vão trabalhando de forma aleatória. NUNCA faça isso. Pense no valor que você pode utilizar no seu marketing digital, ao menos, durante os 3 primeiros meses, que são os meses iniciais e podem ocorrer muitos testes. Esse valor deve estar disponível, tanto para contratar uma agência e pagar os valores com anúncios. assim você saberá o valor de retorno que espera e cobrirá os gastos.

4. Identidade e Conteúdo

“Conheça seu produto por dentro e por fora antes de começar a trabalhar. E relacione esse conhecimento com as necessidades do consumidor.” Bill Bernbach

Você tem uma identidade visual? Como é o seu site? Qual o produto que melhor te representa? Qual o conteúdo que você pode compartilhar com seus consumidores? A partir de perguntas como essa, você precisa começar a desenhar sua empresa e como será sua imagem na internet, lembre-se que ela deve refletir seu negócio e oferecer uma boa experiência para os seus públicos. Baseado na pesquisa e nos seus objetivos, pense em como abordar seu cliente, para definir a melhor forma de vender seu produto e/ou serviço, dando forma para sua empresa no mundo digital.

5. Canais

Após os passos acima, chega o momento de analisar os melhores canais para começar seus anúncios. Baseado na sua pesquisa, objetivos e orçamento, você deve escolher os canais que trarão os resultados esperados. Fale com um profissional de marketing digital para alocar os seus recursos da melhor forma possível. Não queira abraçar o mundo de uma só vez! Se o valor do seu investimento é baixo, comece com o canal que melhor trará o resultado que você precisa a curto prazo. Por exemplo: o Google Adwords é uma das melhores formas para aumentar suas vendas, já o Facebook é muito bom para melhorar o seu relacionamento e marca. Após responder a pergunta sobre qual seu objetivo e verificar seu orçamento, você conseguirá alocar melhor seu investimento.

O Planejamento de Marketing digital não para por aí! Há a parte de execução e mensuração que farão voltar ao início deste post, não há receita de bolo ou uma automação sem preocupações. A preocupação que você deve ter é se estiver fazendo nada pelo marketing da sua empresa! Lembre-se: “Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença.” Winston Churchill

Nos vemos no próximo post! 😉