Todos os dias, inúmeras pessoas acessam a internet, seja para trabalhar, estudar, tirar uma dúvida, aprender algo, assistir videos, passar o tempo, etc.

Ou seja, a internet já faz parte do dia a dia de grande parte da população e cada vez mais as empresas (pequenas, médias e grandes) têm avaliado isso como uma grande oportunidade para conseguir mais clientes e negócios.

E dentre as diversas ações e estratégias que existem no mundo digital está o blog! Entenda-o melhor a seguir.

O blog para indústrias

O blog basicamente é um site que pode ser desenvolvido da sua maneira e que oferece ao público conteúdos por meio de textos, imagens, infográficos, GIFs e vídeos, sendo um ótimo meio para:

  • Alcançar pessoas e potenciais clientes;
  • Conseguir mais vendas;
  • Gerar valor;
  • Tornar-se referência no assunto (maior autoridade).

Contudo, é importante ressaltar que não é qualquer conteúdo que irá gerar estes e outros benefícios.

Para se ter um blog de qualidade, é preciso ter regularidade nas publicações (isto é, não publicar apenas uma vez ou outra), oferecer conteúdos relevantes, completos e que agreguem valor para quem os lê, ou seja, que tirem dúvidas e ajudem pessoas, e claro, que sejam otimizados para SEO.

Portanto, para que o investimento em um blog para indústrias seja algo realmente interessante, que faça sentido e que gere ótimos resultados para a empresa é fundamental levar em consideração estes pontos acima.

Agora que você está ciente do que precisa fazer para ter um blog de qualidade, confira a seguir os principais benefícios de se investir neste tipo de estratégia!

Gera autoridade para a marca

Um dos principais benefícios de se investir em um blog para indústrias, é que ele pode gerar autoridade para a marca.

Isso porque, por meio de conteúdos valiosos, a sua empresa estará mostrando ao público que entende do assunto, que sabe muito sobre ele e que tem autoridade para falar dele.

Dessa forma, as pessoas começaram a acompanhar o seu blog com mais frequência e passaram também a divulgá-lo para outras pessoas, pois agrega valor, fornece informações importantes e ajuda os usuários, gerando assim mais autoridade e credibilidade.

Aumenta a visibilidade da empresa

Se você possui um blog bem feito, rápido, estruturado e que disponibiliza conteúdos de qualidade para o público, com certeza cada vez mais pessoas irão acessá-lo, aumentando assim a sua visibilidade.

Por exemplo, se de cinco indústrias, a sua é a única que possui um blog, você já estará se destacando da concorrência, pois você não está apenas vendendo produtos ou serviços, mas também está gerando conteúdos e materiais de valor para o público-alvo.

Isso conta e muito na hora de uma decisão e também na hora de atrair novas pessoas, afinal, nem todo mundo está no momento de compra.

Às vezes um usuário só quer saber mais sobre um assunto ou tirar alguma dúvida, ou seja, ele não está pronto para comprar. Porém, futuramente, poderá estar. Então trabalhar e nutrir estes leads com o blog é uma estratégia extremamente importante.

Além disso, ter um blog com conteúdos que utilizam técnicas de SEO ajuda a sua empresa a aparecer no Google organicamente.

Afinal, quanto mais conteúdos relevantes forem publicados, mais páginas terão chances de aparecer no mecanismo de busca quando um usuário fizer uma pesquisa.

Educa o público

Relacionado ao tópico anterior, ao utilizar um blog para a sua indústria você também ajuda a educar o seu público, isto é, você passa a despertar o interesse nele em sua marca.

Por exemplo, se a sua indústria vende máquinas e equipamentos para outras empresas, você pode publicar um conteúdo dando dicas sobre “como realizar a manutenção de trocadores de calor” ou “5 erros que prejudicam o funcionamento de bombas hidráulicas e como evitá-los”.

Você vende bombas hidráulicas e trocadores de calor, mas neste momento você não precisa necessariamente já querer vender o seu produto, você apenas está querendo ajudar as pessoas para que realizem a manutenção do equipamento de maneira adequada e evitem erros comuns.

Você não precisa (e nem deve) utilizar o blog somente para ficar falando sobre seus produtos ou serviços. Claro, uma vez ou outra você pode citá-los, mas o principal objetivo de um blog é ajudar outras pessoas, informar, dar dicas e tirar dúvidas.

Gera mais vendas

Por fim, um outro benefício (e que para muitos donos de negócio é o principal), é que o blog também ajuda a conseguir mais vendas!

Por exemplo, se um usuário já acessou o seu blog, já leu alguns conteúdos e já foi ajudado por causa deles, com certeza ele lembrará da sua marca, porque ela agregou valor e de alguma forma ela foi útil.

Voltemos ao exemplo do trocador de calor. 

Se você já deu dicas de manutenção, boas práticas e cuidados necessários com o equipamento em seu blog, quando uma empresa precisar comprar um trocador novo ou contratar uma empresa para realizar algum tipo de vistoria ou manutenção, quem você acha que tem mais chances de ser chamada? A sua empresa ou a do concorrente?

Viu como o blog para indústrias vale a pena?!