Alguns anos atrás, a ideia de inteligência artificial era exclusiva para filmes de ficção científica. Hoje em dia, ela se tornou muito comum e presente no dia a dia de muitas pessoas, como a Siri do iPhone ou a assistente virtual Alexa da Amazon, por exemplo.

E, conforme a tecnologia continua a avançar, a IA se tornará a escolha ideal para quase todos os setores de uma empresa, incluindo o marketing.

Inclusive, existem diversas soluções que a IA pode proporcionar para estratégias online, como na utilização de verificador de e-mail e a utilização de chatbot, que é uma das que mais tem chamado atenção.

Com os chatbots você poderá automatizar uma parte do processo de comunicação com o cliente sem a necessidade de sacrificar o atendimento e o suporte. De forma resumida, eles funcionam como ferramentas de bate-papo com tecnologia de IA e estão ocupando diversos lugares.

Logo, se você deseja permanecer competitivo e ter acesso aos benefícios dessa solução, é importante entender como os chatbots funcionam e como incorporá-los à sua estratégia de marketing digital. 

Mas o que realmente são chatbots? Como eles estão beneficiando o marketing digital? E como incorporá-los em sua estratégia?

Continue a leitura e confira tudo o que precisa saber sobre chatbot e como usá-lo no marketing digital!

Afinal, o que é chatbot?

A combinação de inteligência artificial e marketing digital está obtendo grandes resultados, mas o que realmente são os chatbots? Um chatbot é um software baseado em inteligência artificial que facilita as conversas com os consumidores. 

Você pode fazer a programação do chatbot com respostas para as perguntas frequentes, como por exemplo: Qual o prazo de entrega? Qual a política de devolução? Qual o valor do frete? 

Com isso, em vez de gastar tempo e energia para responder cada pergunta de seus clientes de forma individual, seus chatbots poderão intervir e fazer o trabalho por você. 

A melhor parte disso é que os chatbots vão se aperfeiçoando. Ou seja, quanto mais perguntas seus consumidores fizerem e quanto mais respostas forem programadas, melhor o software se tornará em respondê-las. 

Os chatbots podem ser utilizados em seu site, no portal de atendimento ao cliente e até mesmo nas redes sociais. Onde quer que o seu cliente interaja com sua empresa, você encontrará uma chance de inovar utilizando chatbot. 

Como os chatbots estão beneficiando o marketing digital

Agora que você já sabe o que são os chatbots, vamos falar sobre como eles estão beneficiando o marketing digital e como podem transformar sua empresa. 

Automatização do processo de marketing 

O marketing digital se tornou essencial para qualquer tipo de negócio. Porém, ele dá trabalho, já que é necessário dedicar tempo e esforços para que a estratégia realmente consiga obter bons resultados. 

Os chatbots funcionam como uma solução, já que eles oferecem a capacidade de tornar o marketing mais fácil e ágil, ao automatizar o início de processos – liberando seu tempo para trabalhar em outras atividades. 

Os chatbots são excelentes para gerenciar as etapas iniciais de processos de marketing digital, seja ao coletar detalhes de contato e informações para uma ligação, respondendo a dúvidas frequentes de clientes ou fornecendo orientações sobre problemas comuns de tecnologia. 

No entanto, não pense que os chatbots estão substituindo as pessoas. Na verdade, eles são uma forma de facilitar o engajamento humano. O trabalho de um chabot é lidar com a comunicação inicial e reunir as informações necessárias dos clientes.

Com isso, quando você ou sua equipe entrar em ação, já terão o que precisam para envolver os consumidores de uma forma significativa. 

Chatbot aumenta o volume de conversas de clientes

Conforme mencionado, um chatbot pode automatizar uma parte do processo de marketing. E com isso, você e sua equipe podem lidar com um volume maior de conversas de clientes e, como consequência, fechar mais vendas. 

Os chatbots permitem que você se conecte com mais clientes, inicie mais conversas e possuem um grau mais alto de personalização da abordagem de comunicação, o que proporciona bons resultados para o seu negócio. 

Chatbots conectam marketing e vendas

É comum que empresas encontrem problemas na integração das áreas de marketing e vendas; talvez a equipe de marketing não saiba o que a equipe de vendas precisa para obter sucesso ou a área de vendas não saiba como o funil de marketing está configurado. 

Os chatbots são uma excelente forma de preencher a lacuna entre as duas áreas. Isso porque os bots coletam informações, fazem a qualificação dos leads e preparam sua equipe de vendas para o sucesso. 

Com todos integrados a sua estratégia de chatbot, você poderá colocar os setores de marketing e vendas na mesma página e converter mais leads em clientes da sua marca. 

Como incorporar chatbot no marketing digital 

Não tem como negar, os chatbots estão proporcionando muitos benefícios para o marketing digital – mas como você pode incorporar essa solução de IA em sua própria estratégia de marketing?

Pensando nessa questão, aqui estão algumas formas de você utilizar os chatbots.

Coleta de informações iniciais de leads

Com um chatbot você pode coletar informações iniciais dos seus leads, como suas informações de contato, se ele já é um cliente e as áreas que ele precisa de suporte, por exemplo. 

Os chatbots são uma forma personalizada de reunir essas informações – em vez de formulários de contato, por exemplo – e são eficientes em termos de redução de tempo quando comparados a coleta de dados de forma manual. 

Respostas para perguntas frequentes

Não importa em qual tipo de segmento o seu negócio atua, sempre existe um conjunto de dúvidas frequentes que você recebe o tempo todo. Em vez de perder tempo para responder a essas perguntas sempre que forem feitas, deixe que o chatbot faça o seu trabalho. 

Com isso, todos os envolvidos saem ganhando, já que seus leads e clientes terão as respostas que procuram e você não precisará responder às mesmas dúvidas várias vezes durante o dia. 

Cumprimente seus clientes rapidamente no site

Quando um usuário acessa o site do seu negócio pela primeira vez ele precisa ter a melhor experiência possível. Se você tivesse uma empresa física, provavelmente teria um funcionário para cumprimentar todos os clientes quando entrassem pela porta. 

Porém, como estamos falando de marketing digital, os chatbots podem recriar essa experiência de forma online, enviando uma saudação personalizada a cada visitante do seu site. 

Conclusão sobre chatbot e marketing digital

Algum tempo atrás, os chatbots pareciam coisa do futuro, mas o futuro chegou. Agora que você já sabe o que é essa solução de inteligência artificial e como utilizá-la em sua estratégia de marketing digital, está pronto para implementar essa inovação em sua empresa. 

Esperamos ter te ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto e que em breve você esteja aproveitando todos os benefícios dos chatbots!