O Que é CRM no Marketing Digital e Como Utilizar no Seu Negócio?

18 de novembro de 2019 Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

O CRM é uma ferramenta bastante utilizada em conjunto com as ações de marketing digital, que tem como função o gerenciamento da relação com os clientes. 

O grande objetivo é impulsionar a satisfação dos consumidores, incentivando a fidelização, por meio da automatização e organização de processos. O resultado é uma diminuição nos custos, ao mesmo tempo em que aumentam os lucros dos negócios.

Aos empreendedores, independentemente do segmento de atuação, é preciso compreender como investir na solução, que melhora o relacionamento com os clientes com economia de tempo e esforços.

O que é CRM?

O termo CRM refere-se à Customer Relationship Management, expressão que pode ser traduzida como “gestão do relacionamento com o cliente”. 

De uma maneira geral, os sistemas possuem diversos recursos que melhoram o contato entre consumidores e empreendimentos.

Por isso, o CRM tem uma influência direta nas ações de marketing, vendas, suporte, entre outros setores de uma empresa. Até porque, todos esses departamentos funcionam em função dos clientes.

Desse modo, o CRM possibilita um acompanhamento próximo e personalizado com cada consumidor, levando em conta todas as informações importantes nesse relacionamento. 

Conforme a empresa cresce e amplia a quantidade de contatos, o software facilita a gestão dos dados e informações, que pode ser feita de qualquer lugar por um dispositivo móvel.

De uma maneira geral, isso é feito com o cadastro dos clientes de uma loja que vende papel de parede tijolinho, ou outros tipos de produtos e serviços. O cadastro é realizado manualmente ou à partir de listas de contatos e é seguido pelo registro de informações.

Nesta segunda etapa, o sistema organiza os dados dos clientes (como histórico de compras e preferências, por exemplo) e os apresenta de uma maneira estratégica.

Vantagens de usar um CRM na empresa

O CRM funciona como um assistente no relacionamento com os clientes. As vantagens da adoção do sistema são, principalmente:

  • Centralização de informações, facilitando uma visão ampliada do negócio;
  • Incentivo à produtividade sustentável, mantida ao longo do tempo;
  • Controle de follow-ups, impulsionando as vendas ou contratações;
  • Incentivo ao planejamento estratégico de ações em marketing e vendas;
  • Acompanhamento do desempenho do negócio em tempo real;
  • Aumento das vendas e ticket médio, com melhorias no atendimento;
  • Melhoria no posicionamento e fortalecimento da marca.

Certamente, o uso do software é importante para que as empresas organizem os seus processos internos e é essa organização que facilita a otimização das tarefas e a melhora na qualidade de cada uma das atividades. 

Por isso, os resultados são tão favoráveis aos empreendimentos de diversos segmentos de atuação, como uma empresa de automação comercial.

Como usar um CRM?

Existem dois tipos de CRM, com capacidade para grandes ou pequenos negócios. Cada um tem características distintas, de acordo com as necessidades de cada tipo de empresa.

O sistema Enterprise está mais focado em personalizar atendimentos, o que é essencial para organizações de grandes proporções. Ele também permite recursos mais robustos para o acompanhamento das atividades.

Já as soluções de CRM para PME são indicadas para equipes menores e que precisam desenvolver mobilidade e agilidade no atendimento aos clientes. 

O investimento costuma ser menor, porque os softwares contam com opções de personalização mais simples, apesar de também terem funcionalidades completas para operações rotineiras.

Com relação às aplicações do CRM, ele pode ser utilizado de diversas maneiras. Por exemplo, no aluguel de impressoras, ou outros tipos de serviços, a ferramenta ajuda a:

  • Encantar o cliente, com rapidez e eficiência ao resolver problemas;
  • Realizar atendimentos mais completos e personalizados;
  • Produzir relatórios e métricas para facilitar análises de desempenho;
  • Armazenar informações sobre o comportamento dos clientes;
  • Facilitar a definição de estratégias mais assertivas;
  • Aumentar a satisfação e aproveitamento dos consumidores.

Para saber se o negócio precisa de um CRM, basta avaliar os resultados de vendas, a qualidade dos processos e o sucesso no relacionamento com os clientes. 

A necessidade de mais agilidade no dia a dia também pode indicar a relevância da ferramenta.

Com relação à escolha do software ideal, vai depender das necessidades de cada negócio. É recomendável atenção a alguns critérios, como orçamento e recursos indispensáveis, além da definição de como a ferramenta deve ser usada no dia a dia.

A escolha de softwares mais reconhecidos no mercado também pode ajudar a evitar erros, bem como o teste das opções antes da decisão final e contratação.

Ao final, recursos como a computação em nuvem, a automatização de tarefas cotidianas e a integração com diversos outros aplicativos e dispositivos permitem um atendimento mais completo e personalizado aos clientes, contribuindo para o crescimento dos negócios.