Por: Bruno Guerra

30 de março de 2020 Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

Você já utiliza o conteúdo interativo no seu site ou blog para engajar o público e coletar dados relevantes para a sua empresa? Se não, é importante começar o quanto antes, já que esse elemento vem ganhando destaque na internet!

A tecnologia trouxe uma série de facilidades para a rotina das pessoas.

Um acesso rápido às redes sociais e páginas diversas, por meio do smartphone, é um exemplo simples de como a internet está presente no dia a dia. 

Isso trouxe algumas necessidades para as empresas, e em especial para aquelas que utilizam o marketing digital para se promover no mundo virtual. Em meio a uma grande quantidade de concorrentes, é preciso se destacar para atrair o público. 

E os conteúdos interativos entraram nesse cenário de maneira importante!

Afinal, é possível apostar no uso de elementos que podem agradar os potenciais clientes de uma marca, fazendo com que eles se entretenham e queiram acompanhar as novidades mais de perto. 

Do mesmo modo que o uso de adesivos de parede corporativos pode deixar a sua empresa mais bonita e interessante, o uso de infográficos animados em seu site certamente fará com que a página chame a atenção dos leitores. 

Sendo assim, é fundamental que um negócio que deseja atingir um maior número de usuários na internet ofereça materiais de qualidade, e utilize os conteúdos interativos para enriquecer a experiência do cliente e fazer com que ele queira estar perto da marca.

Para entender mais sobre o que é o conteúdo interativo, como utilizá-lo e o poder que ele possui dentro do marketing digital, siga na leitura deste artigo. 

O que é conteúdo interativo?

Na corrida contra a concorrência, é preciso inovar e trazer elementos para se comunicar com o seu público, ganhando a preferência dele. No marketing digital não seria diferente.

Afinal, o conteúdo interativo permite que empresas dos mais diversos segmentos utilizem ferramentas virtuais para atrair os seus potenciais e atuais clientes, para despertar neles a admiração e o gosto por uma marca. 

Por isso, empresas que saem na frente e apostam em estratégias eficientes para conquistar o público-alvo do seu negócio, conquistam um número maior de novos pedidos e crescem de maneira interessante na internet. 

O conteúdo interativo é uma maneira bastante prática de fazer isso, já que ele desperta nas pessoas a vontade de participar e interagir mais de perto com a empresa. 

Sendo assim, é importante que se utilize alguns dos principais elementos do conteúdo interativo, sendo eles:

  • Infográficos animados;
  • Quizzes;
  • Calculadoras;
  • Pesquisa de opinião;
  • Vídeos;
  • Entre outros.

Infográficos animados

Nada como explicar sobre um assunto como a importância do corte a laser industrial para o seu público, utilizando elementos animados para facilitar a compreensão de dados e informações sobre o tema. 

Já que a internet permite esse contato mais dinâmico com as pessoas, apostar em infográficos animados pode ser uma boa alternativa para atrair a atenção dos usuários, levando conteúdos valiosos para o conhecimento do seu público. 

Utilizados em sua grande maioria dentro de sites e blogs, os infográficos animados podem ser também postados nos seus perfis nas redes sociais, trazendo uma apresentação diferenciada sobre os diversos conteúdos para os seguidores da página. 

Quizzes

Os quizzes ficaram famosos na internet justamente pela facilidade interativa que eles proporcionam. Os usuários podem responder um teste de personalidade rapidamente que, além de ser atrativo, faz com que as pessoas compartilhem o conteúdo entre si. 

Com objetivos de entretenimento ou de educação do público, o uso de uma linguagem leve é uma das características desse tipo de conteúdo interativo. 

Muitos quizzes acabam viralizando na internet, graças ao seu formato e poder de interação com os usuários de uma página. 

Eles ganharam grande destaque nas redes sociais, promovendo uma verdadeira onda de quizzes sobre os mais variados temas.

Calculadoras

As calculadoras também são um tipo de conteúdo interativo que, com a inserção de dados simples, permitem ao visitante de uma página fazer uma conta de modo simples, obtendo informações importantes. 

Uma empresa de confecção de cortinas, por exemplo, pode disponibilizar uma calculadora na sua página para que o cliente insira as medidas de um dos seus cômodos, como um modo de obter o tamanho ideal do produto que ele precisa para decorar as suas janelas. 

Outro exemplo são as calculadoras de gravidez ou de ovulação, disponibilizadas em sites de nichos femininos e maternos, ajudando a mulher a identificar seu período fértil ou a previsão de chegada de um novo membro da família. 

Pesquisa de opinião

Mesmo que algumas empresas ainda não utilizem esse tipo de conteúdo interativo, ele pode ser essencial por vários motivos. 

A pesquisa de opinião é uma maneira simples e dinâmica de entender se os seus clientes estão satisfeitos ou não com seus produtos ou serviços.

Além disso, você pode coletar dados interessantes que ajudam na elaboração de novos itens para o seu portfólio. 

A pesquisa de opinião não deixa de ser um tipo de conteúdo interativo que atrai as pessoas, justamente porque ele permite que sugestões ou reclamações possam trazer melhorias para uma empresa, e ajudar na adaptação de processos internos.

Por isso, essa é uma ferramenta poderosa do marketing digital, auxiliando na percepção que o cliente possui de uma marca. 

Ela pode ser inserida dentro de um site, mas também pode ser enviada por e-mail marketing, por exemplo.

Vídeos

Os vídeos são conteúdos interativos de longa data. Diversas empresas já utilizam esse formato para divulgar os seus serviços e promover os produtos, para atingir um maior número de pessoas. 

Com o crescimento do marketing digital, o ato de postar um vídeo na internet ganhou ainda mais importância.

Isso porque é possível promover conteúdo e interagir com as pessoas em diferentes canais de comunicação, como o seu próprio site, blogs e nas redes sociais.

Há também plataformas que foram desenvolvidas especialmente para vídeos, que comportam o recebimento de comentários dos espectadores, trazendo informações sobre a relevância que o conteúdo proporcionou para o público.

Sendo assim, o vídeo é um dos tipos de conteúdo interativo mais utilizados, e pode trazer bons resultados para a divulgação de uma empresa na internet.

Os impactos positivos do conteúdo interativo no marketing digital

Depois de conhecer um pouco mais sobre as opções de conteúdos interativos que podem ser aplicados na sua estratégia de marketing digital, é válido conhecer também os impactos positivos que ele traz para uma marca. 

Isso porque esse tipo de material é uma ferramenta poderosa para que o estabelecimento alcance o seu público, garantindo que ele interaja e, assim, conquiste o engajamento dessas pessoas. 

Impacto no reconhecimento de marca

O conteúdo interativo pode ter impacto no brand awareness, ou seja, no reconhecimento de uma marca dentro do mercado.

Isso porque ao desfrutar de um conteúdo atrativo, que gere entretenimento ou uma forma interessante de absorver um tipo de assunto, o usuário automaticamente identifica que a empresa se preocupa com o seu público. 

Por isso, a produção desse tipo de material é fundamental para que uma empresa conquiste espaço dentro do seu nicho e, assim, saia na frente das suas concorrentes. 

Impacto nas vendas

Os conteúdos interativos podem trazer impactos positivos para as vendas de uma empresa.

Isso porque os potenciais clientes podem ser alcançados de modo mais simples e atrativo, o que faz com que o estabelecimento ganhe relevância.

Dessa forma, as pessoas passam a se interessar mais pelo que o negócio oferece, sejam produtos ou serviços, optando pela compra ou contratação desses elementos. 

Com a facilidade que a internet traz para a vida das pessoas, é preciso recorrer às estratégias de marketing digital.

O conteúdo interativo é uma dessas possibilidades, o que faz com que as pessoas sejam impactadas pela sua marca. 

Por isso, ele não só beneficia uma marca em relação ao reconhecimento da sua autoridade no mercado, como também traz um aumento nas vendas, gerando maiores lucros para o negócio. 

Impacto no relacionamento com o público

Como é sabido, o relacionamento com o público é uma das principais preocupações de uma empresa.

Depois da divulgação de produtos e do fechamento de uma compra, é importante fidelizar o consumidor, para que a empresa seja uma preferência entre o seu público.

Os conteúdos interativos podem ajudar nesse ponto.

Afinal, é possível manter um contato mais próximo com essas pessoas periodicamente, seja pelo do envio de e-mail marketing ou pelas páginas das redes sociais. 

Por isso, é fundamental utilizar as ferramentas de diferentes plataformas para publicar quizzes, pesquisas de opinião, postar vídeos e utilizar infográficos animados, para que a interação do público com a marca seja frequente. 

Ao utilizar alguns dos principais tipos de conteúdos interativos, uma marca amplia a sua presença no mercado, potencializando os efeitos que o marketing digital pode trazer para o negócio e, assim, aumentando os seus resultados positivamente.