Por: Bruno Guerra

7 de maio de 2020 Marketing Digital, Mazag Nenhum Comentário

Cada vez mais, a sustentabilidade está ganhando peso e espaço entre as empresas. Afinal, é natural que o perfil e o hábito das organizações mudem quando o perfil e preferência dos clientes também se modificam.

A preocupação das pessoas em relação ao meio ambiente cresceu de maneira exponencial, especialmente devido aos últimos acontecimentos e desastres naturais.

Ou seja, a sustentabilidade já se tornou uma questão de prioridade para as empresas que pretendem se destacar diante do seu público.

E devido a isso, o marketing verde surgiu para aproveitar e destacar uma marca por meio das campanhas sustentáveis.

Sabe aquelas expressões vistas em propagandas como “100% natural” ou “não realizamos testes em animais”? Estes são exemplos de ações do marketing verde.

Empresas de todos os segmentos, como as que comercializam alimentos, cosméticos, e até as que atuam em áreas mais específicas, como uma empresa de tratamento de água, por exemplo, podem se aproveitar dessa nova tendência para se destacar!

Quer saber quais são as maiores vantagens e benefícios do marketing verde para a sua empresa? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Marketing verde: benefícios e vantagens

1- Expande seu público

Uma das maiores vantagens do marketing verde é que, por meio dele, é possível conseguir alcançar mais leads (potenciais clientes) interessados em seu segmento, porém, que possuem preferências sustentáveis.

De forma resumida, com a inclusão de estratégias de marketing verde, a tendência é que sua empresa consiga expandir a sua cartela de clientes.

Isso não significa que seus clientes que não possuem consciência ecológica vão deixar de comprar seus produtos ou serviços. Mas sim, se esse novo público estiver entre comprar com seu negócio e com outra organização, ele irá optar pela sua.

2- Aumenta as vendas

Como resultado do aumento do público, sua empresa também pode aumentar de maneira expressiva as vendas.

Além disso, essas campanhas de marketing verde podem ser versáteis, ou seja, é possível realizar implementações e mudanças tanto em seus processos operacionais, como também em hábitos sociais e institucionais.

Se sua empresa vende uniforme NR10, por exemplo, e não consegue implementar campanhas de maneiras diferentes, é possível mudar os próprios processos da linha de produção para ser mais sustentável e divulgar para seu público.

3- Aumenta o valor dos produtos e serviços

Outra vantagem das estratégias de marketing verde é que muitos leads e consumidores não se importam em pagar mais caro por um produto sustentável.

Para você ter ideia, a quantidade de pessoas que deixam de comprar produtos testados em animais, ou que não tiveram um processo de produção amigáveis ao meio ambiente cresce a cada dia mais.

Por isso, o marketing verde se mostra ainda mais fundamental às estratégias de uma organização.

Até mesmo fatores como a utilização de embalagens retornáveis ou recicláveis pode fazer com que o público enxergue a sua empresa de outra maneira.

Por essa razão, a tolerância sobre o preço de produtos e serviços sustentáveis também aumentou.

4- Promove diferenciais competitivos

Se você ainda acredita nos potenciais das estratégias de marketing verde, então saiba que a inclusão dessas ações também podem ser benéficas para que seu negócio se destaque da concorrência.

Ter diferenciais competitivos é essencial, ainda mais se a sua empresa atua em ambientes altamente competitivos, como a área de uniformes profissionais, entre outros.

Nessas situações, ter o máximo de diferenciais faz com que a organização consiga manter e também aumentar o seu faturamento, isto é, ganhar mais preferência com os clientes do ramo de atuação.

5- Contribui para a conservação do meio ambiente

Mais uma das vantagens mais importantes das estratégias de marketing verde é que as suas ações sempre têm a contribuir com a conservação do meio ambiente.

Práticas que conservam a natureza fazem com que o meio possa ser desfrutado por mais gerações de maneira sustentável.

Sendo assim, as práticas de marketing verde faz com que todo verde possa continuar, e as pessoas consigam desfrutar dos seus recursos naturais sem prejudicar com excesso esse meio.

6- Gera maior qualidade de vida

Por fim, o marketing verde também impacta diretamente na qualidade de vida de todo planeta.

A qualidade de vida se remete às boas condições que contribuem para o bem-estar e a saúde física e mental de uma pessoa.

Muitas empresas que atuam dentro do ramo alimentício, por exemplo, ao investir em campanhas de marketing verde, adicionam índices menores de açúcares, entre outros componentes agressivos ao corpo humano, fazendo com que o alimento seja mais saudável.

Já outras empresas preferem agir de maneira indireta, modificando os processos de produção dos seus produtos e serviços, ou até mesmo optando por outras fontes de energia. Mas no fim, todas as campanhas possuem o mesmo impacto sobre a vida das pessoas.

Agora que você já sabe sobre as maiores vantagens e benefícios do marketing verde, o que está esperando para adotar essa ideia sustentável e se destacar? Gostou do post? Deixe um comentário abaixo!